Projeto educativo municipal : da retórica às (perceções sobre as) práticas : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/21612 |
Resumo: | O objeto de estudo deste trabalho é um Projeto Educativo Municipal - PEM, enquanto resposta da autarquia à corresponsabilização crescente da sociedade local, em matéria de educação, às solicitações de descentralização e às transferências de competências do Ministério da Educação (ME) para os Municípios. Recorrendo a um estudo de caso com base em análise documental, entrevistas semiestruturadas e inquérito por questionário, partimos dos princípios teóricos – da retórica – e, recolhemos um conjunto vasto de dados empíricos que posteriormente confrontamos com as perceções de diferentes atores ligados à construção do PEM sobre as práticas. Desta confrontação resultaram discrepâncias assinaláveis entre o que alguns princípios teóricos estabelecem e o que os dados empíricos recolhidos nos dizem, nomeadamente no que diz respeito aos modos de regulação da educação, à autonomia das escolas, ao ideal de construção de uma cidade educadora ativa e participada e ao papel desempenhado pelo Conselho Municipal da Educação, entre outras. Na parte final deste trabalho salientam-se as principais conclusões e algumas sugestões. |
id |
RCAP_c94136a2d9c20937cf5d470742771fef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21612 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Projeto educativo municipal : da retórica às (perceções sobre as) práticas : um estudo de casoAutonomia das escolasDescentralizaçãoMunicípioPolítica educativaProjeto Educativo MunicipalSchool autonomyDecentralizationCity/regionEducational policiesMunicipal Educational ProjectDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO objeto de estudo deste trabalho é um Projeto Educativo Municipal - PEM, enquanto resposta da autarquia à corresponsabilização crescente da sociedade local, em matéria de educação, às solicitações de descentralização e às transferências de competências do Ministério da Educação (ME) para os Municípios. Recorrendo a um estudo de caso com base em análise documental, entrevistas semiestruturadas e inquérito por questionário, partimos dos princípios teóricos – da retórica – e, recolhemos um conjunto vasto de dados empíricos que posteriormente confrontamos com as perceções de diferentes atores ligados à construção do PEM sobre as práticas. Desta confrontação resultaram discrepâncias assinaláveis entre o que alguns princípios teóricos estabelecem e o que os dados empíricos recolhidos nos dizem, nomeadamente no que diz respeito aos modos de regulação da educação, à autonomia das escolas, ao ideal de construção de uma cidade educadora ativa e participada e ao papel desempenhado pelo Conselho Municipal da Educação, entre outras. Na parte final deste trabalho salientam-se as principais conclusões e algumas sugestões.The current thesis focuses on a Municipal Educational Project - PEM. Such type of project has been emerging nationwide out a growing decentralization desire by central governments, as well as by the growing desire of Municipal Authorities to take control of Education processes within their region of authority. Competencies previously allocated to a central Ministry of Education have gradually been transferred to the control of Municipal Authorities. The work focuses on one specific document-based case study. Through structured interviews, inquiries and questionnaires, we move from theoretical principles - the rhetorics - to collect a substantive set of empirical data that we confront with the theoretical principles - the practices. In this analysis process, we confront the various agents involved with a specific PEM with the real practices as they have been observed. We note significant discrepancies between what several theoretical principles establish for the various entities involved with a PEM and what reality as expressed by the empirical data determines and suggests. These discrepancies refer to the processes that regulate education, the autonomy of schools, the concept of ‘educational city’ and the role played by the Municipal Education Council, among others. To conclude the thesis, the main conclusions are summarized.Rocha, Maria Ilídia de Meireles Cabral daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPires, Maria Teresa Moreira Mateus2017-03-06T10:17:37Z2016-04-2220162016-04-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/21612TID:201463121porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:27:45Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21612Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:57.265374Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto educativo municipal : da retórica às (perceções sobre as) práticas : um estudo de caso |
title |
Projeto educativo municipal : da retórica às (perceções sobre as) práticas : um estudo de caso |
spellingShingle |
Projeto educativo municipal : da retórica às (perceções sobre as) práticas : um estudo de caso Pires, Maria Teresa Moreira Mateus Autonomia das escolas Descentralização Município Política educativa Projeto Educativo Municipal School autonomy Decentralization City/region Educational policies Municipal Educational Project Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Projeto educativo municipal : da retórica às (perceções sobre as) práticas : um estudo de caso |
title_full |
Projeto educativo municipal : da retórica às (perceções sobre as) práticas : um estudo de caso |
title_fullStr |
Projeto educativo municipal : da retórica às (perceções sobre as) práticas : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Projeto educativo municipal : da retórica às (perceções sobre as) práticas : um estudo de caso |
title_sort |
Projeto educativo municipal : da retórica às (perceções sobre as) práticas : um estudo de caso |
author |
Pires, Maria Teresa Moreira Mateus |
author_facet |
Pires, Maria Teresa Moreira Mateus |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rocha, Maria Ilídia de Meireles Cabral da Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Maria Teresa Moreira Mateus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autonomia das escolas Descentralização Município Política educativa Projeto Educativo Municipal School autonomy Decentralization City/region Educational policies Municipal Educational Project Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Autonomia das escolas Descentralização Município Política educativa Projeto Educativo Municipal School autonomy Decentralization City/region Educational policies Municipal Educational Project Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O objeto de estudo deste trabalho é um Projeto Educativo Municipal - PEM, enquanto resposta da autarquia à corresponsabilização crescente da sociedade local, em matéria de educação, às solicitações de descentralização e às transferências de competências do Ministério da Educação (ME) para os Municípios. Recorrendo a um estudo de caso com base em análise documental, entrevistas semiestruturadas e inquérito por questionário, partimos dos princípios teóricos – da retórica – e, recolhemos um conjunto vasto de dados empíricos que posteriormente confrontamos com as perceções de diferentes atores ligados à construção do PEM sobre as práticas. Desta confrontação resultaram discrepâncias assinaláveis entre o que alguns princípios teóricos estabelecem e o que os dados empíricos recolhidos nos dizem, nomeadamente no que diz respeito aos modos de regulação da educação, à autonomia das escolas, ao ideal de construção de uma cidade educadora ativa e participada e ao papel desempenhado pelo Conselho Municipal da Educação, entre outras. Na parte final deste trabalho salientam-se as principais conclusões e algumas sugestões. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-22 2016 2016-04-22T00:00:00Z 2017-03-06T10:17:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/21612 TID:201463121 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/21612 |
identifier_str_mv |
TID:201463121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131868524707840 |