O estudo das funções no 7.º ano : conceito e representações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/10925 |
Resumo: | Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Matemática, Universidade de Lisboa, 2014 |
id |
RCAP_c6ebb09bc749d308e598d4fe3c85dbbd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/10925 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O estudo das funções no 7.º ano : conceito e representaçõesFunções (Matemática)Representação gráficaAprendizagem da matemáticaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2014Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Matemática, Universidade de Lisboa, 2014Neste relatório, apresento um estudo desenvolvido no âmbito da lecionação da unidade Funções, numa turma do 7.º ano. O estudo incide na forma como estes alunos compreendem a noção de função e as suas diferentes representações. Mais concretamente, procuro responder às questões: Como se caracteriza a noção de função evidenciada pelos alunos na unidade didática das Funções? Que flexibilidade demonstram os alunos na conversão de diferentes representações (verbal, gráfica, tabular e algébrica) de uma função? O estudo segue uma abordagem qualitativa baseando-se na observação com registo áudio/vídeo, recolha documental das produções escritas dos alunos e realização de uma entrevista. Embora todos os alunos tenham sido participantes, a análise de dados baseou-se essencialmente em três pares de alunos. A análise das produções escritas dos alunos permitiu-me concluir que estes demostraram inicialmente problemas na apreensão e na compreensão do conceito de função, nomeadamente na identificação das variáveis dependente e independente e, por vezes, confundindo o conceito de função com o de função injetiva. No entanto, a maioria dos alunos mostra ter superado as suas dificuldades ao longo da unidade, demonstrando compreender a noção de função independentemente da representação usada. Os alunos mostraram relativa facilidade na conversão de uma representação da função na representação tabular embora utilizem estratégias diferentes. Relativamente à conversão de uma representação na representação algébrica, mostraram bastantes dificuldades, estando os casos de sucesso associados à atribuição de significado às variáveis. No que concerne à conversão da representação de uma função na representação gráfica, os alunos não demonstraram grandes dificuldades embora os seus gráficos apresentem, com frequência, falta de rigor. A maioria recorreu à representação tabular como passo intermédio e de apoio na representação gráfica. De uma forma global, parece que o trabalho com sequências foi favorável à construção do conceito de função ainda que persistam algumas dificuldades que evidenciam a necessidade de mais tempo para trabalhar em torno deste conceito.In this report, I present a study carried out while teaching a curricular unit on Functions at St Cecilia’s Music Academy (Academia de Música de Santa Cecília) to Year 7 students. The objective of the study is to examine the way in which students understand functions and its different representations. In particular, I seek to address the following questions: How do we characterise the concept of function as revealed by the students in this unit on Functions? How flexible are the students at converting different representations (verbal, graphical, tabular, and algebraic) of a function? This study adopts a qualitative research approach based on audio and video recording, written output from students and one interview. Although all students participated in this study, the data analysis focused mainly on three pairs of students. The analysis of the student written output allowed me to conclude that some students experience initial difficulty in grasping and assimilating the concept of function, namely regarding the identification of dependent and independent variables and are, at times, unclear about the concept of function and the injective function. Nevertheless, the majority of the students surpassed their difficulties throughout the teaching of the unit, showcasing their understanding of the concept of function regardless of representation. The students revealed ease in converting a function representation in a tabular representation albeit relying on different strategies. Regarding the conversion of a representation in an algebraic representation, students showed significant difficulty, with success cases associated to the attribution of meaning to the variables. With respect to the conversion of a function representation in graphical representation, the students did not reveal significant difficulty, although their graphical representations frequently lacked rigour. The majority of students relied on tabular representation as an intermediate step towards graphical representation. Globally, the work conducted with sequences was favourable to the construction of the concept of function although some difficulties persist which highlight the need for additional time dedication in developing this concept.Oliveira, Hélia Margarida Aparício Pintão de, 1965-Nápoles, Susana Metelo de, 1949-Repositório da Universidade de LisboaPelicano, Annabela Afonso, 1981-2014-04-11T12:19:28Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10925TID:201432943porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:56:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10925Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:45.719161Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O estudo das funções no 7.º ano : conceito e representações |
title |
O estudo das funções no 7.º ano : conceito e representações |
spellingShingle |
O estudo das funções no 7.º ano : conceito e representações Pelicano, Annabela Afonso, 1981- Funções (Matemática) Representação gráfica Aprendizagem da matemática Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014 |
title_short |
O estudo das funções no 7.º ano : conceito e representações |
title_full |
O estudo das funções no 7.º ano : conceito e representações |
title_fullStr |
O estudo das funções no 7.º ano : conceito e representações |
title_full_unstemmed |
O estudo das funções no 7.º ano : conceito e representações |
title_sort |
O estudo das funções no 7.º ano : conceito e representações |
author |
Pelicano, Annabela Afonso, 1981- |
author_facet |
Pelicano, Annabela Afonso, 1981- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Hélia Margarida Aparício Pintão de, 1965- Nápoles, Susana Metelo de, 1949- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pelicano, Annabela Afonso, 1981- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Funções (Matemática) Representação gráfica Aprendizagem da matemática Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014 |
topic |
Funções (Matemática) Representação gráfica Aprendizagem da matemática Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2014 |
description |
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Matemática, Universidade de Lisboa, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-11T12:19:28Z 2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/10925 TID:201432943 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/10925 |
identifier_str_mv |
TID:201432943 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134243626942464 |