Pedagogia e nativos digitais: implicações do professor contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Sulamita da Silva e Souza
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6098
Resumo: A pesquisa parte da necessidade da reflexão de como a escola tem se apropriado das tecnologias para a melhoria na ação pedagógica. O mundo está globalizado e o professor do século XXI continua seu papel como mediador da aprendizagem. Para tanto apresenta-se o conceito de “nativo digital e “imigrante digital” a partir de Mark Prenski (2001). Foi utilizada uma metodologia de cunho qualitativo. Através de questionários ouviu-se a voz dos diferentes atores (professores e alunos) sobre a influência da tecnologia no cotidiano e as implicações pedagógicas em relação a ela, discutindo as competências necessárias do professor contemporâneo. Esse estudo tem caráter explicativo para compreender como o conceito de nativos e imigrantes digitais interagem na realidade de uma escola pública de Ensino Fundamental na cidade de Curitiba, PR, Brasil. Nesse contexto foi possível explicar o reconhecimento por parte dos professores do “aluno digital”. Embora práticas em relação às TIC sejam aplicadas, há a necessidade de maior capacitação e infraestrutura institucional para a ampliação da aplicabilidade dos recursos tecnológicos. Os professores “imigrantes digitais” são percebidos pelos alunos que afirmam que a tecnologia e a educação deviam caminhar juntas. Reafirma-se assim, uma nova era que exige do profissional da educação uma ampla visão do futuro. Ela é permeada com a utilização das TIC no intuito de uma educação com qualidade, a partir das habilidades, objetivam-se alunos mais críticos, eficientes e informados para responder as exigências do mundo contemporâneo. Através da pedagogia da parceria, professores e alunos aprendem uns com os outros.
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