Experiências instagramáveis nos brunches em Lisboa : a busca por sabor ou likes?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/30931 |
Resumo: | Sabe-se que a experiência de consumo tende a ir muito além da satisfação com o produto ou serviço consumido. Com o surgimento da internet, dos dispositivos móveis e dos social media e, por consequência, da necessidade de partilhar o que experienciamos em sites de redes sociais, observa-se uma crescente busca por uma quantidade considerável de likes recebidos a cada nova publicação no Instagram. Dessa forma, em alguns casos, oferecer um cenário ou experiência instagramável, que colabore para um aumento significativo no engagement de uma fotografia publicada por um cliente/utilizador, pode ser um diferencial competitivo para a empresa. Devido ao crescente aumento de brunches instagramáveis em Lisboa, esta dissertação investiga como os clientes se comportam ao consumir essa experiência; se buscam sabor ou likes. Como os consumidores buscam cada vez mais locais de consumo que também sirvam como cenário para as suas fotografias, pretende-se descobrir quais podem ser as vantagens que a criação de experiências instagramáveis oferece às marcas. Através de entrevistas com os consumidores e da análise do perfil de Instagram dos brunches - Fauna & Flora, Amélia, Nicolau, Zenith e Heim Café escolhidos a partir da análise da popularidade e da instagramabilidade dos brunches de Lisboa, tornou-se possível uma reflexão a respeito da relevância da criação de uma experiência instagramável para as marcas. Percebe-se que as imagens produzidas pelos consumidores assemelham-se muito às fotografias (Manovich, 2017) publicadas nos perfis profissionais das marcas, e quando agrupadas através das pesquisa por hashtag formam um feed único constituído por imagens instagramismo (Manovich, 2017) publicadas por diversos - (Terra, 2009). Esses utilizadores buscam primordialmente por sabor, mas valorizam a apresentação dos pratos e o ambiente agradável e acabam por produzir conteúdo para o seu Instagram, pois gostam de dividir os momentos que julgam importantes com os seus seguidores e veem a experiência instagramável como um complemento à experiência de consumo gastronômica. O -a- é considerado como uma das formas mais eficientes na promoção de produtos e marcas e o que percebemos com a investigação é que consumidores satisfeitos com o sabor e com os likes acabam por partilhar esse momento com a sua rede e juntos, de forma (Johnson, 2003), formam uma mídia de divulgação do espaço, um feed no Instagram formado por entidades (Johnson, 2003) |
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Experiências instagramáveis nos brunches em Lisboa : a busca por sabor ou likes?PhygitalProsumersSocial mediaSocial media marketingInstagramInstagramávelExperiências instagramáveisBrunchesLisboaInstagrammableInstagrammable experienceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoSabe-se que a experiência de consumo tende a ir muito além da satisfação com o produto ou serviço consumido. Com o surgimento da internet, dos dispositivos móveis e dos social media e, por consequência, da necessidade de partilhar o que experienciamos em sites de redes sociais, observa-se uma crescente busca por uma quantidade considerável de likes recebidos a cada nova publicação no Instagram. Dessa forma, em alguns casos, oferecer um cenário ou experiência instagramável, que colabore para um aumento significativo no engagement de uma fotografia publicada por um cliente/utilizador, pode ser um diferencial competitivo para a empresa. Devido ao crescente aumento de brunches instagramáveis em Lisboa, esta dissertação investiga como os clientes se comportam ao consumir essa experiência; se buscam sabor ou likes. Como os consumidores buscam cada vez mais locais de consumo que também sirvam como cenário para as suas fotografias, pretende-se descobrir quais podem ser as vantagens que a criação de experiências instagramáveis oferece às marcas. Através de entrevistas com os consumidores e da análise do perfil de Instagram dos brunches - Fauna & Flora, Amélia, Nicolau, Zenith e Heim Café escolhidos a partir da análise da popularidade e da instagramabilidade dos brunches de Lisboa, tornou-se possível uma reflexão a respeito da relevância da criação de uma experiência instagramável para as marcas. Percebe-se que as imagens produzidas pelos consumidores assemelham-se muito às fotografias (Manovich, 2017) publicadas nos perfis profissionais das marcas, e quando agrupadas através das pesquisa por hashtag formam um feed único constituído por imagens instagramismo (Manovich, 2017) publicadas por diversos - (Terra, 2009). Esses utilizadores buscam primordialmente por sabor, mas valorizam a apresentação dos pratos e o ambiente agradável e acabam por produzir conteúdo para o seu Instagram, pois gostam de dividir os momentos que julgam importantes com os seus seguidores e veem a experiência instagramável como um complemento à experiência de consumo gastronômica. O -a- é considerado como uma das formas mais eficientes na promoção de produtos e marcas e o que percebemos com a investigação é que consumidores satisfeitos com o sabor e com os likes acabam por partilhar esse momento com a sua rede e juntos, de forma (Johnson, 2003), formam uma mídia de divulgação do espaço, um feed no Instagram formado por entidades (Johnson, 2003)Nowadays, the consumer experience goes beyond the satisfaction from consuming a specific product or service. With the emergence of the internet and then the social media - and consequently the need to share our experiences on these websites - people now also search for an amount of likes in each new Instagram post. Therefore, providing a scenario or experience that contributes to a significant increase in the engagement of a customer's photograph becomes a competitive advantage for the company. Considering the growing number of instagrammable brunches in Lisbon, this paper aims to investigate how customers behave when consuming this kind of experience, whether looking for the best taste or more likes. Knowing that consumers are increasingly looking for locations that allow them to take a good photography, the objective is to discover how the brands can benefit from creating these instagrammable experiences. Through interviewing consumers and analyzing the Instagram profiles of 5 of the most popular brunches in Lisbon - Fauna & Flora, Amélia, Nicolau, Zenith e Heim Café - it was possible to conclude the relevance of creating an instagrammable experience for these brands. The data collected showed that the images published by various media-users (Terra, 2009) can be very similar to the ones published in professional profiles and can form a unique feed of projected - instagramism images (Manovich, 2017) when grouped through hashtag searches. It was identified that these users primarily look for taste, but value the presentation of the dishes and the pleasant atmosphere that can become a content for their Instagram as they enjoy sharing the moments considered important with their followers - the instagrammable experience complements the gastronomic experience. Also knowing that the word of mouth is one of the most efficient ways to promote products and brands, what we realize from research is that happy consumers are pleased to share a moment with their social network in an emerging way (Johnson, 2003), forming a space-promoting media through an Instagram feed of several independent entities (Johnson, 2003).Dias, Patrícia Fátima Nunes da Encarnação MarquesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaKrolow, Priscila Jaekel2020-09-17T09:37:24Z2020-04-3020192020-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/30931TID:202481638porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:36:31Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30931Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:24:55.439593Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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