Projeto educativo municipal : da retórica às (perceções sobre as) práticas : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Maria Teresa Moreira Mateus
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/21612
Resumo: O objeto de estudo deste trabalho é um Projeto Educativo Municipal - PEM, enquanto resposta da autarquia à corresponsabilização crescente da sociedade local, em matéria de educação, às solicitações de descentralização e às transferências de competências do Ministério da Educação (ME) para os Municípios. Recorrendo a um estudo de caso com base em análise documental, entrevistas semiestruturadas e inquérito por questionário, partimos dos princípios teóricos – da retórica – e, recolhemos um conjunto vasto de dados empíricos que posteriormente confrontamos com as perceções de diferentes atores ligados à construção do PEM sobre as práticas. Desta confrontação resultaram discrepâncias assinaláveis entre o que alguns princípios teóricos estabelecem e o que os dados empíricos recolhidos nos dizem, nomeadamente no que diz respeito aos modos de regulação da educação, à autonomia das escolas, ao ideal de construção de uma cidade educadora ativa e participada e ao papel desempenhado pelo Conselho Municipal da Educação, entre outras. Na parte final deste trabalho salientam-se as principais conclusões e algumas sugestões.
id RCAP_c94136a2d9c20937cf5d470742771fef
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21612
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projeto educativo municipal : da retórica às (perceções sobre as) práticas : um estudo de casoAutonomia das escolasDescentralizaçãoMunicípioPolítica educativaProjeto Educativo MunicipalSchool autonomyDecentralizationCity/regionEducational policiesMunicipal Educational ProjectDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO objeto de estudo deste trabalho é um Projeto Educativo Municipal - PEM, enquanto resposta da autarquia à corresponsabilização crescente da sociedade local, em matéria de educação, às solicitações de descentralização e às transferências de competências do Ministério da Educação (ME) para os Municípios. Recorrendo a um estudo de caso com base em análise documental, entrevistas semiestruturadas e inquérito por questionário, partimos dos princípios teóricos – da retórica – e, recolhemos um conjunto vasto de dados empíricos que posteriormente confrontamos com as perceções de diferentes atores ligados à construção do PEM sobre as práticas. Desta confrontação resultaram discrepâncias assinaláveis entre o que alguns princípios teóricos estabelecem e o que os dados empíricos recolhidos nos dizem, nomeadamente no que diz respeito aos modos de regulação da educação, à autonomia das escolas, ao ideal de construção de uma cidade educadora ativa e participada e ao papel desempenhado pelo Conselho Municipal da Educação, entre outras. Na parte final deste trabalho salientam-se as principais conclusões e algumas sugestões.The current thesis focuses on a Municipal Educational Project - PEM. Such type of project has been emerging nationwide out a growing decentralization desire by central governments, as well as by the growing desire of Municipal Authorities to take control of Education processes within their region of authority. Competencies previously allocated to a central Ministry of Education have gradually been transferred to the control of Municipal Authorities. The work focuses on one specific document-based case study. Through structured interviews, inquiries and questionnaires, we move from theoretical principles - the rhetorics - to collect a substantive set of empirical data that we confront with the theoretical principles - the practices. In this analysis process, we confront the various agents involved with a specific PEM with the real practices as they have been observed. We note significant discrepancies between what several theoretical principles establish for the various entities involved with a PEM and what reality as expressed by the empirical data determines and suggests. These discrepancies refer to the processes that regulate education, the autonomy of schools, the concept of ‘educational city’ and the role played by the Municipal Education Council, among others. To conclude the thesis, the main conclusions are summarized.Rocha, Maria Ilídia de Meireles Cabral daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPires, Maria Teresa Moreira Mateus2017-03-06T10:17:37Z2016-04-2220162016-04-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/21612TID:201463121porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:27:45Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21612Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:57.265374Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projeto educativo municipal : da retórica às (perceções sobre as) práticas : um estudo de caso
title Projeto educativo municipal : da retórica às (perceções sobre as) práticas : um estudo de caso
spellingShingle Projeto educativo municipal : da retórica às (perceções sobre as) práticas : um estudo de caso
Pires, Maria Teresa Moreira Mateus
Autonomia das escolas
Descentralização
Município
Política educativa
Projeto Educativo Municipal
School autonomy
Decentralization
City/region
Educational policies
Municipal Educational Project
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Projeto educativo municipal : da retórica às (perceções sobre as) práticas : um estudo de caso
title_full Projeto educativo municipal : da retórica às (perceções sobre as) práticas : um estudo de caso
title_fullStr Projeto educativo municipal : da retórica às (perceções sobre as) práticas : um estudo de caso
title_full_unstemmed Projeto educativo municipal : da retórica às (perceções sobre as) práticas : um estudo de caso
title_sort Projeto educativo municipal : da retórica às (perceções sobre as) práticas : um estudo de caso
author Pires, Maria Teresa Moreira Mateus
author_facet Pires, Maria Teresa Moreira Mateus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Maria Ilídia de Meireles Cabral da
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Maria Teresa Moreira Mateus
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia das escolas
Descentralização
Município
Política educativa
Projeto Educativo Municipal
School autonomy
Decentralization
City/region
Educational policies
Municipal Educational Project
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Autonomia das escolas
Descentralização
Município
Política educativa
Projeto Educativo Municipal
School autonomy
Decentralization
City/region
Educational policies
Municipal Educational Project
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O objeto de estudo deste trabalho é um Projeto Educativo Municipal - PEM, enquanto resposta da autarquia à corresponsabilização crescente da sociedade local, em matéria de educação, às solicitações de descentralização e às transferências de competências do Ministério da Educação (ME) para os Municípios. Recorrendo a um estudo de caso com base em análise documental, entrevistas semiestruturadas e inquérito por questionário, partimos dos princípios teóricos – da retórica – e, recolhemos um conjunto vasto de dados empíricos que posteriormente confrontamos com as perceções de diferentes atores ligados à construção do PEM sobre as práticas. Desta confrontação resultaram discrepâncias assinaláveis entre o que alguns princípios teóricos estabelecem e o que os dados empíricos recolhidos nos dizem, nomeadamente no que diz respeito aos modos de regulação da educação, à autonomia das escolas, ao ideal de construção de uma cidade educadora ativa e participada e ao papel desempenhado pelo Conselho Municipal da Educação, entre outras. Na parte final deste trabalho salientam-se as principais conclusões e algumas sugestões.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-22
2016
2016-04-22T00:00:00Z
2017-03-06T10:17:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/21612
TID:201463121
url http://hdl.handle.net/10400.14/21612
identifier_str_mv TID:201463121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131868524707840