Do sonhar ao acontecer…
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/18273 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio está inserido no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada que se integra no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento apresenta como um dos requisitos formais para a obtenção do grau de mestre sendo que, é presenteado a ação desenvolvida e respetiva análise e reflexão sobre a ação, sustentada por pressupostos teóricos e legais. Este relatório é estruturado através de quatro capítulos. No capítulo I estão refletidas as mudanças que surgiram na escola, confrontando a escola do passado com a escola do hoje. Consequentemente, é necessário refletir na construção de um professor no século XXI assim como, o seu duplo perfil visto que, o mestrado detém de dois níveis de ensino. A Prática de Ensino Supervisionada foi desenvolvida em diversas fases, tais como: observação, planificação, cooperação e reflexão nas quais se apresentam ao longo deste relatório. Desta forma, surge o Capítulo II onde são apresentadas as características inerentes aos contextos de estágio de 1.º CEB e 2.º CEB onde foi realizada a intervenção educativa. Seguidamente, no Capítulo III destacam-se algumas das ações educativas desenvolvidas. No Capítulo IV retrata-se a proposta de um projeto de intervenção educativa que se fixa na importância do Estudo do Meio no 1.º CEB, na utilização de diversas fontes históricas com a intenção de compreender o passado, o presente e perspetivar o futuro. Ainda é exposto possíveis diálogos entre a Prática Educativa Supervisionada com o projeto idealizado. Este relatório, termina, assim, com uma reflexão final, intitulada de “Sonho Realizado”, sobre o percurso ao longo da prática. |
id |
RCAP_c6edbab27f959dbf27d304dbc5011d13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18273 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Do sonhar ao acontecer…Prática de ensino supervisionadaEstudo do Meio no 1.º CEBFontes históricasReflexãoSupervised teaching practiceStudy of the environment at the 1st CEBHistorical SourcesReflectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio está inserido no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada que se integra no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento apresenta como um dos requisitos formais para a obtenção do grau de mestre sendo que, é presenteado a ação desenvolvida e respetiva análise e reflexão sobre a ação, sustentada por pressupostos teóricos e legais. Este relatório é estruturado através de quatro capítulos. No capítulo I estão refletidas as mudanças que surgiram na escola, confrontando a escola do passado com a escola do hoje. Consequentemente, é necessário refletir na construção de um professor no século XXI assim como, o seu duplo perfil visto que, o mestrado detém de dois níveis de ensino. A Prática de Ensino Supervisionada foi desenvolvida em diversas fases, tais como: observação, planificação, cooperação e reflexão nas quais se apresentam ao longo deste relatório. Desta forma, surge o Capítulo II onde são apresentadas as características inerentes aos contextos de estágio de 1.º CEB e 2.º CEB onde foi realizada a intervenção educativa. Seguidamente, no Capítulo III destacam-se algumas das ações educativas desenvolvidas. No Capítulo IV retrata-se a proposta de um projeto de intervenção educativa que se fixa na importância do Estudo do Meio no 1.º CEB, na utilização de diversas fontes históricas com a intenção de compreender o passado, o presente e perspetivar o futuro. Ainda é exposto possíveis diálogos entre a Prática Educativa Supervisionada com o projeto idealizado. Este relatório, termina, assim, com uma reflexão final, intitulada de “Sonho Realizado”, sobre o percurso ao longo da prática.This Report is part of the Supervised Teaching Practice Course that is part of the study plan for the Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. This document presents as one of the formal requirements for obtaining a master's degree, being presented the action developed and the respective analysis and reflection on the action, supported by theoretical and legal assumptions. This report is structured through four chapters. In chapter I reflects the changes that have arisen in the school, comparing the school of the past with the school of today. Consequently, it is necessary to reflect on the construction of a teacher in the 21st century as well as, his double profile since, the master holds two levels of education. The Supervised Teaching Practice was developed in several phases, such as: observation, planning, cooperation, and reflection in which they are presented throughout this report. In this way, Chapter II emerges where the characteristics inherent to the contexts of the 1st CEB and 2nd CEB internship where the educational intervention was carried out are presented. Then, in Chapter III, some of the educational actions developed are highlighted. Chapter IV portrays the proposal for an educational intervention project that focuses on the importance of the Study of the Environment in the 1st CEB, using different historical sources with the intention of understanding the past, the present and looking into the future. Possible dialogues are still exposed between the Supervised Educational Practice with the idealized project. This report ends, therefore, with a final reflection, entitled “Dream Done”, on journey through practice.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLopes, Joana Dias2021-08-31T14:09:09Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18273TID:202767825porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-25T01:46:24Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18273Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:56.595026Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do sonhar ao acontecer… |
title |
Do sonhar ao acontecer… |
spellingShingle |
Do sonhar ao acontecer… Lopes, Joana Dias Prática de ensino supervisionada Estudo do Meio no 1.º CEB Fontes históricas Reflexão Supervised teaching practice Study of the environment at the 1st CEB Historical Sources Reflection Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Do sonhar ao acontecer… |
title_full |
Do sonhar ao acontecer… |
title_fullStr |
Do sonhar ao acontecer… |
title_full_unstemmed |
Do sonhar ao acontecer… |
title_sort |
Do sonhar ao acontecer… |
author |
Lopes, Joana Dias |
author_facet |
Lopes, Joana Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sá, Susana Marques de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Joana Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada Estudo do Meio no 1.º CEB Fontes históricas Reflexão Supervised teaching practice Study of the environment at the 1st CEB Historical Sources Reflection Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática de ensino supervisionada Estudo do Meio no 1.º CEB Fontes históricas Reflexão Supervised teaching practice Study of the environment at the 1st CEB Historical Sources Reflection Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente Relatório de Estágio está inserido no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada que se integra no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento apresenta como um dos requisitos formais para a obtenção do grau de mestre sendo que, é presenteado a ação desenvolvida e respetiva análise e reflexão sobre a ação, sustentada por pressupostos teóricos e legais. Este relatório é estruturado através de quatro capítulos. No capítulo I estão refletidas as mudanças que surgiram na escola, confrontando a escola do passado com a escola do hoje. Consequentemente, é necessário refletir na construção de um professor no século XXI assim como, o seu duplo perfil visto que, o mestrado detém de dois níveis de ensino. A Prática de Ensino Supervisionada foi desenvolvida em diversas fases, tais como: observação, planificação, cooperação e reflexão nas quais se apresentam ao longo deste relatório. Desta forma, surge o Capítulo II onde são apresentadas as características inerentes aos contextos de estágio de 1.º CEB e 2.º CEB onde foi realizada a intervenção educativa. Seguidamente, no Capítulo III destacam-se algumas das ações educativas desenvolvidas. No Capítulo IV retrata-se a proposta de um projeto de intervenção educativa que se fixa na importância do Estudo do Meio no 1.º CEB, na utilização de diversas fontes históricas com a intenção de compreender o passado, o presente e perspetivar o futuro. Ainda é exposto possíveis diálogos entre a Prática Educativa Supervisionada com o projeto idealizado. Este relatório, termina, assim, com uma reflexão final, intitulada de “Sonho Realizado”, sobre o percurso ao longo da prática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-31T14:09:09Z 2021 2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/18273 TID:202767825 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/18273 |
identifier_str_mv |
TID:202767825 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131469096943616 |