Comunicação digital em tempos de pandemia – Estudo de caso da autarquia de Viseu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeirinho, André Filipe Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7237
Resumo: Em tempos de pandemia, devido à COVID-19, a comunicação digital foi o principal meio de comunicação das instituições. Se é verdade que existem instituições que já faziam do digital um importante meio de comunicação, também é verdade que muitas foram as que se viram obrigadas a voltar-se rapidamente para este meio de comunicação. É neste contexto de crise que se desenvolve esta investigação, que pretende observar a comunicação efetuada pela Câmara Municipal de Viseu (CMV), através dos seus meios digitais, num momento em que “os fenómenos de crise parecem acelerar e amplificar-se. Quer sejam industriais, financeiras, institucionais ou políticas, as organizações vivenciam uma constante aceleração dos fenómenos de crise1 ” (Libaert, 2015). Este estudo realiza uma análise à comunicação efetuada pela autarquia de Viseu em plataformas digitais, mais especificamente no Facebook (rede social mais utilizada pela autarquia), durante os períodos de confinamento que se verificaram em Portugal entre 18 de março a 3 de maio de 2020 e 15 de janeiro a 14 de março de 2021, com a finalidade de obter respostas sobre a forma como a autarquia estabeleceu a sua comunicação digital na rede social Facebook e como se adaptou ao longo da pandemia. Através dos dados obtidos ao longo da investigação verificámos que os mesmos indicam que a comunicação efetuada pela CMV no Facebook mais que se alterar, se adaptou às circunstâncias que a então situação que o país atravessava exigia, permitindo assim uma comunicação mais atual.
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