O designer de produto como elemento de ligação nas equipas multidisciplinares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montagna, Gianni
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Carvalho, Cristina, Carvalho, Helder, Catarino, André P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/21947
Resumo: A possibilidade de manter os mais importantes elementos do design criados pelo designer será possível através de uma mistura de estratégia e conhecimento que o designer deverá ser capaz de gerir da maneira mais proveitosa. O comportamento individual e reservado, geralmente assumido e projetado aos outros intervenientes no processo de desenvolvimento de novos produtos, por parte do designer, já não são suficientes para enfrentar as necessidades cada vez mais competitivas da indústria e do mercado. As ideias e os conceitos que podem ser transmitidas ao designer por um grupo de trabalho permitem a aquisição de múltiplas visões acerca do mesmo objeto em termos de conceito, utilização, produção e mercado, que seriam impossíveis de serem fornecidas por um único indivíduo devido a uma observação subjetiva e à limitação de experiências. A metodologia da investigação multidisciplinar é, sem dúvida, o caminho mais importante a seguir e deverá ser introduzido no ensino de design das escolas desde o princípio e especialmente desde que o acordo de Bolonha veio reduzir drasticamente as horas de contato entre alunos e docentes.
id RCAP_cb495bfc4d09404e67efb2eb72c468a1
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21947
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O designer de produto como elemento de ligação nas equipas multidisciplinaresThe product designer as a connecting element in multidisciplinary teamsDesign conceptualInvestigação multidisciplinarDesign e tecnologiasEnsino do designMetodologia do designA possibilidade de manter os mais importantes elementos do design criados pelo designer será possível através de uma mistura de estratégia e conhecimento que o designer deverá ser capaz de gerir da maneira mais proveitosa. O comportamento individual e reservado, geralmente assumido e projetado aos outros intervenientes no processo de desenvolvimento de novos produtos, por parte do designer, já não são suficientes para enfrentar as necessidades cada vez mais competitivas da indústria e do mercado. As ideias e os conceitos que podem ser transmitidas ao designer por um grupo de trabalho permitem a aquisição de múltiplas visões acerca do mesmo objeto em termos de conceito, utilização, produção e mercado, que seriam impossíveis de serem fornecidas por um único indivíduo devido a uma observação subjetiva e à limitação de experiências. A metodologia da investigação multidisciplinar é, sem dúvida, o caminho mais importante a seguir e deverá ser introduzido no ensino de design das escolas desde o princípio e especialmente desde que o acordo de Bolonha veio reduzir drasticamente as horas de contato entre alunos e docentes.(undefined)Edições Universitárias LusófonasUniversidade do MinhoMontagna, GianniCarvalho, CristinaCarvalho, HelderCatarino, André P.2012-072012-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/21947por1645-72501646-401Xhttp://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/2940info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21947Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:21.351636Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O designer de produto como elemento de ligação nas equipas multidisciplinares
The product designer as a connecting element in multidisciplinary teams
title O designer de produto como elemento de ligação nas equipas multidisciplinares
spellingShingle O designer de produto como elemento de ligação nas equipas multidisciplinares
Montagna, Gianni
Design conceptual
Investigação multidisciplinar
Design e tecnologias
Ensino do design
Metodologia do design
title_short O designer de produto como elemento de ligação nas equipas multidisciplinares
title_full O designer de produto como elemento de ligação nas equipas multidisciplinares
title_fullStr O designer de produto como elemento de ligação nas equipas multidisciplinares
title_full_unstemmed O designer de produto como elemento de ligação nas equipas multidisciplinares
title_sort O designer de produto como elemento de ligação nas equipas multidisciplinares
author Montagna, Gianni
author_facet Montagna, Gianni
Carvalho, Cristina
Carvalho, Helder
Catarino, André P.
author_role author
author2 Carvalho, Cristina
Carvalho, Helder
Catarino, André P.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Montagna, Gianni
Carvalho, Cristina
Carvalho, Helder
Catarino, André P.
dc.subject.por.fl_str_mv Design conceptual
Investigação multidisciplinar
Design e tecnologias
Ensino do design
Metodologia do design
topic Design conceptual
Investigação multidisciplinar
Design e tecnologias
Ensino do design
Metodologia do design
description A possibilidade de manter os mais importantes elementos do design criados pelo designer será possível através de uma mistura de estratégia e conhecimento que o designer deverá ser capaz de gerir da maneira mais proveitosa. O comportamento individual e reservado, geralmente assumido e projetado aos outros intervenientes no processo de desenvolvimento de novos produtos, por parte do designer, já não são suficientes para enfrentar as necessidades cada vez mais competitivas da indústria e do mercado. As ideias e os conceitos que podem ser transmitidas ao designer por um grupo de trabalho permitem a aquisição de múltiplas visões acerca do mesmo objeto em termos de conceito, utilização, produção e mercado, que seriam impossíveis de serem fornecidas por um único indivíduo devido a uma observação subjetiva e à limitação de experiências. A metodologia da investigação multidisciplinar é, sem dúvida, o caminho mais importante a seguir e deverá ser introduzido no ensino de design das escolas desde o princípio e especialmente desde que o acordo de Bolonha veio reduzir drasticamente as horas de contato entre alunos e docentes.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07
2012-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/21947
url http://hdl.handle.net/1822/21947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-7250
1646-401X
http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/2940
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132231265943552