WebQuest e pedagogia para a autonomia: que relação?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho da Silva, José Luís
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Salé, Daniela
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/10423
Resumo: A WebQuest assenta numa metodologia que atribui ao aluno um papel activo no processo de ensinoaprendizagem. Argumentamos que a concretização deste papel é passível de estar orientada segundo os princípios de uma pedagogia para a autonomia em contexto escolar. A concepção de autonomia do aluno perfilhada é a seguinte: “competência para se desenvolver como participante autodeterminado, socialmente responsável e criticamente consciente em (e para além de) ambientes educativos, por referência a uma visão da educação como espaço de emancipação (inter)pessoal e transformação social”. Considera-se, ainda, que as potencialidades educativas proporcionadas pela WebQuest devem resultar de abordagens explícitas que permitam ao aluno a tomada de consciência das transformações nele ocorridas e/ou a definição das acções educativas a empreender para que elas se operem. Assim, as aprendizagens desejadas não podem ficar dependentes de abordagens implícitas. A assunção dos princípios educacionais enunciados conduziu à estruturação de uma grelha de análise de WebQuest’s. É enfatizado o papel do aluno na regulação da sua própria aprendizagem, através da participação na planificação e monitorização/avaliação da aprendizagem.
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