O uso da Imagem em contexto de sala de aula: Aplicação didática no âmbito do tema "A dinâmica de uma Bacia Hidrográfica"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, César José da Cruz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/82684
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_c82dbf24247e67b8ccf76155f5f4082a
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/82684
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso da Imagem em contexto de sala de aula: Aplicação didática no âmbito do tema "A dinâmica de uma Bacia Hidrográfica"The use of the image in the classroom within the theme: "The Dynamics of a Hydrographic Basin"Bacia HidrográficaCheiaImagemInundaçãoRio MondegoHidrographic BasinFloodimageinundationMondego riverRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasO presente trabalho sintetiza o culminar do estágio supervisionado, inserido no Mestrado em Ensino de Geografia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, realizado no Colégio São Teotónio em Coimbra, no ano letivo 2017/2018. Para além da descrição das atividades e estratégias pedagógicas desenvolvidas ao longo do ano letivo, enquanto professor estagiário de Geografia, será dado particular ênfase ao aprofundamento de um tema científico transposto para contexto de sala de aula. Assim, com recurso ao uso de imagens, recolhidas pelos discentes, foi delineada uma estratégia de ensino/aprendizagem para exploração da temática “A Dinâmica de uma Bacia Hidrográfica – Prevenção de cheias”O relatório encontra-se, assim, estruturado em quatro capítulos. O primeiro reflete o trabalho desenvolvido durante o estágio supervisionado. No segundo e terceiro capítulos faz-se a contextualização e aprofundamento científico dos conceitos, “causas” “consequências” e “medidas de prevenção" associados à dinâmica de uma bacia hidrográfica, e em particular às cheias e inundações, valorizando-se como estudo de caso a bacia do Mondego e, em particular, as cheias de 2000/2001 que afetaram vastas áreas da respetiva planície aluvial, assim como a área urbana de Coimbra. No último capítulo, com o recurso a fotografias selecionadas pelos alunos, dinamizou-se o processo de ensino/aprendizagem, focando-se nas “causas”, “consequências” e “medidas de prevenção” em caso de cheia e/ou inundação.Com a implementação desta estratégia didática, e pudemos verificar, através dos resultados obtidos antes e depois da sua lecionação, um melhor domínio dos conteúdos por parte dos alunos.The present work summarizes the culmination of a supervised internship, integrated in the Master’s Degree of Geography Education in the 3rd cycle of Basic and Secondary Education, performed at the Colégio São Teotónio in Coimbra during the school year 2017/2018. Beyond the description of the activities and pedagogic strategies developed throughout the school year as a trainee Geography teacher, it will be given particular emphasis to the deepening of a scientific theme transposed to a class room context. Additionally, the use of images gathered by students, led to the outline of a teaching/learning strategy for the exploration of the theme “Dynamics of a Hydrographic Basin – flood prevention”.The report is structured in four chapters. The first reflects the work developed during the supervised internship. The second and third chapters hold a contextualization and scientific deepening of concepts, causes and consequences, and prevention measures associated to the dynamics of hydrographic basins, particularly when related to floods and inundations. The Mondego basin was a valued case study, especially when considering the floods of 2000/2001 which affected vast areas of the basin’s alluvial plain as well as the urban area of Coimbra. In the last chapter, with resorting to photographs selected by the students, the process of teaching/learning was dynamized while focusing in the “causes”, “consequences” and “prevention measures” in case of flood and/or inundation. The implementation of this didactic strategy allowed to verify, through the obtained results prior to and after its teaching, an improved mastery of the contents by the students.2018-10-092024-10-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/82684http://hdl.handle.net/10316/82684TID:202044378porMonteiro, César José da Cruzinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T10:48:47Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/82684Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:04:34.935380Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso da Imagem em contexto de sala de aula: Aplicação didática no âmbito do tema "A dinâmica de uma Bacia Hidrográfica"
The use of the image in the classroom within the theme: "The Dynamics of a Hydrographic Basin"
title O uso da Imagem em contexto de sala de aula: Aplicação didática no âmbito do tema "A dinâmica de uma Bacia Hidrográfica"
spellingShingle O uso da Imagem em contexto de sala de aula: Aplicação didática no âmbito do tema "A dinâmica de uma Bacia Hidrográfica"
Monteiro, César José da Cruz
Bacia Hidrográfica
Cheia
Imagem
Inundação
Rio Mondego
Hidrographic Basin
Flood
image
inundation
Mondego river
title_short O uso da Imagem em contexto de sala de aula: Aplicação didática no âmbito do tema "A dinâmica de uma Bacia Hidrográfica"
title_full O uso da Imagem em contexto de sala de aula: Aplicação didática no âmbito do tema "A dinâmica de uma Bacia Hidrográfica"
title_fullStr O uso da Imagem em contexto de sala de aula: Aplicação didática no âmbito do tema "A dinâmica de uma Bacia Hidrográfica"
title_full_unstemmed O uso da Imagem em contexto de sala de aula: Aplicação didática no âmbito do tema "A dinâmica de uma Bacia Hidrográfica"
title_sort O uso da Imagem em contexto de sala de aula: Aplicação didática no âmbito do tema "A dinâmica de uma Bacia Hidrográfica"
author Monteiro, César José da Cruz
author_facet Monteiro, César José da Cruz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, César José da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Bacia Hidrográfica
Cheia
Imagem
Inundação
Rio Mondego
Hidrographic Basin
Flood
image
inundation
Mondego river
topic Bacia Hidrográfica
Cheia
Imagem
Inundação
Rio Mondego
Hidrographic Basin
Flood
image
inundation
Mondego river
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-09
2024-10-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/82684
http://hdl.handle.net/10316/82684
TID:202044378
url http://hdl.handle.net/10316/82684
identifier_str_mv TID:202044378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133937741594624