A formação superior na construção das representações e identidade profissional: o caso da enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Ana Margarida
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pimentel, Maria Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/19961
Resumo: Questiona-se em que medida a formação em enfermagem poderá contribuir para a renovação das representações e da identidade profissional. É a necessidade de melhor compreender o fenómeno de formar para um desempenho profissional autónomo e gratificante que sustenta este estudo. Objetivo: identificar as representações e identidade profissional dos alunos de enfermagem e em que medida sofreram alterações com o decorrer da formação. Metodologia: estudo descritivo. Não tendo sido possível por razões de tempo realizar um estudo longitudinal, optámos, de acordo com Ghiglione e Matalon (2001), por uma “amostra temporal” de estudantes de licenciatura de enfermagem agrupados em 2 grupos: um de 91 alunos do 1.º ano e outro de 82 alunos do 4.º ano, a quem foi aplicado um questionário. Resultados: A representação e identidade profissionais de enfermagem são expressas pelos inquiridos com alguma ambiguidade, porém a maior valorização das funções autónomas por parte dos alunos do 4.º ano, nomeadamente das funções preventivas, de investigação e de promoção da saúde, tendo em conta a formação adquirida, pode significar uma evolução positiva no sentido e uma conceção mais específica da profissão. Alunos do 1.º e do 4.º ano valorizam a componente humana e relacional na formação. Os alunos do 4.º ano atribuem maior importância à componente científica. Conclui-se que a formação contribui para a valorização das funções autónomas e para a humanização dos cuidados o que poderá indiciar um agir profissional flexível e de constante construção.
id RCAP_c857ff32d8b513efefe0b0ca7aeef216
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19961
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação superior na construção das representações e identidade profissional: o caso da enfermagemHigher education in construction of representations and professional identity: the nursing caseIdentidadeEnfermagemEstudantesQuestiona-se em que medida a formação em enfermagem poderá contribuir para a renovação das representações e da identidade profissional. É a necessidade de melhor compreender o fenómeno de formar para um desempenho profissional autónomo e gratificante que sustenta este estudo. Objetivo: identificar as representações e identidade profissional dos alunos de enfermagem e em que medida sofreram alterações com o decorrer da formação. Metodologia: estudo descritivo. Não tendo sido possível por razões de tempo realizar um estudo longitudinal, optámos, de acordo com Ghiglione e Matalon (2001), por uma “amostra temporal” de estudantes de licenciatura de enfermagem agrupados em 2 grupos: um de 91 alunos do 1.º ano e outro de 82 alunos do 4.º ano, a quem foi aplicado um questionário. Resultados: A representação e identidade profissionais de enfermagem são expressas pelos inquiridos com alguma ambiguidade, porém a maior valorização das funções autónomas por parte dos alunos do 4.º ano, nomeadamente das funções preventivas, de investigação e de promoção da saúde, tendo em conta a formação adquirida, pode significar uma evolução positiva no sentido e uma conceção mais específica da profissão. Alunos do 1.º e do 4.º ano valorizam a componente humana e relacional na formação. Os alunos do 4.º ano atribuem maior importância à componente científica. Conclui-se que a formação contribui para a valorização das funções autónomas e para a humanização dos cuidados o que poderá indiciar um agir profissional flexível e de constante construção.Questions about how to measure nursing education can contribute to the recovery of representations and professional identity. It is a need to better understand or create an autonomous and rewarding professional performance that sustain this study. Objective: To identify how representations and professional identity of nursing students and in which measures have changed with the course of training. Methodology: descriptive study. It was not possible for reasons of time to carry out a longitudinal study opted, according to Ghiglione and Matalon (2001), by a “temporal sample” of nursing licensing students grouped into 2 groups: one of 91 1st year students and another of 82 students of the 4th grade, who answered a questionnaire. Results: The representation and professional identity of nursing are shown by some ambiguity, but with greater value of the autonomous functions by the 4th year students, namely the preventive functions, research and health promotion, considering the training obtained, can mean a meaningless positive evolution and a more specific conception of the profession. 1st and 4th grade students value a human and relational component in training. 4th graders attach greater importance to the scientific component. It was concluded that the training contributes to the valorization of the autonomous functions and to the humanization of the care or that may indicate a flexible professional behavior and constant construction.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBMonteiro, Ana MargaridaPimentel, Maria Helena2020-01-02T10:39:45Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/19961porMonteiro, Ana Margarida; Pimentel, Maria Helena (2019). A formação superior na construção das representações e identidade profissional: o caso da enfermagem. Revista Adolesciência: Revista Júnior de Investigação. ISSN 2182-6277. 6:1, p. 6-172182-6277info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:45:43Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19961Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:44.495280Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação superior na construção das representações e identidade profissional: o caso da enfermagem
Higher education in construction of representations and professional identity: the nursing case
title A formação superior na construção das representações e identidade profissional: o caso da enfermagem
spellingShingle A formação superior na construção das representações e identidade profissional: o caso da enfermagem
Monteiro, Ana Margarida
Identidade
Enfermagem
Estudantes
title_short A formação superior na construção das representações e identidade profissional: o caso da enfermagem
title_full A formação superior na construção das representações e identidade profissional: o caso da enfermagem
title_fullStr A formação superior na construção das representações e identidade profissional: o caso da enfermagem
title_full_unstemmed A formação superior na construção das representações e identidade profissional: o caso da enfermagem
title_sort A formação superior na construção das representações e identidade profissional: o caso da enfermagem
author Monteiro, Ana Margarida
author_facet Monteiro, Ana Margarida
Pimentel, Maria Helena
author_role author
author2 Pimentel, Maria Helena
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Ana Margarida
Pimentel, Maria Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Enfermagem
Estudantes
topic Identidade
Enfermagem
Estudantes
description Questiona-se em que medida a formação em enfermagem poderá contribuir para a renovação das representações e da identidade profissional. É a necessidade de melhor compreender o fenómeno de formar para um desempenho profissional autónomo e gratificante que sustenta este estudo. Objetivo: identificar as representações e identidade profissional dos alunos de enfermagem e em que medida sofreram alterações com o decorrer da formação. Metodologia: estudo descritivo. Não tendo sido possível por razões de tempo realizar um estudo longitudinal, optámos, de acordo com Ghiglione e Matalon (2001), por uma “amostra temporal” de estudantes de licenciatura de enfermagem agrupados em 2 grupos: um de 91 alunos do 1.º ano e outro de 82 alunos do 4.º ano, a quem foi aplicado um questionário. Resultados: A representação e identidade profissionais de enfermagem são expressas pelos inquiridos com alguma ambiguidade, porém a maior valorização das funções autónomas por parte dos alunos do 4.º ano, nomeadamente das funções preventivas, de investigação e de promoção da saúde, tendo em conta a formação adquirida, pode significar uma evolução positiva no sentido e uma conceção mais específica da profissão. Alunos do 1.º e do 4.º ano valorizam a componente humana e relacional na formação. Os alunos do 4.º ano atribuem maior importância à componente científica. Conclui-se que a formação contribui para a valorização das funções autónomas e para a humanização dos cuidados o que poderá indiciar um agir profissional flexível e de constante construção.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-01-02T10:39:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/19961
url http://hdl.handle.net/10198/19961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Monteiro, Ana Margarida; Pimentel, Maria Helena (2019). A formação superior na construção das representações e identidade profissional: o caso da enfermagem. Revista Adolesciência: Revista Júnior de Investigação. ISSN 2182-6277. 6:1, p. 6-17
2182-6277
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135373965656064