O Que é um Problema Matemático?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piedade, Beatriz
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Reis, Susana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.18796
Resumo: A resolução de problemas no ensino da matemática assume-se como uma capacidade transversal essencial para o desenvolvimento de ideias matemáticas por parte dos alunos, colocando-os a pensar e a desenvolver o seu raciocínio matemático. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo apresentar as conceções de problema matemático de quatro alunos do 4.º ano de escolaridade, antes e após a implementação de uma sequência didática baseada na formulação de problemas. Tendo presente este objetivo, optou-se por uma metodologia qualitativa, através do estudo de caso, recorrendo-se a um questionário como instrumento de recolha de dados. Os resultados sugerem que, inicialmente, os alunos definiram problema matemático como sendo um enunciado cuja resolução implica o recurso a cálculos matemáticos, que tenham uma pergunta e que não tenham mais do que uma solução ou solução nenhuma. Esta realidade parece sugerir que estes alunos estão mais familiarizados com um tipo de problema matemático - os problemas de cálculo - em detrimento de outro tipo de problemas que desenvolvem importantes capacidades matemáticas. Contudo, a implementação da sequência didática baseada na formulação de problemas, parece ter influenciado as conceções de problema matemático dos alunos, uma vez que os alunos passaram a dar mais relevância à existência de um contexto no enunciado e ao facto dos problemas terem de ser desafiantes, destacando-se a importância da formulação de problemas nas práticas em sala de aula, com vista ao desenvolvimento de capacidades matemáticas por parte dos alunos.
id RCAP_c71f0c2e46e1b50ad8dea3dffb54c247
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18796
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Que é um Problema Matemático?ArtigosA resolução de problemas no ensino da matemática assume-se como uma capacidade transversal essencial para o desenvolvimento de ideias matemáticas por parte dos alunos, colocando-os a pensar e a desenvolver o seu raciocínio matemático. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo apresentar as conceções de problema matemático de quatro alunos do 4.º ano de escolaridade, antes e após a implementação de uma sequência didática baseada na formulação de problemas. Tendo presente este objetivo, optou-se por uma metodologia qualitativa, através do estudo de caso, recorrendo-se a um questionário como instrumento de recolha de dados. Os resultados sugerem que, inicialmente, os alunos definiram problema matemático como sendo um enunciado cuja resolução implica o recurso a cálculos matemáticos, que tenham uma pergunta e que não tenham mais do que uma solução ou solução nenhuma. Esta realidade parece sugerir que estes alunos estão mais familiarizados com um tipo de problema matemático - os problemas de cálculo - em detrimento de outro tipo de problemas que desenvolvem importantes capacidades matemáticas. Contudo, a implementação da sequência didática baseada na formulação de problemas, parece ter influenciado as conceções de problema matemático dos alunos, uma vez que os alunos passaram a dar mais relevância à existência de um contexto no enunciado e ao facto dos problemas terem de ser desafiantes, destacando-se a importância da formulação de problemas nas práticas em sala de aula, com vista ao desenvolvimento de capacidades matemáticas por parte dos alunos.Problem solving in mathematics teaching is assumed to be an essential cross-sectional ability for students to develop mathematical ideas, making them think and develop their mathematical reasoning. In this context, this article aims to present the conception of mathematical problem for four students of the 4th grade of primary school, before and after a pedagogical proposal based on problem posing. Bearing this objective in mind, we opted for a qualitative methodology through the case study, using a questionnaire as a data collection instrument. The results suggest, initially, that students define mathematical problem as a statement whose resolution implies the use of mathematical calculations, that have a question and have no more than one solution or no solution. This seems to suggest that these students are more familiar with one type of mathematical problem – calculus problems – than another type of problems that develops important mathematical skills. However, the implementation of the didactic sequence in the formulation of problems, seems to have influenced the conceptions of the mathematical problem of the students, since the students began to give more relevance to the existence of a context in the utterance and the fact that it has to be challenging, highlighting the importance of formulating problems in classroom practices to develop mathematical capacities.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.18796por1646-2335Piedade, BeatrizReis, Susanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:46Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18796Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:59.212764Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Que é um Problema Matemático?
title O Que é um Problema Matemático?
spellingShingle O Que é um Problema Matemático?
Piedade, Beatriz
Artigos
title_short O Que é um Problema Matemático?
title_full O Que é um Problema Matemático?
title_fullStr O Que é um Problema Matemático?
title_full_unstemmed O Que é um Problema Matemático?
title_sort O Que é um Problema Matemático?
author Piedade, Beatriz
author_facet Piedade, Beatriz
Reis, Susana
author_role author
author2 Reis, Susana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piedade, Beatriz
Reis, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description A resolução de problemas no ensino da matemática assume-se como uma capacidade transversal essencial para o desenvolvimento de ideias matemáticas por parte dos alunos, colocando-os a pensar e a desenvolver o seu raciocínio matemático. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo apresentar as conceções de problema matemático de quatro alunos do 4.º ano de escolaridade, antes e após a implementação de uma sequência didática baseada na formulação de problemas. Tendo presente este objetivo, optou-se por uma metodologia qualitativa, através do estudo de caso, recorrendo-se a um questionário como instrumento de recolha de dados. Os resultados sugerem que, inicialmente, os alunos definiram problema matemático como sendo um enunciado cuja resolução implica o recurso a cálculos matemáticos, que tenham uma pergunta e que não tenham mais do que uma solução ou solução nenhuma. Esta realidade parece sugerir que estes alunos estão mais familiarizados com um tipo de problema matemático - os problemas de cálculo - em detrimento de outro tipo de problemas que desenvolvem importantes capacidades matemáticas. Contudo, a implementação da sequência didática baseada na formulação de problemas, parece ter influenciado as conceções de problema matemático dos alunos, uma vez que os alunos passaram a dar mais relevância à existência de um contexto no enunciado e ao facto dos problemas terem de ser desafiantes, destacando-se a importância da formulação de problemas nas práticas em sala de aula, com vista ao desenvolvimento de capacidades matemáticas por parte dos alunos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.18796
url https://doi.org/10.25755/int.18796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130950764855296