Impacto de práticas de avaliação formativa na qualidade do sucesso dos alunos de matemática A no ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, João Álvaro Cunha das
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34567
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo a criação e implementação de uma sequência didática assente nos princípios da avaliação pedagógica. Na conceção e elaboração desta sequência didática, foi dado um enfoque particular à avaliação pedagógica, uma vez que ela está no cerne da conceptualização deste trabalho de investigação-ação. A sequência didática, ao ter de ser concretizada no contexto escolar, numa sala de aula em interação com os alunos, não pode deixar de ter em conta um domínio do currículo. O tema escolhido foi Funções Reais de Variável Real, lecionado no 12.º ano de escolaridade, abordando o conceito de limite de uma função e suas aplicações, nomeadamente: continuidade; Teorema de Bolzano-Cauchy e assíntotas ao gráfico de uma função. Foram selecionadas várias técnicas de recolha de informação com finalidade formativa para elevar o rendimento dos alunos, com base na ideia de que estes aprendem mais quando compreendem os objetivos pretendidos para a sua aprendizagem, onde estão em relação a esses objetivos e como podem alcançá-los. As técnicas: Questão-aula com feedback descritivo, Código de correção, Pausa de 3 minutos/Ponto mais importante e Plano Individual de Trabalho, permitiram, quer ao professor quer aos alunos, aumentar a qualidade de feedback no que diz respeito ao ensino e à aprendizagem. No capítulo VI desta dissertação apresenta-se uma reflexão do impacto da avaliação, tendo em conta a perspetiva do professor e dos alunos. Foram analisadas as técnicas de recolha de informação utilizadas nas dimensões formativa e sumativa da avaliação, bem como as técnicas de feedback implementadas em cada uma dessas duas dimensões, refletindo sobre a sua eficácia, aferida pelo impacto das mesmas nas aprendizagens dos alunos, mas também, a montante, na motivação e empenho dos mesmos e no seu contributo para a autorregulação dos alunos, concretizando os objetivos da avaliação como aprendizagem. Este trabalho foi aplicado e concretizado na Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, em três turmas do 12º ano do curso Cientifico-Humanísticos: duas de Ciências e Tecnologias e numa turma de Ciências Socioeconómicas. Toda a atividade foi desenvolvida durante o 1º semestre do ano letivo de 2021/22 em contexto de pandemia COVID 19 com as restrições definidas pela DGS. O principal propósito desta dissertação é pensar, refletir e melhorar as minhas práticas pedagógicas de ensino e de avaliação para que os meus alunos aprendam mais e melhor.
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Foram selecionadas várias técnicas de recolha de informação com finalidade formativa para elevar o rendimento dos alunos, com base na ideia de que estes aprendem mais quando compreendem os objetivos pretendidos para a sua aprendizagem, onde estão em relação a esses objetivos e como podem alcançá-los. As técnicas: Questão-aula com feedback descritivo, Código de correção, Pausa de 3 minutos/Ponto mais importante e Plano Individual de Trabalho, permitiram, quer ao professor quer aos alunos, aumentar a qualidade de feedback no que diz respeito ao ensino e à aprendizagem. No capítulo VI desta dissertação apresenta-se uma reflexão do impacto da avaliação, tendo em conta a perspetiva do professor e dos alunos. Foram analisadas as técnicas de recolha de informação utilizadas nas dimensões formativa e sumativa da avaliação, bem como as técnicas de feedback implementadas em cada uma dessas duas dimensões, refletindo sobre a sua eficácia, aferida pelo impacto das mesmas nas aprendizagens dos alunos, mas também, a montante, na motivação e empenho dos mesmos e no seu contributo para a autorregulação dos alunos, concretizando os objetivos da avaliação como aprendizagem. Este trabalho foi aplicado e concretizado na Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, em três turmas do 12º ano do curso Cientifico-Humanísticos: duas de Ciências e Tecnologias e numa turma de Ciências Socioeconómicas. Toda a atividade foi desenvolvida durante o 1º semestre do ano letivo de 2021/22 em contexto de pandemia COVID 19 com as restrições definidas pela DGS. O principal propósito desta dissertação é pensar, refletir e melhorar as minhas práticas pedagógicas de ensino e de avaliação para que os meus alunos aprendam mais e melhor.This dissertation aims to create and implement a didactic sequence based on the principles of pedagogical assessment. In the design and elaboration of this didactic sequence, a particular focus was given to pedagogical assessment since it is the conceptualization core of this research-action work. The implementation of a didactic sequence in a classroom environment and in interaction with students has to be in accordance to a domain of the school curriculum. The domain chosen was real functions of one real variable, which is lectured on the 12ᵗʰ grade of secondary school. The specific topic was the concept of limit of a function and its applications, namely: continuity; Bolzano-Cauchy’s theorem and asymptotes of a function. Several techniques for collecting information were selected for training purposes to increase students' performance, based on the idea that they learn more when they understand the learning objectives, where they are regarding these objectives and how to achieve them. The techniques used were the question-lesson with descriptive feedback, the correction code, the 3-minutes break/Most important point and the Individual Work Plan. These four techniques allowed both, the teacher, and the students, to increase the quality of feedback regarding teaching and learning. Chapter VI of this dissertation presents a reflection on the impact of assessment, from the student's and from the teacher's perspective. In this chapter we analyze the information collection techniques used in the formative and summative dimensions of assessment, as well as the feedback techniques implemented in each of these two dimensions, reflecting on their effectiveness, gauged by their impact on students' learning and in their motivation and commitment. The contribution of these techniques to students' self-regulation, achieving the objectives of assessment as learning is also discussed here. This work was applied and developed at the Jerónimo Emiliano de Andrade Secondary School, in three 12ᵗʰ grade classes of the Scientific-Humanistic course: two of Science and Technologies and one of Socio-Economic Sciences. The entire activity was carried out during the 1st semester of the 2021/22 school year in the context of the COVID 19 pandemic with the restrictions defined by the portuguese Health General Direction. The main purpose of this dissertation is to think, reflect and improve my pedagogical teaching and assessment practices so that my students learn more and better.2022-09-08T11:08:34Z2022-07-22T00:00:00Z2022-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34567porNeves, João Álvaro Cunha dasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:06:54Zoai:ria.ua.pt:10773/34567Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:54.309109Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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