A Web 2.0 nas Bibliotecas Universitárias Portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Helena
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/160
Resumo: A Web 2.0 conduziu a um nível sem precedentes de comunicação, criação e partilha de conteúdos, colaboração e desenvolvimento de comunidades em linha. A mudança de paradigma da Web 1.0 para a Web 2.0 configura uma evolução social e tecnológica que afecta várias profissões, reflectindo-se nas expectativas dos utilizadores das bibliotecas e, consequentemente, nos possíveis futuros destas. Assim sendo, afigura-se crucial que os profissionais destas organizações conheçam estes conceitos e as ferramentas associadas, incluindo blogues, wikis, redes sociais, ficheiros de streaming media, sistemas de bookmarking social, aplicações para troca de mensagens instantâneas e recursos de sindicação de conteúdos. Este trabalho teve como objectivo conhecer o nível de implementação do paradigma da Biblioteca 2.0 nas bibliotecas universitárias portuguesas, bem como a sua evolução temporal. Foi verificado que, em 2008, 59,1% das universidades públicas e 23,7% das privadas utilizavam alguns recursos da Web 2.0. Em 2009, estas percentagens subiram para 100% e 50%, respectivamente. No entanto, estes resultados não correspondem exclusivamente à utilização das ferramentas analisadas. Por vezes, há integração nos sistemas de gestão biblioteconómica de funcionalidades abrangidas pelo conceito de Web 2.0, mas onde as características deste novo paradigma são menos evidentes, tais como a configuração de alertas bibliográficos e a personalização da interface de pesquisa. Isto é um sinal provável de que, independentemente da popularização daquelas que são consideradas as ferramentas 2.0 em sentido estrito, as bibliotecas tendem a seguir uma filosofia de prestação de serviços personalizados, centrados no utilizador, que é um aspecto importante da Web 2.0.
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