Desenvolvimento das actividades competitivas das empresas na área comercial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Fernando
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.1994.186
Resumo: Procurarei dar, no princípio, uma ideia do que é e do que foi a evolução das actividades de Marketing em Portugal que já têm uma longa história. Deixem-me contar duas historietas: uma do mundo da banda desenhada, a outra de conteúdo mais histórico. - A primeira tem a ver com um autor de banda desenhada chamado Hergé, o autor das histórias do TinTin. Ele escreveu 20 e tal livros sobre assuntos passados em muitos países diferentes e inventou centenas de personagens. No meio daquela confusão apareceu lá um português que é o senhor Oliveira da Figueira, um comerciante das sete partidas do mundo. É uma figura simpática, que ajuda o herói dessas aventuras, mas é uma figura dedicada ao comércio. Aparentemente Hergé, que recolheu informação sobre "n" povos do mundo, ao olhar para os portugueses apanhou esta nossa faceta comercial e retratou o povo português através desta figura. Penso que, de certa forma, os Portugueses têm algum jeito inato para o comércio. - A segunda historieta é que nós somos um povo descobridor, em que a actividade comercial representou algo muito importante na nossa História. É evidente que o pico já foi há 500 anos atrás, mas ao longo da História há vários episódios que reforçam esta ideia. Direi que, nessa altura, tínhamos uma visão moderna do comércio internacional (hoje utilizamos a palavra global, que é uma palavra agora muito em moda). E não se pense que o comércio português era só entre a Metrópole e as colónias: onde quer que estivéssemos, encontrávamos oportunidades de fazer negócio, de uma forma extremamente rentável para ambos os lados.
id RCAP_caf22d3b8c41a438703760ec4eabf007
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/186
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento das actividades competitivas das empresas na área comercialProcurarei dar, no princípio, uma ideia do que é e do que foi a evolução das actividades de Marketing em Portugal que já têm uma longa história. Deixem-me contar duas historietas: uma do mundo da banda desenhada, a outra de conteúdo mais histórico. - A primeira tem a ver com um autor de banda desenhada chamado Hergé, o autor das histórias do TinTin. Ele escreveu 20 e tal livros sobre assuntos passados em muitos países diferentes e inventou centenas de personagens. No meio daquela confusão apareceu lá um português que é o senhor Oliveira da Figueira, um comerciante das sete partidas do mundo. É uma figura simpática, que ajuda o herói dessas aventuras, mas é uma figura dedicada ao comércio. Aparentemente Hergé, que recolheu informação sobre "n" povos do mundo, ao olhar para os portugueses apanhou esta nossa faceta comercial e retratou o povo português através desta figura. Penso que, de certa forma, os Portugueses têm algum jeito inato para o comércio. - A segunda historieta é que nós somos um povo descobridor, em que a actividade comercial representou algo muito importante na nossa História. É evidente que o pico já foi há 500 anos atrás, mas ao longo da História há vários episódios que reforçam esta ideia. Direi que, nessa altura, tínhamos uma visão moderna do comércio internacional (hoje utilizamos a palavra global, que é uma palavra agora muito em moda). E não se pense que o comércio português era só entre a Metrópole e as colónias: onde quer que estivéssemos, encontrávamos oportunidades de fazer negócio, de uma forma extremamente rentável para ambos os lados.Universidade Católica Portuguesa1994-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.1994.186oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/186Gestão e Desenvolvimento; No 3 (1994); 23-35Gestão e Desenvolvimento; n. 3 (1994); 23-352184-56380872-556X10.7559/gestaoedesenvolvimento.1994.3reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/186https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.1994.186https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/186/173Direitos de Autor (c) 1994 Fernando Nascimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Fernando2022-09-23T15:47:11Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/186Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:04:30.528707Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento das actividades competitivas das empresas na área comercial
title Desenvolvimento das actividades competitivas das empresas na área comercial
spellingShingle Desenvolvimento das actividades competitivas das empresas na área comercial
Nascimento, Fernando
title_short Desenvolvimento das actividades competitivas das empresas na área comercial
title_full Desenvolvimento das actividades competitivas das empresas na área comercial
title_fullStr Desenvolvimento das actividades competitivas das empresas na área comercial
title_full_unstemmed Desenvolvimento das actividades competitivas das empresas na área comercial
title_sort Desenvolvimento das actividades competitivas das empresas na área comercial
author Nascimento, Fernando
author_facet Nascimento, Fernando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Fernando
description Procurarei dar, no princípio, uma ideia do que é e do que foi a evolução das actividades de Marketing em Portugal que já têm uma longa história. Deixem-me contar duas historietas: uma do mundo da banda desenhada, a outra de conteúdo mais histórico. - A primeira tem a ver com um autor de banda desenhada chamado Hergé, o autor das histórias do TinTin. Ele escreveu 20 e tal livros sobre assuntos passados em muitos países diferentes e inventou centenas de personagens. No meio daquela confusão apareceu lá um português que é o senhor Oliveira da Figueira, um comerciante das sete partidas do mundo. É uma figura simpática, que ajuda o herói dessas aventuras, mas é uma figura dedicada ao comércio. Aparentemente Hergé, que recolheu informação sobre "n" povos do mundo, ao olhar para os portugueses apanhou esta nossa faceta comercial e retratou o povo português através desta figura. Penso que, de certa forma, os Portugueses têm algum jeito inato para o comércio. - A segunda historieta é que nós somos um povo descobridor, em que a actividade comercial representou algo muito importante na nossa História. É evidente que o pico já foi há 500 anos atrás, mas ao longo da História há vários episódios que reforçam esta ideia. Direi que, nessa altura, tínhamos uma visão moderna do comércio internacional (hoje utilizamos a palavra global, que é uma palavra agora muito em moda). E não se pense que o comércio português era só entre a Metrópole e as colónias: onde quer que estivéssemos, encontrávamos oportunidades de fazer negócio, de uma forma extremamente rentável para ambos os lados.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.1994.186
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/186
url https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.1994.186
identifier_str_mv oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/186
https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.1994.186
https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/186/173
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 1994 Fernando Nascimento
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 1994 Fernando Nascimento
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv Gestão e Desenvolvimento; No 3 (1994); 23-35
Gestão e Desenvolvimento; n. 3 (1994); 23-35
2184-5638
0872-556X
10.7559/gestaoedesenvolvimento.1994.3
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130507533877248