Projeto em Alenquer: reabilitar o lugar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serpa, Flávio André de Garcia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/17600
Resumo: Este trabalho foca-se na compreensão dos projetos de arquitetura por parte de pessoas que não estão familiarizadas com os métodos tradicionais de representação da arquitetura, nomeadamente desenhos técnicos, maquetas e imagens renderizadas por computador (renders). O objetivo principal do estudo é avaliar o nível de compreensão de um projeto por parte de um cliente quando confrontado com estes métodos tradicionais e comparando-o com um outro método que está a imergir, nomeadamente a Realidade Virtual Imersiva. Para se conseguirem tirar conclusões foram realizadas duas experiências com projetos e clientes reais. Para isso este trabalho contou com a parceria do atelier João Monteiro Arquitetos, da ADENE e do atelier Conceito arquitetos. Nas experiências realizadas apresentou-se um projeto de arquitetura através de dois métodos diferentes: i) método tradicional (plantas, cortes, alçados, renders e maquetas), ii) realidade virtual imersiva com um Head Mounted Display (Oculus Rift). Este teste foi repetido para dois projetos diferentes , cada um com um grupo de participantes diferente, sendo um dos grupos um casal que estava a ver o projeto da sua futura habitação e o outro um grupo de pessoas que estavam a ver um centro expositivo. Os participantes responderam a questionários ao longo da experiência de modo a aferir o nível de compreensão do projeto à medida que eram confrontados com diferentes modos de representação. Os resultados obtidos permitiram responder a perguntas colocadas durante o trabalho relativas à compreensão de projetos de arquitetura. Estes resultados confirmaram a hipótese levantada de que as pessoas não familiarizadas com a representação de arquitetura têm uma melhor e mais correta perceção do projeto quando o visualizam através da realidade virtual imersiva do que quando visualizam desenhos técnicos, renders e maquetas.
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