Simulação Numérica de um Veículo Aéreo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Luís Guilherme Monteiro Mouquinho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/8319
Resumo: Tendo como intuito responder a problemas de mobilidade, nomeadamente aqueles que se relacionam com o transporte de mercadorias em meio urbano, nasceu em 2014, na cidade da Covilhã, na região da Beira Interior, em Portugal, o projeto UrbLog que viria a evoluir para um Sistema de Transporte Aéreo Multifuncional sujeito a pedido de patente nacional e internacional. Os dirigíveis foram amplamente utilizados entre 1920 e 1930, tendo cessado essa utilização generalizada, após o desastre de ”Hindenburg”, a 6 de maio de 1937. Nos últimos anos, ressurgiu o interesse por este tipo de veículos, nomeadamente com o caso do P-791 da ”Lockheed Martin” ou o ”Hybrid Air Vehicles” (HAV) 304 ”Airlander”, a nível industrial. Estes dois projetos representam os chamados veículos dirigíveis híbridos, que obtêm a sua sustentação a partir do movimento do corpo pelo vento relativo, conjugado com a sustentação estática providenciada pelo hélio e ainda a sustentação direta obtida pelos rotores. Com o aumento exponencial da capacidade de processamento dos computadores, nomeadamente os pessoais, começou a ser possível simular diversos tipos de escoamento, inclusivamente escoamentos impossíveis de obter em túnel de vento. Este trabalho tem como objetivo obter as curvas de coeficiente de sustentação, de resistência aerodinâmica e de momento de arfagem para um veículo aéreo dirigível. É realizada uma revisão de literatura acerca da configuração de veículos dirigíveis, a fonte de todas as forças aerodinâmicas assim como as curvas típicas de cada um dos coeficientes avaliados. É também abordada a metodologia utilizada num estudo de Dinâmica de Fluidos Computacional, assim como os modelos de turbulência utilizados. No caso de estudo é referido o modo de implementação de uma estação de trabalho do zero, as definições aplicadas durante o processo de geração de malha e o modo como foram processadas as simulações em ”cluster”. [...]
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