Da democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância no contexto nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tadeu,Bárbara
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722018000200007
Resumo: Através da análise crítica e reflexiva da obra Democracia e educação (Dewey, 2007), com peculiar atenção para a conceito de educação democrática, pretendemos refletir sobre as questões de democracia na educação da pequena infância, na atualidade, em Portugal. As principais questões abordadas incidem sobre as políticas educativas e as práticas de gestão em contexto de creche. Após a análise constatamos que é necessário reconhecer a educação dos zero aos três anos como primeira etapa de educação devendo esta ser entendida como base de sustentação para a aprendizagem ao longo da vida, sendo um fator decisivo de desenvolvimento de uma sociedade democrática.
id RCAP_c53b85a6472b403831bebadcc62eaaf2
oai_identifier_str oai:scielo:S2182-13722018000200007
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância no contexto nacionalEducação democráticaquestões de democracia na pequena infânciagestão democrática em crecheAtravés da análise crítica e reflexiva da obra Democracia e educação (Dewey, 2007), com peculiar atenção para a conceito de educação democrática, pretendemos refletir sobre as questões de democracia na educação da pequena infância, na atualidade, em Portugal. As principais questões abordadas incidem sobre as políticas educativas e as práticas de gestão em contexto de creche. Após a análise constatamos que é necessário reconhecer a educação dos zero aos três anos como primeira etapa de educação devendo esta ser entendida como base de sustentação para a aprendizagem ao longo da vida, sendo um fator decisivo de desenvolvimento de uma sociedade democrática.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação2018-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722018000200007Da Investigação às Práticas v.8 n.2 2018reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722018000200007Tadeu,Bárbarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:26:20Zoai:scielo:S2182-13722018000200007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:31:29.215313Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância no contexto nacional
title Da democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância no contexto nacional
spellingShingle Da democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância no contexto nacional
Tadeu,Bárbara
Educação democrática
questões de democracia na pequena infância
gestão democrática em creche
title_short Da democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância no contexto nacional
title_full Da democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância no contexto nacional
title_fullStr Da democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância no contexto nacional
title_full_unstemmed Da democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância no contexto nacional
title_sort Da democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância no contexto nacional
author Tadeu,Bárbara
author_facet Tadeu,Bárbara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tadeu,Bárbara
dc.subject.por.fl_str_mv Educação democrática
questões de democracia na pequena infância
gestão democrática em creche
topic Educação democrática
questões de democracia na pequena infância
gestão democrática em creche
description Através da análise crítica e reflexiva da obra Democracia e educação (Dewey, 2007), com peculiar atenção para a conceito de educação democrática, pretendemos refletir sobre as questões de democracia na educação da pequena infância, na atualidade, em Portugal. As principais questões abordadas incidem sobre as políticas educativas e as práticas de gestão em contexto de creche. Após a análise constatamos que é necessário reconhecer a educação dos zero aos três anos como primeira etapa de educação devendo esta ser entendida como base de sustentação para a aprendizagem ao longo da vida, sendo um fator decisivo de desenvolvimento de uma sociedade democrática.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722018000200007
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722018000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722018000200007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas v.8 n.2 2018
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137376399785984