A inovação e competitividade na cadeia de valor da moda: parte II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/45500 |
Resumo: | A cadeia de valor da moda em Portugal apresenta, nos últimos indicadores económicos conhecidos (2014 e 2015), um desempenho notável no contexto da indústria portuguesa. A importância dada à exportação por parte dos agentes políticos nacionais é fortemente destacada na balança comercial bastante positiva apresentada pelos setores da ITV e do calçado. A inovação contribui decisivamente para os resultados apresentados pelas empresas e está presente em todos os documentos estratégicos das diferentes organizações setoriais. Os indicadores económicos observados num estudo e apresentados nos dois artigos são bastante elucidativos, em particular o “rácio volume de negócios/nº de trabalhadores”, apresentando valores que evidenciam a existência de uma relação com a tipologia e forma como as empresas assumem estrategicamente a inovação. O presente artigo apresenta uma análise da inovação em empresas de calçado inovadoras, concretizada através de uma pesquisa de natureza qualitativa em sete empresas do cluster do calçado. A APICCAPS foi um parceiro importante e determinante na definição da amostra das empresas a estudar na investigação. A competitividade e a sua relação com a inovação é descrita neste segundo artigo (PARTE II), sendo proposto um modelo que relaciona várias componentes presentes no estudo. A estratégia de inovação seguida pelas empresas e as estratégias competitivas genéricas (tipologia de Porter) são consideradas em separado no artigo. |
id |
RCAP_cb16a505427c34225861f46824b6006b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45500 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A inovação e competitividade na cadeia de valor da moda: parte IICadeia de valor da modaInovaçãoManual de OsloEstratégias competitivasCompetitividadeFashion value chainInnovationOslo manualCompetitive strategyCompetitivenessEngenharia e Tecnologia::Engenharia dos MateriaisA cadeia de valor da moda em Portugal apresenta, nos últimos indicadores económicos conhecidos (2014 e 2015), um desempenho notável no contexto da indústria portuguesa. A importância dada à exportação por parte dos agentes políticos nacionais é fortemente destacada na balança comercial bastante positiva apresentada pelos setores da ITV e do calçado. A inovação contribui decisivamente para os resultados apresentados pelas empresas e está presente em todos os documentos estratégicos das diferentes organizações setoriais. Os indicadores económicos observados num estudo e apresentados nos dois artigos são bastante elucidativos, em particular o “rácio volume de negócios/nº de trabalhadores”, apresentando valores que evidenciam a existência de uma relação com a tipologia e forma como as empresas assumem estrategicamente a inovação. O presente artigo apresenta uma análise da inovação em empresas de calçado inovadoras, concretizada através de uma pesquisa de natureza qualitativa em sete empresas do cluster do calçado. A APICCAPS foi um parceiro importante e determinante na definição da amostra das empresas a estudar na investigação. A competitividade e a sua relação com a inovação é descrita neste segundo artigo (PARTE II), sendo proposto um modelo que relaciona várias componentes presentes no estudo. A estratégia de inovação seguida pelas empresas e as estratégias competitivas genéricas (tipologia de Porter) são consideradas em separado no artigo.Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)info:eu-repo/semantics/publishedVersionAssociação Portuguesa dos Engenheiros e Técnicos Têxteis (APETT)Universidade do MinhoMarques, António Manuel Dinis RibeiroGuedes, Maria da Graça2017-032017-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45500porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:46:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45500Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:44:59.043835Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inovação e competitividade na cadeia de valor da moda: parte II |
title |
A inovação e competitividade na cadeia de valor da moda: parte II |
spellingShingle |
A inovação e competitividade na cadeia de valor da moda: parte II Marques, António Manuel Dinis Ribeiro Cadeia de valor da moda Inovação Manual de Oslo Estratégias competitivas Competitividade Fashion value chain Innovation Oslo manual Competitive strategy Competitiveness Engenharia e Tecnologia::Engenharia dos Materiais |
title_short |
A inovação e competitividade na cadeia de valor da moda: parte II |
title_full |
A inovação e competitividade na cadeia de valor da moda: parte II |
title_fullStr |
A inovação e competitividade na cadeia de valor da moda: parte II |
title_full_unstemmed |
A inovação e competitividade na cadeia de valor da moda: parte II |
title_sort |
A inovação e competitividade na cadeia de valor da moda: parte II |
author |
Marques, António Manuel Dinis Ribeiro |
author_facet |
Marques, António Manuel Dinis Ribeiro Guedes, Maria da Graça |
author_role |
author |
author2 |
Guedes, Maria da Graça |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, António Manuel Dinis Ribeiro Guedes, Maria da Graça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cadeia de valor da moda Inovação Manual de Oslo Estratégias competitivas Competitividade Fashion value chain Innovation Oslo manual Competitive strategy Competitiveness Engenharia e Tecnologia::Engenharia dos Materiais |
topic |
Cadeia de valor da moda Inovação Manual de Oslo Estratégias competitivas Competitividade Fashion value chain Innovation Oslo manual Competitive strategy Competitiveness Engenharia e Tecnologia::Engenharia dos Materiais |
description |
A cadeia de valor da moda em Portugal apresenta, nos últimos indicadores económicos conhecidos (2014 e 2015), um desempenho notável no contexto da indústria portuguesa. A importância dada à exportação por parte dos agentes políticos nacionais é fortemente destacada na balança comercial bastante positiva apresentada pelos setores da ITV e do calçado. A inovação contribui decisivamente para os resultados apresentados pelas empresas e está presente em todos os documentos estratégicos das diferentes organizações setoriais. Os indicadores económicos observados num estudo e apresentados nos dois artigos são bastante elucidativos, em particular o “rácio volume de negócios/nº de trabalhadores”, apresentando valores que evidenciam a existência de uma relação com a tipologia e forma como as empresas assumem estrategicamente a inovação. O presente artigo apresenta uma análise da inovação em empresas de calçado inovadoras, concretizada através de uma pesquisa de natureza qualitativa em sete empresas do cluster do calçado. A APICCAPS foi um parceiro importante e determinante na definição da amostra das empresas a estudar na investigação. A competitividade e a sua relação com a inovação é descrita neste segundo artigo (PARTE II), sendo proposto um modelo que relaciona várias componentes presentes no estudo. A estratégia de inovação seguida pelas empresas e as estratégias competitivas genéricas (tipologia de Porter) são consideradas em separado no artigo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03 2017-03-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/45500 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/45500 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa dos Engenheiros e Técnicos Têxteis (APETT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa dos Engenheiros e Técnicos Têxteis (APETT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133012911194112 |