A exploração didática da canção na aula de língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Marina Alexandra Moreira da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9068
Resumo: O presente relatório assente na prática de ensino supervisionada levada a cabo no âmbito da realização do Mestrado em Ensino de Inglês e Francês/Espanhol no Ensino Básico pretende reconhecer em que medida “A Exploração didática da Canção na aula de Língua Estrangeira”, pode contribuir para a aprendizagem da língua e da cultura na aula de Língua Estrangeira (LE), prática essa assente no desenvolvimento de um ensino motivador, na fundamentação teórica que realizei e na análise dos Programas e Orientações Curriculares de Inglês e Espanhol para o Ensino Básico emanados pelo Ministério da Educação e da Ciência e do Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas (QECR). Deste modo, os objetivos deste relatório são analisar a pertinência da exploração didática da canção subordinada e adaptada aos mais variados temas na aula de LE, promovendo o desenvolvimento dos domínios de referência estabelecidos nas metas curriculares (Compreensão Oral, Leitura, Interação Oral, Produção Oral, Escrita, Domínio Sociocultural e Gramática) simultaneamente. Sendo as canções um material autêntico e flexível, onde se trabalham exemplos reais da língua, ainda mais, se partirmos de uma perspetiva que tende a reforçar o vínculo entre língua e cultura, pode ser um enorme potencial didático. Assim, aprender uma língua recorrendo à canção como ferramenta didática no processo de ensino/aprendizagem de uma LE, quer seja para comunicar, quer seja para expressar emoções ou sentimentos ou mesmo para atuar em diferentes contextos socioculturais, promove aprendizagens motivadoras e enriquecedoras.
id RCAP_c669e199e2188fd861630c251c227c23
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9068
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A exploração didática da canção na aula de língua estrangeiraAprendizagemLíngua estrangeiraExploração didática da cançãoInterculturalidadeLearningForeign LanguageDidactic exploration of the songInterculturalismDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório assente na prática de ensino supervisionada levada a cabo no âmbito da realização do Mestrado em Ensino de Inglês e Francês/Espanhol no Ensino Básico pretende reconhecer em que medida “A Exploração didática da Canção na aula de Língua Estrangeira”, pode contribuir para a aprendizagem da língua e da cultura na aula de Língua Estrangeira (LE), prática essa assente no desenvolvimento de um ensino motivador, na fundamentação teórica que realizei e na análise dos Programas e Orientações Curriculares de Inglês e Espanhol para o Ensino Básico emanados pelo Ministério da Educação e da Ciência e do Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas (QECR). Deste modo, os objetivos deste relatório são analisar a pertinência da exploração didática da canção subordinada e adaptada aos mais variados temas na aula de LE, promovendo o desenvolvimento dos domínios de referência estabelecidos nas metas curriculares (Compreensão Oral, Leitura, Interação Oral, Produção Oral, Escrita, Domínio Sociocultural e Gramática) simultaneamente. Sendo as canções um material autêntico e flexível, onde se trabalham exemplos reais da língua, ainda mais, se partirmos de uma perspetiva que tende a reforçar o vínculo entre língua e cultura, pode ser um enorme potencial didático. Assim, aprender uma língua recorrendo à canção como ferramenta didática no processo de ensino/aprendizagem de uma LE, quer seja para comunicar, quer seja para expressar emoções ou sentimentos ou mesmo para atuar em diferentes contextos socioculturais, promove aprendizagens motivadoras e enriquecedoras.This report based on supervised teaching practice carried out in the context of the accomplishment of the Master in Teaching English and French / Spanish for Basic Education aims to recognize the extent of "The didactic Exploration of the Song in foreign language class", can contribute for learning language and culture in Foreign Language (FL) class, a practice based on the development of a motivating teaching, the theoretical foundation that I made and the analysis of the Curricular Programs and Guidelines on English and Spanish for Basic Education issued by the Ministry of Education and Science and the Common European Framework of Reference for Languages (CEFR). Thus, the objectives of this report are to analyze the relevance of didactic exploitation of the song subordinated and adapted to the wide range of topics in FL class, promoting the development of referenced areas set out in the curriculum goals (Listening, Reading, Spoken Interaction, Spoken Production, Writing, Social and Cultural Domain and Grammar) at the same time. Being the songs an authentic and flexible material, which works real examples of the language, even more if we start from a perspective that tends to reinforce the language and culture, it can be a huge didactic prospective. Thus, learning a language using the song as a tool in teaching / learning a foreign language, whether to communicate, whether to express emotions or feelings or even to work in different sociocultural contexts, promotes motivating and enriching learning.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCanha, Manuel Bernardo QueirozRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCunha, Marina Alexandra Moreira da2016-12-30T13:23:59Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9068TID:201516365porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:28Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9068Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:43.075907Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A exploração didática da canção na aula de língua estrangeira
title A exploração didática da canção na aula de língua estrangeira
spellingShingle A exploração didática da canção na aula de língua estrangeira
Cunha, Marina Alexandra Moreira da
Aprendizagem
Língua estrangeira
Exploração didática da canção
Interculturalidade
Learning
Foreign Language
Didactic exploration of the song
Interculturalism
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A exploração didática da canção na aula de língua estrangeira
title_full A exploração didática da canção na aula de língua estrangeira
title_fullStr A exploração didática da canção na aula de língua estrangeira
title_full_unstemmed A exploração didática da canção na aula de língua estrangeira
title_sort A exploração didática da canção na aula de língua estrangeira
author Cunha, Marina Alexandra Moreira da
author_facet Cunha, Marina Alexandra Moreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Canha, Manuel Bernardo Queiroz
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Marina Alexandra Moreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Língua estrangeira
Exploração didática da canção
Interculturalidade
Learning
Foreign Language
Didactic exploration of the song
Interculturalism
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem
Língua estrangeira
Exploração didática da canção
Interculturalidade
Learning
Foreign Language
Didactic exploration of the song
Interculturalism
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório assente na prática de ensino supervisionada levada a cabo no âmbito da realização do Mestrado em Ensino de Inglês e Francês/Espanhol no Ensino Básico pretende reconhecer em que medida “A Exploração didática da Canção na aula de Língua Estrangeira”, pode contribuir para a aprendizagem da língua e da cultura na aula de Língua Estrangeira (LE), prática essa assente no desenvolvimento de um ensino motivador, na fundamentação teórica que realizei e na análise dos Programas e Orientações Curriculares de Inglês e Espanhol para o Ensino Básico emanados pelo Ministério da Educação e da Ciência e do Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas (QECR). Deste modo, os objetivos deste relatório são analisar a pertinência da exploração didática da canção subordinada e adaptada aos mais variados temas na aula de LE, promovendo o desenvolvimento dos domínios de referência estabelecidos nas metas curriculares (Compreensão Oral, Leitura, Interação Oral, Produção Oral, Escrita, Domínio Sociocultural e Gramática) simultaneamente. Sendo as canções um material autêntico e flexível, onde se trabalham exemplos reais da língua, ainda mais, se partirmos de uma perspetiva que tende a reforçar o vínculo entre língua e cultura, pode ser um enorme potencial didático. Assim, aprender uma língua recorrendo à canção como ferramenta didática no processo de ensino/aprendizagem de uma LE, quer seja para comunicar, quer seja para expressar emoções ou sentimentos ou mesmo para atuar em diferentes contextos socioculturais, promove aprendizagens motivadoras e enriquecedoras.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-12-30T13:23:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/9068
TID:201516365
url http://hdl.handle.net/10400.22/9068
identifier_str_mv TID:201516365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131392792068096