Software multissensorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Carla Gameiro Ferreira da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12580
Resumo: A autonomia pessoal e social do indivíduo engloba diversas áreas, nas quais se inclui o reconhecimento e utilização de palavras imbuídas de utilidade e funcionalidade para as vivências diárias. Nesta era, quase obrigatoriamente, tem que se incluir na autonomia do indivíduo, o mínimo conhecimento e domínio das tecnologias de informação e comunicação. A utilização deste segundo domínio para promover a aquisição do primeiro traduzir-se-á em progressos efectivos para o indivíduo, sobretudo, nas situações em que este apresenta graves limitações na actividade e restrições na participação, decorrentes de alterações funcionais e/ou estruturais. Com este projecto de investigação intenta-se verificar se a utilização do programa GRID2 contribui para a aquisição da leitura, apesar de, a sua funcionalidade não ter sido pensada para esse fim e a sua utilidade ser mais abrangente. Deste modo, pretende-se compreender se este tipo de recurso (software multissensorial) se torna numa mais-valia perante a situação de aquisição da leitura, por parte de uma aluna com Trissomia 21, com onze anos de idade que, até ao início deste projecto, ainda não conseguiu aprender a ler, apesar de, a leitura ter sido sempre uma competência presente no currículo específico individual. Foram implementadas sessões de trabalho semanais com a utilização deste recurso, especificamente do teclado Escrita com Símbolos, durante cerca de sete meses e avaliada a evolução da aluna ao nível do número de palavras que esta lia. Como principais instrumentos de recolha de informação foram utilizadas checklist para avaliar a evolução mensal da aluna e grelhas semanais de planificação de aula, descrição e reflexão. Foram também realizadas entrevistas semi-estruturadas à docente titular da turma e consultados documentos do processo individual da aluna. Após análise dos dados recolhidos, concluiu-se que a evolução da aluna foi bastante positiva.
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