Repertório no ensino genérico e no ensino especializado em música: Regime articulado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/23211 |
Resumo: | Este relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. Está dividido em três capítulos: O primeiro capítulo é intitulado como “Observação da Prática Musical de 2º Ciclo”. É realizada uma reflexão sobre as observações realizadas ao longo do ano. No segundo capítulo surge a “Prática de Ensino Supervisionada”. Neste tópico são apresentados: a caracterização da escola, os recursos, a caracterização da turma, as atividades realizadas ao longo do ano e uma reflexão sobre a prática pedagógica. O terceiro, e último capítulo, está inserido no projeto de investigação intitulado “Repertório no Ensino Genérico e Ensino Especializado em Música – Regime Articulado”. A metodologia utilizada foi a análise de manuais e os inquéritos por questionário a alunos do Ensino genérico (5º ou 6º ano) e a alunos do Ensino Especializado em Música – Regime Articulado (1º ou 2º grau). O repertório musical é uma ferramenta ao dispor dos professores. Em ambos regimes de ensino percebemos que é usada de maneira diferente. Neste trabalho pretende-se perceber quais as metodologias utilizadas, se há, ou não, pontos em comum e quais os repertórios mais abordados nestes dois sistemas de ensino. |
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Repertório no ensino genérico e no ensino especializado em música: Regime articuladoEducação musicalEnsino genéricoRegime articuladoRepertórioAudição musicalMusical educationGeneric teachingArticulated regimeRepertoireMusical auditionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. Está dividido em três capítulos: O primeiro capítulo é intitulado como “Observação da Prática Musical de 2º Ciclo”. É realizada uma reflexão sobre as observações realizadas ao longo do ano. No segundo capítulo surge a “Prática de Ensino Supervisionada”. Neste tópico são apresentados: a caracterização da escola, os recursos, a caracterização da turma, as atividades realizadas ao longo do ano e uma reflexão sobre a prática pedagógica. O terceiro, e último capítulo, está inserido no projeto de investigação intitulado “Repertório no Ensino Genérico e Ensino Especializado em Música – Regime Articulado”. A metodologia utilizada foi a análise de manuais e os inquéritos por questionário a alunos do Ensino genérico (5º ou 6º ano) e a alunos do Ensino Especializado em Música – Regime Articulado (1º ou 2º grau). O repertório musical é uma ferramenta ao dispor dos professores. Em ambos regimes de ensino percebemos que é usada de maneira diferente. Neste trabalho pretende-se perceber quais as metodologias utilizadas, se há, ou não, pontos em comum e quais os repertórios mais abordados nestes dois sistemas de ensino.This report was carried out within the scope of the curricular unit Supervised Teaching Practice, of the Master's in Teaching Music Education in Basic Education. It is divided into three chapters: The first chapter is entitled “Observation of 2nd Cycle Musical Practice”. A reflection is made on the observations made throughout the year. In the second chapter, the “Supervised Teaching Practice” appears. This topic presents the characterization of the school, the resources, the characterization of the class, the activities carried out throughout the year and a reflection on the pedagogical practice. The third, and final chapter, is part of the research project entitled “Repertoire in Generic Teaching and Specialized Teaching in Music – Articulated Regime”. The methodology used was the analysis of manuals and questionnaire surveys to students of generic education (5th or 6th grade) and to students of Specialized Education in Music – Articulated Regime (1st or 2nd grade). The musical repertoire is a tool available to teachers. In both teaching regimes, we noticed that it is used in a different way. This work intends to understand which methodologies are used, if there are, or not, points in common and which repertoires are most approached in these two teaching systems.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoBessa, Rui Manuel Pereira da SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRocha, Lucas Amorim da2023-07-12T14:06:26Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23211TID:203330374porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-26T01:49:30Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23211Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:09:38.860760Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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