Interação em sala de aula: Observação e Análise
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.esenfc.pt/?url=6KozkO3H |
Resumo: | A observação não será certamente a única forma do homem inteligibilizar o mundo com os seus fenómenos e interacções que o rodeiam e dos quais faz parte, pois se nos reportarmos a uma sessão educativa, como refere Estrela (1978, p.57), "a observação do professor é o seu principal meio - se não o único - de conhecimento do aluno, meio esse que deverá ser a principal fonte de regulação da actividade do professor e dos alunos, constituindo a base da avaliação de diagnóstico e formação". No âmbito desta importância fulcral do processo de observação foi realizado este trabalho de iniciação à observação naturalista e análise da interacção, com o objectivo de mostrar um treino inicial no processo e método de observação e análise da interacção de classes. Após a revisão de bibliografia que enquadra teoricamente o conceito e a técnica, foi experimentada a observação naturalista, seguida de iniciação à análise da interacção com base na ficha de síntese da observação (Estrela, 1986, p.235). |
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A observação não será certamente a única forma do homem inteligibilizar o mundo com os seus fenómenos e interacções que o rodeiam e dos quais faz parte, pois se nos reportarmos a uma sessão educativa, como refere Estrela (1978, p.57), "a observação do professor é o seu principal meio - se não o único - de conhecimento do aluno, meio esse que deverá ser a principal fonte de regulação da actividade do professor e dos alunos, constituindo a base da avaliação de diagnóstico e formação". No âmbito desta importância fulcral do processo de observação foi realizado este trabalho de iniciação à observação naturalista e análise da interacção, com o objectivo de mostrar um treino inicial no processo e método de observação e análise da interacção de classes. Após a revisão de bibliografia que enquadra teoricamente o conceito e a técnica, foi experimentada a observação naturalista, seguida de iniciação à análise da interacção com base na ficha de síntese da observação (Estrela, 1986, p.235). |
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