Em busca da identidade cultural portuguesa reflectida no design de produtos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3814 |
Resumo: | Esta dissertação tem como principal objectivo a identificação, a partir de várias perspectivas (de forma, de marca, de material, de arquétipo, entre outras), dos contornos de uma possivelmente existente identidade de design português e lusófono, a partir do estudo de casos seleccionados. Para este efeito foi inicialmente elaborada uma perspectiva histórica do design em Portugal e no Brasil. Uma vez que a informação disponível sobre o design dos países lusófonos é bastante limitada, optou-se por analisar apenas o design Português e Brasileiro e a partir destes dois identificar a identidade lusófona do design. Após a análise foram retiradas várias semelhanças entre os designers portugueses e brasileiros (lusófonos), segundo os produtos analisados. Em seguida foi também feita uma breve análise a produtos de design concebidos por países de grande valorização internacional para que em seguida houvesse a possibilidade de os diferenciar do design Português e Lusófono. Os países, ou regiões, analisados como forma de diferenciação foram a Escandinávia, que abarca os países nórdicos, a Itália e a Alemanha. Para finalizar esta investigação e reflecti-la numa componente prática foram elaborados dois projectos conceptuais. Um destes trata-se de um frigorífico em que se pretendia reflectir a identidade de design Portuguesa, sem descorar as novas opções quer em materiais quer em tecnologia disponíveis actualmente. Num segundo projecto conceptual optou-se por conceber um canapé com especial enfoque nas características lusófonas. Este último diferencia-se dos produtos similares concebidos pela sua versatilidade, tendo como função principal a de canapé com um apoio para pés incluído. O projecto assume três diferentes configurações, a já referida de canapé com apoio para pés, a de mesa de centro em que o apoio de pés pode ser dividido em três puffs para acompanhar a mesa e, por fim, as duas peças encaixam-se para formar um bloco único caso seja necessário reduzir o espaço ocupado por este. |
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Em busca da identidade cultural portuguesa reflectida no design de produtosDesign de produtoDesign industrial - Identidade portuguesaDesign industrial - Identidade brasileiraDesign industrial - Identidade lusófonaDesign industrial - Marcas portuguesasEsta dissertação tem como principal objectivo a identificação, a partir de várias perspectivas (de forma, de marca, de material, de arquétipo, entre outras), dos contornos de uma possivelmente existente identidade de design português e lusófono, a partir do estudo de casos seleccionados. Para este efeito foi inicialmente elaborada uma perspectiva histórica do design em Portugal e no Brasil. Uma vez que a informação disponível sobre o design dos países lusófonos é bastante limitada, optou-se por analisar apenas o design Português e Brasileiro e a partir destes dois identificar a identidade lusófona do design. Após a análise foram retiradas várias semelhanças entre os designers portugueses e brasileiros (lusófonos), segundo os produtos analisados. Em seguida foi também feita uma breve análise a produtos de design concebidos por países de grande valorização internacional para que em seguida houvesse a possibilidade de os diferenciar do design Português e Lusófono. Os países, ou regiões, analisados como forma de diferenciação foram a Escandinávia, que abarca os países nórdicos, a Itália e a Alemanha. Para finalizar esta investigação e reflecti-la numa componente prática foram elaborados dois projectos conceptuais. Um destes trata-se de um frigorífico em que se pretendia reflectir a identidade de design Portuguesa, sem descorar as novas opções quer em materiais quer em tecnologia disponíveis actualmente. Num segundo projecto conceptual optou-se por conceber um canapé com especial enfoque nas características lusófonas. Este último diferencia-se dos produtos similares concebidos pela sua versatilidade, tendo como função principal a de canapé com um apoio para pés incluído. O projecto assume três diferentes configurações, a já referida de canapé com apoio para pés, a de mesa de centro em que o apoio de pés pode ser dividido em três puffs para acompanhar a mesa e, por fim, as duas peças encaixam-se para formar um bloco único caso seja necessário reduzir o espaço ocupado por este.The main propose of this dissertation is the identification of the contours of a possibly existent identity of Portuguese and Lusophone design, according to different perspectives (of form, brand, material, archetype, among others), from the study of selected cases. For this purpose initially an historical perspective of Portuguese and Brazilian design was made. Because the information about Lusophones’ countries design available is quite limited, it was chosen to just analyze Portuguese and Brazilian design and from these two identities, extrapolate the Lusophone design identity. From this analysis similarities were withdrawn between the Portuguese and Brazilian (Lusophone) designers, according to the analyzed products. A light analysis of design products was then made, focusing on countries with design production of great international appreciation so that it would be possible to differentiate against Portuguese and Lusophone design. The analyzed countries, or regions, as a means of differentiation were Scandinavia, which include the Nordic countries, Italy and Germany. To conclude this research and reflect it in a practical component, two conceptual designs were developed. One of them concerns a refrigerator that intends to reflect the Portuguese design identity, without disregard to new options, both in terms of material and technology currently available. In a second conceptual project, it was chosen to design a sofa with a special focus on Lusophone features. The latter differs from similar products in its versatility, having as main function that of a sofa but includes a footrest or feet support. The designed object may assume three different positions, the one already mentioned of a sofa with footrest, a coffee table in which the feet support can be divided into three puffs to go with the table and, ultimately, the two pieces fit to form a single block if necessary to reduce the amount of space used.Universidade da Beira InteriorCoelho, Denis AlvesuBibliorumSimão, Carla Sofia de Matos2015-09-17T15:22:50Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3814porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:40:20Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3814Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:45:09.624844Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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