A formação superior na construção das representações e identidade profissional: o caso da enfermagem
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/19961 |
Resumo: | Questiona-se em que medida a formação em enfermagem poderá contribuir para a renovação das representações e da identidade profissional. É a necessidade de melhor compreender o fenómeno de formar para um desempenho profissional autónomo e gratificante que sustenta este estudo. Objetivo: identificar as representações e identidade profissional dos alunos de enfermagem e em que medida sofreram alterações com o decorrer da formação. Metodologia: estudo descritivo. Não tendo sido possível por razões de tempo realizar um estudo longitudinal, optámos, de acordo com Ghiglione e Matalon (2001), por uma “amostra temporal” de estudantes de licenciatura de enfermagem agrupados em 2 grupos: um de 91 alunos do 1.º ano e outro de 82 alunos do 4.º ano, a quem foi aplicado um questionário. Resultados: A representação e identidade profissionais de enfermagem são expressas pelos inquiridos com alguma ambiguidade, porém a maior valorização das funções autónomas por parte dos alunos do 4.º ano, nomeadamente das funções preventivas, de investigação e de promoção da saúde, tendo em conta a formação adquirida, pode significar uma evolução positiva no sentido e uma conceção mais específica da profissão. Alunos do 1.º e do 4.º ano valorizam a componente humana e relacional na formação. Os alunos do 4.º ano atribuem maior importância à componente científica. Conclui-se que a formação contribui para a valorização das funções autónomas e para a humanização dos cuidados o que poderá indiciar um agir profissional flexível e de constante construção. |
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A formação superior na construção das representações e identidade profissional: o caso da enfermagemHigher education in construction of representations and professional identity: the nursing caseIdentidadeEnfermagemEstudantesQuestiona-se em que medida a formação em enfermagem poderá contribuir para a renovação das representações e da identidade profissional. É a necessidade de melhor compreender o fenómeno de formar para um desempenho profissional autónomo e gratificante que sustenta este estudo. Objetivo: identificar as representações e identidade profissional dos alunos de enfermagem e em que medida sofreram alterações com o decorrer da formação. Metodologia: estudo descritivo. Não tendo sido possível por razões de tempo realizar um estudo longitudinal, optámos, de acordo com Ghiglione e Matalon (2001), por uma “amostra temporal” de estudantes de licenciatura de enfermagem agrupados em 2 grupos: um de 91 alunos do 1.º ano e outro de 82 alunos do 4.º ano, a quem foi aplicado um questionário. Resultados: A representação e identidade profissionais de enfermagem são expressas pelos inquiridos com alguma ambiguidade, porém a maior valorização das funções autónomas por parte dos alunos do 4.º ano, nomeadamente das funções preventivas, de investigação e de promoção da saúde, tendo em conta a formação adquirida, pode significar uma evolução positiva no sentido e uma conceção mais específica da profissão. Alunos do 1.º e do 4.º ano valorizam a componente humana e relacional na formação. Os alunos do 4.º ano atribuem maior importância à componente científica. Conclui-se que a formação contribui para a valorização das funções autónomas e para a humanização dos cuidados o que poderá indiciar um agir profissional flexível e de constante construção.Questions about how to measure nursing education can contribute to the recovery of representations and professional identity. It is a need to better understand or create an autonomous and rewarding professional performance that sustain this study. Objective: To identify how representations and professional identity of nursing students and in which measures have changed with the course of training. Methodology: descriptive study. It was not possible for reasons of time to carry out a longitudinal study opted, according to Ghiglione and Matalon (2001), by a “temporal sample” of nursing licensing students grouped into 2 groups: one of 91 1st year students and another of 82 students of the 4th grade, who answered a questionnaire. Results: The representation and professional identity of nursing are shown by some ambiguity, but with greater value of the autonomous functions by the 4th year students, namely the preventive functions, research and health promotion, considering the training obtained, can mean a meaningless positive evolution and a more specific conception of the profession. 1st and 4th grade students value a human and relational component in training. 4th graders attach greater importance to the scientific component. It was concluded that the training contributes to the valorization of the autonomous functions and to the humanization of the care or that may indicate a flexible professional behavior and constant construction.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBMonteiro, Ana MargaridaPimentel, Maria Helena2020-01-02T10:39:45Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/19961porMonteiro, Ana Margarida; Pimentel, Maria Helena (2019). A formação superior na construção das representações e identidade profissional: o caso da enfermagem. Revista Adolesciência: Revista Júnior de Investigação. ISSN 2182-6277. 6:1, p. 6-172182-6277info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:45:43Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19961Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:44.495280Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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