A estudar e a trabalhar: as disposições e os percursos de estagiárias de um mestrado em educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Cláudia Sofia Gonçalves Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16223
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
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spelling A estudar e a trabalhar: as disposições e os percursos de estagiárias de um mestrado em educação pré-escolarEducação de InfânciaTrabalhador estudantePrática profissional supervisionadaDesafiosChildhood educationWorker studentSupervised professional practiceChallengesRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada (PPS) II, presente no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar (MEPE) na Escola Superior de Educação de Lisboa e procura retratar de um modo reflexivo o percurso e os desafios enfrentados por trabalhadoras-estudantes a frequentar o MEPE. A problemática da investigação “A Estudar e a Trabalhar: As disposições e percursos de estagiárias de um Mestrado em Educação Pré-escolar” surgiu a partir de inquietações pessoais e reflexões tidas no decorrer da PPS, nomeadamente querer retratar as dificuldades sentidas por colegas que se encontravam na situação de trabalhadoras-estudantes, que também era a minha, e estabelecer relação entre essa condição e a prática pedagógica. Os contributos da Sociologia, disciplina com a qual as Ciências da Educação dialoga, fundamentam a definição dos objetivos para esta pesquisa: i) analisar o percurso e as disposições de estagiárias que frequentam um MEPE na sua condição de trabalhadoras-estudantes e ii) identificar as dificuldades sentidas por trabalhadoras-estudantes, enquanto realizaram a PPS I e II. Metodologicamente optou-se por uma investigação qualitativa, correspondente a um estudo de caso, eticamente situado. Para a sua concretização, as técnicas de recolha de dados utilizada foram a entrevista e a análise documental. A análise de conteúdo qualitativa permite afirmar que são diversos os desafios diariamente enfrentados por TE, os quais são analisados e descritos. Será também apresentada uma reflexão sobre a construção da profissionalidade, onde explicito o que quero ser como Educadora de Infância, onde a observação, a reflexão e a investigação tomam lugar privilegiado.ABSTRACT The present report comes within the Curricular Unit - Supervised Professional Practice (SPP) II, included in the study plan of the master’s degree in Pre-School Education at the School of Education and seeks to reflect in a reflexive way the path and challenges faced by working students attending the master. The problem of the research “Studying and Working: The dispositions and paths of interns of a Master's Degree in Pre-School Education” arose from personal concerns and reflections during the SPP, namely wanting to portray the difficulties felt by colleagues who they found themselves in the situation of working-students, which was also mine, and to establish a relationship between the condition and the pedagogical practice. The contributions of Sociology, a discipline with which Educational Sciences dialogues, underlie the definition of the objectives for this research: i) to analyze the path and dispositions of interns who attend a master’s degree in Preschool Education in their condition as workers- students and ii) to identify the difficulties felt by student workers while taking SPP I and II. Methodologically, a qualitative investigation was chosen, corresponding to a case study, ethically situated. For its implementation, the data collection technique used was the interview, along with document analysis. Qualitative content analysis allows us to state that there are several challenges faced daily by ET, which are analyzed and described. A reflection on the construction of professionalism will also be presented, where I explain what I want to be as an educator, where observation, reflection and research take a privileged place.Tomás, Catarina AlmeidaRCIPLGil, Cláudia Sofia Gonçalves Pereira2023-06-07T08:44:18Z2023-04-282023-04-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16223TID:203308999porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:14:39Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16223Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:47.920443Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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