Risco e resiliência em adolescentes com necessidades educativas especiais: Desenvolvimento de um programa de promoção da resiliência na adolescência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Celeste
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Matos, Margarida Gaspar de, Ferreira, Mafalda Sofia Costa Lopes, Tomé, Gina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/1098
Resumo: Ao longo da nossa vida todos somos confrontados com múltiplos riscos e desafios que ameaçam o nosso bem-estar. A adolescência, pelas suas características especiais, é uma fase onde alguns desses riscos e desafios adquirem uma dimensão significativa. Alguns adolescentes, nomeadamente aqueles com necessidades educativas especiais (NEE), poderão ter de enfrentar riscos e desafios acrescidos devido às suas limitações que, por sua vez, num ambiente com barreiras físicas e atitudinais poderão restringir a participação destes adolescentes nas mais diversas áreas da vida. O projecto “Risco e Resiliência em Adolescentes com Necessidades Educativas Especiais” teve como objectivos conhecer os comportamentos e estilos de vida dos adolescentes com necessidades educativas especiais, e desenvolver um programa de promoção da saúde e resiliência direccionado para pais, professores e outros técnicos. Pretendeu-se assim contribuir para o desenvolvimento teórico, conceptual e metodológico em áreas de pesquisa dos comportamentos relacionados com a saúde, bem-estar e resiliência nos adolescentes com NEE. Ao longo deste artigo são apresentados as diversas etapas do projecto bem como os resultados obtidos em cada uma delas. ------ ABSTRACT ------ During our life everyone has to deal with several risks and challenges that threat our well-being.Adolescence, due to its special features, is a stage where some of these risks and challenges gain an important dimension. Some adolescents, namely the adolescents with special educational needs (SEN), may have to face additional risks and challenges due to their limitations that in turn, in an environment with barriers, can restrict their participation in society and compromise positive development in several life arenas. The project “Risk and Resilience in Adolescents with Special Educational Needs”, aims to gain knowledge about adolescents with special educational needs behaviours and life styles, and also develop an intervention program focus on health and resilience promotion for parents, teachers and other technicians. It was proposed to contribute to the theoretical, conceptual and methodological development in research areas related to health behaviour, well-being and resilience in adolescents with SEN. In this article the several stages of the project are presented as well as the results obtains in each of these stages.
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