Uma nota sobre a criação e utilização de jogos pedagógicos nas aulas de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ana Júlia Galrão
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14631
Resumo: Com esta investigação pretendemos contribuir para o melhoramento dos resultados de aprendizagem na área da Matemática dos alunos da turma do terceiro e quarto anos da Escola Básica do Primeiro Ciclo de Serra da Vila. Assim sendo, procurámos elaborar jogos de ensino e aprendizagem que permitissem criar nos alunos o gosto pela Matemática tornando as aprendizagens nesta área potencialmente significativas. Para o efeito, criámos e usámos jogos com base nos gostos e preferências que os alunos revelaram em actividades de ocupação de tempos livres e nas dificuldades que estes apresentaram na aplicação de alguns conceitos do programa de ensino. Tratar-se de um estudo quase-experimental, onde intervieram duas turmas do terceiro e quarto anos do Primeiro ciclo do Ensino Básico. A turma da escola da Serra da Vila funcionou como grupo experimental e a turma da escola da Bordinheira como grupo de controlo. Na parte final do trabalho, comparámos os resultados obtidos pelos alunos antes e depois da aplicação dos jogos e verificámos que após a utilização dos jogos nas aulas de Matemática houve uma mudança positiva nos resultados obtidos pelos alunos. Assim, concluímos que os jogos criados a partir dos interesses dos alunos, revelam algumas potencialidades no aperfeiçoamento da postura dos alunos, da turma em estudo face às aulas de Matemática, como também na obtenção de melhores resultados nas fichas de avaliação, permitindo o aumento do sucesso dos alunos nesta área; ABSTRACT: Com esta investigação pretendemos contribuir para o melhoramento dos resultados de aprendizagem na área da Matemática dos alunos da turma do terceiro e quarto anos da Escola Básica do Primeiro Ciclo de Serra da Vila. Assim sendo, procurámos elaborar jogos de ensino e aprendizagem que permitissem criar nos alunos o gosto pela Matemática tornando as aprendizagens nesta área potencialmente significativas. Para o efeito, criámos e usámos jogos com base nos gostos e preferências que os alunos revelaram em actividades de ocupação de tempos livres e nas dificuldades que estes apresentaram na aplicação de alguns conceitos do programa de ensino. Tratar-se de um estudo quase-experimental, onde intervieram duas turmas do terceiro e quarto anos do Primeiro ciclo do Ensino Básico. A turma da escola da Serra da Vila funcionou como grupo experimental e a turma da escola da Bordinheira como grupo de controlo. Na parte final do trabalho, comparámos os resultados obtidos pelos alunos antes e depois da aplicação dos jogos e verificámos que após a utilização dos jogos nas aulas de Matemática houve uma mudança positiva nos resultados obtidos pelos alunos. Assim, concluímos que os jogos criados a partir dos interesses dos alunos, revelam algumas potencialidades no aperfeiçoamento da postura dos alunos, da turma em estudo face às aulas de Matemática, como também na obtenção de melhores resultados nas fichas de avaliação, permitindo o aumento do sucesso dos alunos nesta área; ABSTRACT: With this research we intend to contribute for the improvement of mathematics’ learning results of the students of third and fourth grades of Elementary School of Serra da Vila . In this way, we tried to create pedagogical games to induce in pupils the motivation for learning this subject. With this purpose, we created and used games based on the preferences that students revealed in school and in the difficulties they have showed in the application of some curricular concepts. It is an almost-experimental study, where two classes from the third and fourth grades of Elementary schools participated. The class from Serra da Vila school worked as an experimental group and the class of Bordinheira school as a control one. In the final part of the work, we compare the results obtained by the students before and after the application of the games, and we found that after its use there was a positive change in their results. Thus, we concluded that these games created from tastes and preferences of pupils show some potential on improving pupils' attitude in the class under study towards math lessons, and also in obtaining better results in the evaluation tests, allowing to increase students’ success in this area.
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Tratar-se de um estudo quase-experimental, onde intervieram duas turmas do terceiro e quarto anos do Primeiro ciclo do Ensino Básico. A turma da escola da Serra da Vila funcionou como grupo experimental e a turma da escola da Bordinheira como grupo de controlo. Na parte final do trabalho, comparámos os resultados obtidos pelos alunos antes e depois da aplicação dos jogos e verificámos que após a utilização dos jogos nas aulas de Matemática houve uma mudança positiva nos resultados obtidos pelos alunos. Assim, concluímos que os jogos criados a partir dos interesses dos alunos, revelam algumas potencialidades no aperfeiçoamento da postura dos alunos, da turma em estudo face às aulas de Matemática, como também na obtenção de melhores resultados nas fichas de avaliação, permitindo o aumento do sucesso dos alunos nesta área; ABSTRACT: Com esta investigação pretendemos contribuir para o melhoramento dos resultados de aprendizagem na área da Matemática dos alunos da turma do terceiro e quarto anos da Escola Básica do Primeiro Ciclo de Serra da Vila. Assim sendo, procurámos elaborar jogos de ensino e aprendizagem que permitissem criar nos alunos o gosto pela Matemática tornando as aprendizagens nesta área potencialmente significativas. Para o efeito, criámos e usámos jogos com base nos gostos e preferências que os alunos revelaram em actividades de ocupação de tempos livres e nas dificuldades que estes apresentaram na aplicação de alguns conceitos do programa de ensino. 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The class from Serra da Vila school worked as an experimental group and the class of Bordinheira school as a control one. In the final part of the work, we compare the results obtained by the students before and after the application of the games, and we found that after its use there was a positive change in their results. 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