Liderança em equipas comerciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/34708 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo procurar formas de liderança eficazes e produtivas, que são uma necessidade crescente e fundamental na gestão organizacional no presente. A gestão de pessoas sempre foi um tema que desafiou diversos autores a investigar ao longo dos séculos, na tentativa de responder de uma forma concreta às aptidões que um líder deve englobar. Efetuou-se uma revisão da literatura do tema liderança bem como a caraterização do líder. Face à evolução tecnológica e à rápida transferência de informação no mercado, as trocas comerciais tornaram-se globais, forçando as organizações a adaptarem-se às novas circunstâncias desta internacionalização, assumindo a liderança e a gestão um lugar de relevo com uma atenção redobrada por parte destas. A reorganização interna dos diversos departamentos é realizada com especial atenção pelo departamento de marketing, onde a adaptação às novas tecnologias, a formação e ajuste das equipas à nova realizade tornouse fundamental para estas se manterem competitivas. A realização de um questionário com inquiridos em contacto direto com o mercado, permitiu testar e retirar conclusões sobre o efeito dos diversos tipos de liderança estudados, a influência que os líderes têm nos resultados das equipas comerciais e qual o impacto que estas podem ter na estratégia da organização. Foi também investigado a relação do fator idade, género e escolaridade com o tipo de liderança mais influente. Este estudo possibilitou retirar como principais conclusões que qualquer tipo de liderança pode ser eficaz, que existem certas características na liderança que conseguem tirar melhor partido dos liderados e que o líder atualmente desempenha um papel fundamental na concretização dos objetivos da organização. |
id |
RCAP_c84a0fa3d8d101be5559e9a8dd782e2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/34708 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Liderança em equipas comerciaisLiderançaLíderEquipasFocoMarketingMotivaçãoAdaptaçãoEsta dissertação tem como objetivo procurar formas de liderança eficazes e produtivas, que são uma necessidade crescente e fundamental na gestão organizacional no presente. A gestão de pessoas sempre foi um tema que desafiou diversos autores a investigar ao longo dos séculos, na tentativa de responder de uma forma concreta às aptidões que um líder deve englobar. Efetuou-se uma revisão da literatura do tema liderança bem como a caraterização do líder. Face à evolução tecnológica e à rápida transferência de informação no mercado, as trocas comerciais tornaram-se globais, forçando as organizações a adaptarem-se às novas circunstâncias desta internacionalização, assumindo a liderança e a gestão um lugar de relevo com uma atenção redobrada por parte destas. A reorganização interna dos diversos departamentos é realizada com especial atenção pelo departamento de marketing, onde a adaptação às novas tecnologias, a formação e ajuste das equipas à nova realizade tornouse fundamental para estas se manterem competitivas. A realização de um questionário com inquiridos em contacto direto com o mercado, permitiu testar e retirar conclusões sobre o efeito dos diversos tipos de liderança estudados, a influência que os líderes têm nos resultados das equipas comerciais e qual o impacto que estas podem ter na estratégia da organização. Foi também investigado a relação do fator idade, género e escolaridade com o tipo de liderança mais influente. Este estudo possibilitou retirar como principais conclusões que qualquer tipo de liderança pode ser eficaz, que existem certas características na liderança que conseguem tirar melhor partido dos liderados e que o líder atualmente desempenha um papel fundamental na concretização dos objetivos da organização.Carvalho, Wander Manuel Gaspar Brás deViseu, Clara Margarida PiscoRepositório ComumOliveira, Francisco José Loureiro de2021-01-14T16:21:27Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/34708202578895porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:16Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/34708Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:01.960335Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Liderança em equipas comerciais |
title |
Liderança em equipas comerciais |
spellingShingle |
Liderança em equipas comerciais Oliveira, Francisco José Loureiro de Liderança Líder Equipas Foco Marketing Motivação Adaptação |
title_short |
Liderança em equipas comerciais |
title_full |
Liderança em equipas comerciais |
title_fullStr |
Liderança em equipas comerciais |
title_full_unstemmed |
Liderança em equipas comerciais |
title_sort |
Liderança em equipas comerciais |
author |
Oliveira, Francisco José Loureiro de |
author_facet |
Oliveira, Francisco José Loureiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Wander Manuel Gaspar Brás de Viseu, Clara Margarida Pisco Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Francisco José Loureiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Liderança Líder Equipas Foco Marketing Motivação Adaptação |
topic |
Liderança Líder Equipas Foco Marketing Motivação Adaptação |
description |
Esta dissertação tem como objetivo procurar formas de liderança eficazes e produtivas, que são uma necessidade crescente e fundamental na gestão organizacional no presente. A gestão de pessoas sempre foi um tema que desafiou diversos autores a investigar ao longo dos séculos, na tentativa de responder de uma forma concreta às aptidões que um líder deve englobar. Efetuou-se uma revisão da literatura do tema liderança bem como a caraterização do líder. Face à evolução tecnológica e à rápida transferência de informação no mercado, as trocas comerciais tornaram-se globais, forçando as organizações a adaptarem-se às novas circunstâncias desta internacionalização, assumindo a liderança e a gestão um lugar de relevo com uma atenção redobrada por parte destas. A reorganização interna dos diversos departamentos é realizada com especial atenção pelo departamento de marketing, onde a adaptação às novas tecnologias, a formação e ajuste das equipas à nova realizade tornouse fundamental para estas se manterem competitivas. A realização de um questionário com inquiridos em contacto direto com o mercado, permitiu testar e retirar conclusões sobre o efeito dos diversos tipos de liderança estudados, a influência que os líderes têm nos resultados das equipas comerciais e qual o impacto que estas podem ter na estratégia da organização. Foi também investigado a relação do fator idade, género e escolaridade com o tipo de liderança mais influente. Este estudo possibilitou retirar como principais conclusões que qualquer tipo de liderança pode ser eficaz, que existem certas características na liderança que conseguem tirar melhor partido dos liderados e que o líder atualmente desempenha um papel fundamental na concretização dos objetivos da organização. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01T00:00:00Z 2020-01-01T00:00:00Z 2021-01-14T16:21:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/34708 202578895 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/34708 |
identifier_str_mv |
202578895 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130033772560384 |