Comunicação digital em tempos de pandemia – Estudo de caso da autarquia de Viseu
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/7237 |
Resumo: | Em tempos de pandemia, devido à COVID-19, a comunicação digital foi o principal meio de comunicação das instituições. Se é verdade que existem instituições que já faziam do digital um importante meio de comunicação, também é verdade que muitas foram as que se viram obrigadas a voltar-se rapidamente para este meio de comunicação. É neste contexto de crise que se desenvolve esta investigação, que pretende observar a comunicação efetuada pela Câmara Municipal de Viseu (CMV), através dos seus meios digitais, num momento em que “os fenómenos de crise parecem acelerar e amplificar-se. Quer sejam industriais, financeiras, institucionais ou políticas, as organizações vivenciam uma constante aceleração dos fenómenos de crise1 ” (Libaert, 2015). Este estudo realiza uma análise à comunicação efetuada pela autarquia de Viseu em plataformas digitais, mais especificamente no Facebook (rede social mais utilizada pela autarquia), durante os períodos de confinamento que se verificaram em Portugal entre 18 de março a 3 de maio de 2020 e 15 de janeiro a 14 de março de 2021, com a finalidade de obter respostas sobre a forma como a autarquia estabeleceu a sua comunicação digital na rede social Facebook e como se adaptou ao longo da pandemia. Através dos dados obtidos ao longo da investigação verificámos que os mesmos indicam que a comunicação efetuada pela CMV no Facebook mais que se alterar, se adaptou às circunstâncias que a então situação que o país atravessava exigia, permitindo assim uma comunicação mais atual. |
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Comunicação digital em tempos de pandemia – Estudo de caso da autarquia de ViseuPandemiaComunicação de criseComunicação DigitalAutarquiasPandemicCrisis communicationDigital communicationLocal authoritiesEm tempos de pandemia, devido à COVID-19, a comunicação digital foi o principal meio de comunicação das instituições. Se é verdade que existem instituições que já faziam do digital um importante meio de comunicação, também é verdade que muitas foram as que se viram obrigadas a voltar-se rapidamente para este meio de comunicação. É neste contexto de crise que se desenvolve esta investigação, que pretende observar a comunicação efetuada pela Câmara Municipal de Viseu (CMV), através dos seus meios digitais, num momento em que “os fenómenos de crise parecem acelerar e amplificar-se. Quer sejam industriais, financeiras, institucionais ou políticas, as organizações vivenciam uma constante aceleração dos fenómenos de crise1 ” (Libaert, 2015). Este estudo realiza uma análise à comunicação efetuada pela autarquia de Viseu em plataformas digitais, mais especificamente no Facebook (rede social mais utilizada pela autarquia), durante os períodos de confinamento que se verificaram em Portugal entre 18 de março a 3 de maio de 2020 e 15 de janeiro a 14 de março de 2021, com a finalidade de obter respostas sobre a forma como a autarquia estabeleceu a sua comunicação digital na rede social Facebook e como se adaptou ao longo da pandemia. Através dos dados obtidos ao longo da investigação verificámos que os mesmos indicam que a comunicação efetuada pela CMV no Facebook mais que se alterar, se adaptou às circunstâncias que a então situação que o país atravessava exigia, permitindo assim uma comunicação mais atual.In times of pandemic, due to COVID-19, digital communication was the institutions' main means of communication. If it is true that there are institutions that already made digital an important means of communication, it is also true that many were forced to quickly turn to this means of communication. It is in this context of crisis that this research is developed, which aims to observe the communication carried out by the Municipality of Viseu (CMV), through its digital media, at a time when “the phenomena of crisis seem to accelerate and amplify. Whether industrial, financial, institutional or political, organizations experience a constant acceleration of crisis phenomena2 ” (Libaert, 2015). This study analyzes the communication carried out by the municipality of Viseu on digital platforms, more specifically on Facebook (the social network most used by the municipality), during periods of confinement that took place in Portugal between March 18th and May 3rd, 2020, and January 15th to March 14th, 2021, to obtain answers on how the municipality established its digital communication on the social network Facebook and how it adapted during the pandemic. Through the data obtained during the investigation, we verified that they indicate that the communication made by CMV on Facebook, more than changing, it adapted to the circumstances that the then situation that the country was going through, thus allowing a more up-to-date communication.Gomes, CristinaMidões, MiguelRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuRibeirinho, André Filipe Pereira2022-05-04T15:08:59Z2022-03-172022-03-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7237TID:203005147porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:29:23Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7237Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:59.960879Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Em tempos de pandemia, devido à COVID-19, a comunicação digital foi o principal meio de comunicação das instituições. Se é verdade que existem instituições que já faziam do digital um importante meio de comunicação, também é verdade que muitas foram as que se viram obrigadas a voltar-se rapidamente para este meio de comunicação. É neste contexto de crise que se desenvolve esta investigação, que pretende observar a comunicação efetuada pela Câmara Municipal de Viseu (CMV), através dos seus meios digitais, num momento em que “os fenómenos de crise parecem acelerar e amplificar-se. Quer sejam industriais, financeiras, institucionais ou políticas, as organizações vivenciam uma constante aceleração dos fenómenos de crise1 ” (Libaert, 2015). Este estudo realiza uma análise à comunicação efetuada pela autarquia de Viseu em plataformas digitais, mais especificamente no Facebook (rede social mais utilizada pela autarquia), durante os períodos de confinamento que se verificaram em Portugal entre 18 de março a 3 de maio de 2020 e 15 de janeiro a 14 de março de 2021, com a finalidade de obter respostas sobre a forma como a autarquia estabeleceu a sua comunicação digital na rede social Facebook e como se adaptou ao longo da pandemia. Através dos dados obtidos ao longo da investigação verificámos que os mesmos indicam que a comunicação efetuada pela CMV no Facebook mais que se alterar, se adaptou às circunstâncias que a então situação que o país atravessava exigia, permitindo assim uma comunicação mais atual. |
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