A avaliação da criança em creche: as narrativas de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Diana Rafaela Simões
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/29045
Resumo: Quando se aborda o processo de avaliação, a tónica assenta, na maioria das vezes, nas aprendizagens alcançadas pela criança. Contudo, a aprendizagem em si, não é o mais importante no processo de avaliação, sendo por isso, necessário, repensar este processo. Para combater a ideia de que avaliar é um conjunto de check-lists ou ideias pré-definidas, surgiu a necessidade de aprofundar conhecimentos nesta área, o que originou o presente trabalho. O estudo apresentado foi realizado ao longo da prática educativa em contexto de estágio de creche, durante o percurso em Mestrado de Educação Pré-Escolar. Este teve como objetivo, demonstrar uma forma de se efetivar a avaliação em creche, recorrendo a um instrumento de avaliação dinâmico, que permite a partilha de informação de todos os intervenientes que constam no processo de avaliação (crianças, educadora, pais). Com o intuito de encontrar respostas de acordo com o objetivo proposto, a educadora cooperante foi auscultada acerca das suas conceções relativamente à sua prática avaliativa e também sobre o instrumento de avaliação utilizado no estudo, as Narrativas de aprendizagem. Foram elaboradas oito narrativas de aprendizagem com base na observação das crianças feita pela educadora estagiária. A utilização das narrativas de aprendizagem permite que o educador estabeleça vínculos com as crianças e com as famílias, levando à consciencialização do processo de aprendizagem por parte de ambas, à consideração da opinião das famílias neste processo e à motivação das crianças num novo desafio. Assim, foi possível concluir que, através deste instrumento, a avaliação é um processo fulcral para o bem-estar da criança, uma vez que facilita a reflexão das práticas usadas pela educadora e, se necessário, que a mesma reajuste ou adote novas práticas.
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