Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Comparação, Perceções e Práticas Educativas Inclusivas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2471 |
Resumo: | O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e tenciona abordar as diferentes perceções dos educadores de infância e professores na inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Como tal, tornou-se necessária a definição de objetivos fundamentais para este relatório. O primeiro objetivo tem como intencionalidade a identificação das perceções dos educadores de infância e professores relativamente às práticas educativas inclusivas. Posteriormente, segue-se a clarificação do processo de inclusão destes dois contextos, através das perceções dos profissionais envolvidos. Para finalizar, será imprescindível a comparação das perceções dos educadores de infância e professores do 1º Ciclo. Esta comparação é tão ou mais importante por se tratar de uma profissionalização num perfil misto. Neste relatório de estágio, com uma metodologia de carácter misto, cujos instrumentos incidiram na observação indireta através do inquérito por questionário e na observação direta pela prática supervisionada na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo serão identificadas e percecionadas as ideias dos educadores de infância e professores do 1º Ciclo, relativamente à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais |
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Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Comparação, Perceções e Práticas Educativas InclusivasEducação pré-escolarEnsino básico (1º Ciclo)Educação EspecialEducação inclusivaO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e tenciona abordar as diferentes perceções dos educadores de infância e professores na inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Como tal, tornou-se necessária a definição de objetivos fundamentais para este relatório. O primeiro objetivo tem como intencionalidade a identificação das perceções dos educadores de infância e professores relativamente às práticas educativas inclusivas. Posteriormente, segue-se a clarificação do processo de inclusão destes dois contextos, através das perceções dos profissionais envolvidos. Para finalizar, será imprescindível a comparação das perceções dos educadores de infância e professores do 1º Ciclo. Esta comparação é tão ou mais importante por se tratar de uma profissionalização num perfil misto. Neste relatório de estágio, com uma metodologia de carácter misto, cujos instrumentos incidiram na observação indireta através do inquérito por questionário e na observação direta pela prática supervisionada na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo serão identificadas e percecionadas as ideias dos educadores de infância e professores do 1º Ciclo, relativamente à inclusão de crianças com necessidades educativas especiaisThe present report was developed under the Master's Degree in Pre-primary Education and 1st Cycle of Basic Education and intends to approach the different perceptions of early childhood educators and teachers in the inclusion of children with Special Educational Needs (SEN). As such, it became necessary to set key objectives for this report. The first objective is to identify the perceptions of educators and teachers regarding inclusive educational practices. Subsequently, the process of inclusion of these two contexts is clarified through the perceptions of the professionals involved. To conclude, it will be essential to compare the perceptions of the educators of childhood and teachers of the 1st Cycle. This comparison is more or more important because it is a professionalization in a mixed profile. In this internship report, with a methodology of mixed character, whose instruments focused on indirect observation through the questionnaire survey and direct observation by the supervised practice in Pre-primary Education and 1st Cycle Teaching will be identified and perceived the ideas of the educators of childhood And teachers of the 1st Cycle, regarding the inclusion of children with special educational needs2017-09-01T14:47:29Z2017-07-14T00:00:00Z2017-07-142017-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2471TID:201722690porSilva, Joana Filipa Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:06Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2471Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:16.058742Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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