Repertório no ensino genérico e no ensino especializado em música: Regime articulado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Lucas Amorim da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23211
Resumo: Este relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. Está dividido em três capítulos: O primeiro capítulo é intitulado como “Observação da Prática Musical de 2º Ciclo”. É realizada uma reflexão sobre as observações realizadas ao longo do ano. No segundo capítulo surge a “Prática de Ensino Supervisionada”. Neste tópico são apresentados: a caracterização da escola, os recursos, a caracterização da turma, as atividades realizadas ao longo do ano e uma reflexão sobre a prática pedagógica. O terceiro, e último capítulo, está inserido no projeto de investigação intitulado “Repertório no Ensino Genérico e Ensino Especializado em Música – Regime Articulado”. A metodologia utilizada foi a análise de manuais e os inquéritos por questionário a alunos do Ensino genérico (5º ou 6º ano) e a alunos do Ensino Especializado em Música – Regime Articulado (1º ou 2º grau). O repertório musical é uma ferramenta ao dispor dos professores. Em ambos regimes de ensino percebemos que é usada de maneira diferente. Neste trabalho pretende-se perceber quais as metodologias utilizadas, se há, ou não, pontos em comum e quais os repertórios mais abordados nestes dois sistemas de ensino.
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