Emoções e sentimentos nas experiências de aprendizagem no ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Sandra Marisa Simões Gaio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/18394
Resumo: No decorrer das investigações sobre as emoções relacionadas com a aprendizagem, Pekrun utiliza o termo emoções de desempenho para descrever as emoções vividas em contextos académicos (e.g., instruções na sala de aula, tarefas, exames, estudo e trabalhos de casa (Pekrun, 2000, 2006; Pekrun et al., 2002). As emoções correspondem, por exemplo, ao prazer sentido por se obter uma nota alta, ao tédio experimentado pelas instruções na sala de aula ou à frustração e raiva sentidas ao lidar com tarefas difíceis. Efklides ao investigar o afeto e aprendizagem desenvolve o construto de sentimentos metacognitivos que surgem no confronto com tarefas cognitivas (Efklides & Violet, 2005; 2011, 2006), como o sentimento de confiança, sentimento dificuldade, sentimento de satisfação, sentimento de facilidade e sentimento saber. A associação entre as componentes cognitivas e as emoções/sentimentos influencia a motivação, auto-regulação e o envolvimento na aprendizagem bem como a realização académica (Chaleta, 2013). O objetivo deste estudo é identificar e analisar as emoções/sentimentos vivenciadas nas experiências de aprendizagem por meio da adaptação do IESEA (Inventário de Emoções e Sentimentos nas Experiências de Aprendizagem) para uma amostra de 309 estudantes do 10º, 11º e 12º ano dos cursos da área Ciências e Tecnologias (N= 179 (57,9%), Ciências Sociais e Humanas (N= 91 (29,4%) e Ciências Humanísticas de Artes (N=39 (12,6 %). Os resultados mostram, de um modo geral, que o instrumento pode ser adoptado para o ensino secundário com uma estrutura de sete factores e que se encontram diferenças ao nível dos emoções/emoções nas experiências de aprendizagem quando se considera o género e o ano de frequência; ABSTRACT: Emotions and Feelings in Learning Experiences in Secondary Education In the course of the investigations into the emotions related to learning and academic achievement, Pekrun uses the term performance emotions to describe the emotions experienced in academic contexts (eg, classroom instructions, cognitive tasks, exams, study and homework) (Pekrun, 2000, 2006; Pekrun et al., 2002 ). Academic emotions correspond, for example, to the pleasure felt by obtaining a high score, the boredom experienced by the instructions given in the classroom or the frustration and anger felt by the student to handle certain difficult tasks. Efklides to investigate the affection and learning develops the construct of metacognitive feelings that arise in the confrontation of task processing (Efklides & Violet, 2005, 2011, 2006), such as feeling of knowing, feeling of difficulty,feeling of confidence, feeling of satisfaction, etc. The association between cognitive components and emotions / feelings influences motivation, self-regulation and involvement in learning and academic achievement (Chaleta, 2013). The aim of the current study is to identify and analyze emotions / feelings in learning experiences by the adaptation of IESEA (Inventory of Emotions and Feelings in Learning Experiences) for a sample of 309 students of the 10th, 11th and 12th year of Secondary Courses (Sciences and Technologies - N = 179 (57.9%); Social Sciences and Humanities (N = 91 (29.4%); Sciences Humanities and Arts (N = 39 (12.6%). The results show, generally, that the instrument may be adopted for the secondary education with a structure with a seven factors. We find significant differences in the emotion / feelings in learning experiences when we considering gender and year.
id RCAP_c9e3aa417b977de67c35fc9e62c7ea2b
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/18394
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Emoções e sentimentos nas experiências de aprendizagem no ensino secundárioEmoções e sentimentos académicosExperiências de aprendizagemIESEAEnsino secundárioAcademics emotions and feelingsIESEALearning experiencesSecondary educationNo decorrer das investigações sobre as emoções relacionadas com a aprendizagem, Pekrun utiliza o termo emoções de desempenho para descrever as emoções vividas em contextos académicos (e.g., instruções na sala de aula, tarefas, exames, estudo e trabalhos de casa (Pekrun, 2000, 2006; Pekrun et al., 2002). As emoções correspondem, por exemplo, ao prazer sentido por se obter uma nota alta, ao tédio experimentado pelas instruções na sala de aula ou à frustração e raiva sentidas ao lidar com tarefas difíceis. Efklides ao investigar o afeto e aprendizagem desenvolve o construto de sentimentos metacognitivos que surgem no confronto com tarefas cognitivas (Efklides & Violet, 2005; 2011, 2006), como o sentimento de confiança, sentimento dificuldade, sentimento de satisfação, sentimento de facilidade e sentimento saber. A associação entre as componentes cognitivas e as emoções/sentimentos influencia a motivação, auto-regulação e o envolvimento na aprendizagem bem como a realização académica (Chaleta, 2013). O objetivo deste estudo é identificar e analisar as emoções/sentimentos vivenciadas nas experiências de aprendizagem por meio da adaptação do IESEA (Inventário de Emoções e Sentimentos nas Experiências de Aprendizagem) para uma amostra de 309 estudantes do 10º, 11º e 12º ano dos cursos da área Ciências e Tecnologias (N= 179 (57,9%), Ciências Sociais e Humanas (N= 91 (29,4%) e Ciências Humanísticas de Artes (N=39 (12,6 %). Os resultados mostram, de um modo geral, que o instrumento pode ser adoptado para o ensino secundário com uma estrutura de sete factores e que se encontram diferenças ao nível dos emoções/emoções nas experiências de aprendizagem quando se considera o género e o ano de frequência; ABSTRACT: Emotions and Feelings in Learning Experiences in Secondary Education In the course of the investigations into the emotions related to learning and academic achievement, Pekrun uses the term performance emotions to describe the emotions experienced in academic contexts (eg, classroom instructions, cognitive tasks, exams, study and homework) (Pekrun, 2000, 2006; Pekrun et al., 2002 ). Academic emotions correspond, for example, to the pleasure felt by obtaining a high score, the boredom experienced by the instructions given in the classroom or the frustration and anger felt by the student to handle certain difficult tasks. Efklides to investigate the affection and learning develops the construct of metacognitive feelings that arise in the confrontation of task processing (Efklides & Violet, 2005, 2011, 2006), such as feeling of knowing, feeling of difficulty,feeling of confidence, feeling of satisfaction, etc. The association between cognitive components and emotions / feelings influences motivation, self-regulation and involvement in learning and academic achievement (Chaleta, 2013). The aim of the current study is to identify and analyze emotions / feelings in learning experiences by the adaptation of IESEA (Inventory of Emotions and Feelings in Learning Experiences) for a sample of 309 students of the 10th, 11th and 12th year of Secondary Courses (Sciences and Technologies - N = 179 (57.9%); Social Sciences and Humanities (N = 91 (29.4%); Sciences Humanities and Arts (N = 39 (12.6%). The results show, generally, that the instrument may be adopted for the secondary education with a structure with a seven factors. We find significant differences in the emotion / feelings in learning experiences when we considering gender and year.Universidade de Évora2016-05-12T10:17:39Z2016-05-122016-03-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/18394http://hdl.handle.net/10174/18394TID:201148560porDepartamento de Psicologiasandra_mateus2002@hotmail.com681Mateus, Sandra Marisa Simões Gaioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:06:32Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18394Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:18.510898Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Emoções e sentimentos nas experiências de aprendizagem no ensino secundário
title Emoções e sentimentos nas experiências de aprendizagem no ensino secundário
spellingShingle Emoções e sentimentos nas experiências de aprendizagem no ensino secundário
Mateus, Sandra Marisa Simões Gaio
Emoções e sentimentos académicos
Experiências de aprendizagem
IESEA
Ensino secundário
Academics emotions and feelings
IESEA
Learning experiences
Secondary education
title_short Emoções e sentimentos nas experiências de aprendizagem no ensino secundário
title_full Emoções e sentimentos nas experiências de aprendizagem no ensino secundário
title_fullStr Emoções e sentimentos nas experiências de aprendizagem no ensino secundário
title_full_unstemmed Emoções e sentimentos nas experiências de aprendizagem no ensino secundário
title_sort Emoções e sentimentos nas experiências de aprendizagem no ensino secundário
author Mateus, Sandra Marisa Simões Gaio
author_facet Mateus, Sandra Marisa Simões Gaio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateus, Sandra Marisa Simões Gaio
dc.subject.por.fl_str_mv Emoções e sentimentos académicos
Experiências de aprendizagem
IESEA
Ensino secundário
Academics emotions and feelings
IESEA
Learning experiences
Secondary education
topic Emoções e sentimentos académicos
Experiências de aprendizagem
IESEA
Ensino secundário
Academics emotions and feelings
IESEA
Learning experiences
Secondary education
description No decorrer das investigações sobre as emoções relacionadas com a aprendizagem, Pekrun utiliza o termo emoções de desempenho para descrever as emoções vividas em contextos académicos (e.g., instruções na sala de aula, tarefas, exames, estudo e trabalhos de casa (Pekrun, 2000, 2006; Pekrun et al., 2002). As emoções correspondem, por exemplo, ao prazer sentido por se obter uma nota alta, ao tédio experimentado pelas instruções na sala de aula ou à frustração e raiva sentidas ao lidar com tarefas difíceis. Efklides ao investigar o afeto e aprendizagem desenvolve o construto de sentimentos metacognitivos que surgem no confronto com tarefas cognitivas (Efklides & Violet, 2005; 2011, 2006), como o sentimento de confiança, sentimento dificuldade, sentimento de satisfação, sentimento de facilidade e sentimento saber. A associação entre as componentes cognitivas e as emoções/sentimentos influencia a motivação, auto-regulação e o envolvimento na aprendizagem bem como a realização académica (Chaleta, 2013). O objetivo deste estudo é identificar e analisar as emoções/sentimentos vivenciadas nas experiências de aprendizagem por meio da adaptação do IESEA (Inventário de Emoções e Sentimentos nas Experiências de Aprendizagem) para uma amostra de 309 estudantes do 10º, 11º e 12º ano dos cursos da área Ciências e Tecnologias (N= 179 (57,9%), Ciências Sociais e Humanas (N= 91 (29,4%) e Ciências Humanísticas de Artes (N=39 (12,6 %). Os resultados mostram, de um modo geral, que o instrumento pode ser adoptado para o ensino secundário com uma estrutura de sete factores e que se encontram diferenças ao nível dos emoções/emoções nas experiências de aprendizagem quando se considera o género e o ano de frequência; ABSTRACT: Emotions and Feelings in Learning Experiences in Secondary Education In the course of the investigations into the emotions related to learning and academic achievement, Pekrun uses the term performance emotions to describe the emotions experienced in academic contexts (eg, classroom instructions, cognitive tasks, exams, study and homework) (Pekrun, 2000, 2006; Pekrun et al., 2002 ). Academic emotions correspond, for example, to the pleasure felt by obtaining a high score, the boredom experienced by the instructions given in the classroom or the frustration and anger felt by the student to handle certain difficult tasks. Efklides to investigate the affection and learning develops the construct of metacognitive feelings that arise in the confrontation of task processing (Efklides & Violet, 2005, 2011, 2006), such as feeling of knowing, feeling of difficulty,feeling of confidence, feeling of satisfaction, etc. The association between cognitive components and emotions / feelings influences motivation, self-regulation and involvement in learning and academic achievement (Chaleta, 2013). The aim of the current study is to identify and analyze emotions / feelings in learning experiences by the adaptation of IESEA (Inventory of Emotions and Feelings in Learning Experiences) for a sample of 309 students of the 10th, 11th and 12th year of Secondary Courses (Sciences and Technologies - N = 179 (57.9%); Social Sciences and Humanities (N = 91 (29.4%); Sciences Humanities and Arts (N = 39 (12.6%). The results show, generally, that the instrument may be adopted for the secondary education with a structure with a seven factors. We find significant differences in the emotion / feelings in learning experiences when we considering gender and year.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-12T10:17:39Z
2016-05-12
2016-03-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/18394
http://hdl.handle.net/10174/18394
TID:201148560
url http://hdl.handle.net/10174/18394
identifier_str_mv TID:201148560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
sandra_mateus2002@hotmail.com
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136585176842240