Que estrutura organizacional nas bibliotecas universitárias?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargues, Maria Margarida
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Calixto, José António, Dionísio, Andreia
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/8934
Resumo: Esta comunicação trata os temas que envolvem a estrutura organizacional das bibliotecas universitárias, tomando como ponto de partida um apontamento sobre as questões teóricas relacionadas com os modelos de estruturas organizacionais. O ambiente externo com todas as suas transformações, reflete-se no modo como as bibliotecas universitárias estão organizadas e gerem os seus serviços, desde as questões económicas e tecnológicas, ao meio universitário que tem exigências próprias às quais é necessário dar resposta. No seio da própria biblioteca: há que ultrapassar as resistências que possam existir para implementar planos de mudança; a liderança deve mobilizar os funcionários; deve-se ter em atenção os meios escolhidos para comunicar com os funcionários e com a comunidade académica, porque tudo contribui para o sucesso. Algumas bibliotecas universitárias, planearam e implementaram processos de mudança das suas estruturas organizacionais e a sua experiência serve de alerta para situações semelhantes. É dada uma especial atenção ao caso da Biblioteca da Universidade do Arizona por ser vista como um exemplo para as outras bibliotecas. A realidade portuguesa quanto a este tema é pouco conhecida por isso pouco representada nesta comunicação.
id RCAP_c7fd1fdc877857005fcb45769b7571a5
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/8934
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Que estrutura organizacional nas bibliotecas universitárias?Bibliotecas universitáriasEstrutura organizacionalMudança organizacionalLiderançaEsta comunicação trata os temas que envolvem a estrutura organizacional das bibliotecas universitárias, tomando como ponto de partida um apontamento sobre as questões teóricas relacionadas com os modelos de estruturas organizacionais. O ambiente externo com todas as suas transformações, reflete-se no modo como as bibliotecas universitárias estão organizadas e gerem os seus serviços, desde as questões económicas e tecnológicas, ao meio universitário que tem exigências próprias às quais é necessário dar resposta. No seio da própria biblioteca: há que ultrapassar as resistências que possam existir para implementar planos de mudança; a liderança deve mobilizar os funcionários; deve-se ter em atenção os meios escolhidos para comunicar com os funcionários e com a comunidade académica, porque tudo contribui para o sucesso. Algumas bibliotecas universitárias, planearam e implementaram processos de mudança das suas estruturas organizacionais e a sua experiência serve de alerta para situações semelhantes. É dada uma especial atenção ao caso da Biblioteca da Universidade do Arizona por ser vista como um exemplo para as outras bibliotecas. A realidade portuguesa quanto a este tema é pouco conhecida por isso pouco representada nesta comunicação.Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas2013-10-30T10:24:06Z2013-10-302012-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/8934http://hdl.handle.net/10174/8934porVARGUES, M. M.; Calixto,J. A.; Dionísio, A. (2012) Que estrutura organizacional nas bibliotecas universitárias? [Em linha] In: Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, 11, Lisboa, 2012- Integração, acesso e valor social: actas. Lisboa: Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. ISBN 978-972-9067-39-6.http://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/issue/view/10simnaonaomvargues@uevora.ptjacalixto2000@gmail.comandreia@uevora.pt720Vargues, Maria MargaridaCalixto, José AntónioDionísio, Andreiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:50:30Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8934Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:07.821755Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Que estrutura organizacional nas bibliotecas universitárias?
title Que estrutura organizacional nas bibliotecas universitárias?
spellingShingle Que estrutura organizacional nas bibliotecas universitárias?
Vargues, Maria Margarida
Bibliotecas universitárias
Estrutura organizacional
Mudança organizacional
Liderança
title_short Que estrutura organizacional nas bibliotecas universitárias?
title_full Que estrutura organizacional nas bibliotecas universitárias?
title_fullStr Que estrutura organizacional nas bibliotecas universitárias?
title_full_unstemmed Que estrutura organizacional nas bibliotecas universitárias?
title_sort Que estrutura organizacional nas bibliotecas universitárias?
author Vargues, Maria Margarida
author_facet Vargues, Maria Margarida
Calixto, José António
Dionísio, Andreia
author_role author
author2 Calixto, José António
Dionísio, Andreia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargues, Maria Margarida
Calixto, José António
Dionísio, Andreia
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas universitárias
Estrutura organizacional
Mudança organizacional
Liderança
topic Bibliotecas universitárias
Estrutura organizacional
Mudança organizacional
Liderança
description Esta comunicação trata os temas que envolvem a estrutura organizacional das bibliotecas universitárias, tomando como ponto de partida um apontamento sobre as questões teóricas relacionadas com os modelos de estruturas organizacionais. O ambiente externo com todas as suas transformações, reflete-se no modo como as bibliotecas universitárias estão organizadas e gerem os seus serviços, desde as questões económicas e tecnológicas, ao meio universitário que tem exigências próprias às quais é necessário dar resposta. No seio da própria biblioteca: há que ultrapassar as resistências que possam existir para implementar planos de mudança; a liderança deve mobilizar os funcionários; deve-se ter em atenção os meios escolhidos para comunicar com os funcionários e com a comunidade académica, porque tudo contribui para o sucesso. Algumas bibliotecas universitárias, planearam e implementaram processos de mudança das suas estruturas organizacionais e a sua experiência serve de alerta para situações semelhantes. É dada uma especial atenção ao caso da Biblioteca da Universidade do Arizona por ser vista como um exemplo para as outras bibliotecas. A realidade portuguesa quanto a este tema é pouco conhecida por isso pouco representada nesta comunicação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-01T00:00:00Z
2013-10-30T10:24:06Z
2013-10-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/8934
http://hdl.handle.net/10174/8934
url http://hdl.handle.net/10174/8934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv VARGUES, M. M.; Calixto,J. A.; Dionísio, A. (2012) Que estrutura organizacional nas bibliotecas universitárias? [Em linha] In: Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, 11, Lisboa, 2012- Integração, acesso e valor social: actas. Lisboa: Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. ISBN 978-972-9067-39-6.
http://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/issue/view/10
sim
nao
nao
mvargues@uevora.pt
jacalixto2000@gmail.com
andreia@uevora.pt
720
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136514935881728