Continuidade e renovação: ideologia e utopia de uma novidade pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/25673 |
Resumo: | Este artigo problematiza a relação entre utopia e educação na dimensão de possibilidade desejável e afirma a necessidade de limites éticos a uma perspectiva perfeccionista, identifica a complementaridade da utopia e da ideologia e realça a importância do “novo” na afirmação de uma proposta alternativa à pedagogia vigente. Depois, enquadra a novidade da “escola por medida” no âmbito da visão educativa da Educação Nova, distinguindo o modelo e as suas concretizações. Por fim, afirma a necessidade de atualização desta ideiade justiça educativa de acordo com a época que vivemos e a identidade narrativa da comunidade em que a escola se insere |
id |
RCAP_cb0ef2ae8ba7749967ec45466b847eb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25673 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Continuidade e renovação: ideologia e utopia de uma novidade pedagógicaUtopiaIdeologiaEscola por medidaJustiça educativaIdeologyTailored learningEducational justiceEste artigo problematiza a relação entre utopia e educação na dimensão de possibilidade desejável e afirma a necessidade de limites éticos a uma perspectiva perfeccionista, identifica a complementaridade da utopia e da ideologia e realça a importância do “novo” na afirmação de uma proposta alternativa à pedagogia vigente. Depois, enquadra a novidade da “escola por medida” no âmbito da visão educativa da Educação Nova, distinguindo o modelo e as suas concretizações. Por fim, afirma a necessidade de atualização desta ideiade justiça educativa de acordo com a época que vivemos e a identidade narrativa da comunidade em que a escola se insereThis article discusses the relation between utopia and education in the dimension of desirable possibility, affirms the necessity of ethical limits to a perfectionist perspective, identifies the complementarity of utopia and ideology, and highlights the importance of the "new" for establishing an alternative proposal to the current pedagogy. Then, it analyse the novelty of the "tailored learning" within the scope of the educational vision of the New Education distinguishing the model and its concretizations. Finally, it affirms the need to update this idea of educational justice adjusting it to the current time and the narrative identity of the community in which the school is insertedVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAraújo, Joaquim Machado deAraújo, Alberto Filipe2018-09-12T14:50:05Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/25673porMachado, J., Araújo, A. F. (2018). Continuidade e renovação: ideologia e utopia de uma novidade pedagógica. EDUCA - International Catholic Journal of Education, 4, 7-222183-5136info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:31:03Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25673Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:20:27.955424Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Continuidade e renovação: ideologia e utopia de uma novidade pedagógica |
title |
Continuidade e renovação: ideologia e utopia de uma novidade pedagógica |
spellingShingle |
Continuidade e renovação: ideologia e utopia de uma novidade pedagógica Araújo, Joaquim Machado de Utopia Ideologia Escola por medida Justiça educativa Ideology Tailored learning Educational justice |
title_short |
Continuidade e renovação: ideologia e utopia de uma novidade pedagógica |
title_full |
Continuidade e renovação: ideologia e utopia de uma novidade pedagógica |
title_fullStr |
Continuidade e renovação: ideologia e utopia de uma novidade pedagógica |
title_full_unstemmed |
Continuidade e renovação: ideologia e utopia de uma novidade pedagógica |
title_sort |
Continuidade e renovação: ideologia e utopia de uma novidade pedagógica |
author |
Araújo, Joaquim Machado de |
author_facet |
Araújo, Joaquim Machado de Araújo, Alberto Filipe |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Alberto Filipe |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Joaquim Machado de Araújo, Alberto Filipe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Utopia Ideologia Escola por medida Justiça educativa Ideology Tailored learning Educational justice |
topic |
Utopia Ideologia Escola por medida Justiça educativa Ideology Tailored learning Educational justice |
description |
Este artigo problematiza a relação entre utopia e educação na dimensão de possibilidade desejável e afirma a necessidade de limites éticos a uma perspectiva perfeccionista, identifica a complementaridade da utopia e da ideologia e realça a importância do “novo” na afirmação de uma proposta alternativa à pedagogia vigente. Depois, enquadra a novidade da “escola por medida” no âmbito da visão educativa da Educação Nova, distinguindo o modelo e as suas concretizações. Por fim, afirma a necessidade de atualização desta ideiade justiça educativa de acordo com a época que vivemos e a identidade narrativa da comunidade em que a escola se insere |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-12T14:50:05Z 2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/25673 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/25673 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Machado, J., Araújo, A. F. (2018). Continuidade e renovação: ideologia e utopia de uma novidade pedagógica. EDUCA - International Catholic Journal of Education, 4, 7-22 2183-5136 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131902304583680 |