Relatório de estágio de qualificação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Craveiro, Ana Rita Moita
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8278
Resumo: Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório de estágio de qualificação profissional tem como objetivo relatar as dificuldades e conquistas pelas quais a mestranda passou durante a prática pedagógica supervisionada no pré-escolar, no decorrer do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Porto. Este relatório descreve algumas das atividades desenvolvidas, as estratégias de formação e desenvolvimento profissional às quais a mestranda fez recurso, bem como os diversos modelos curriculares onde se apoiou para criar o seu próprio modelo. A mestranda desenvolveu ainda as relações jardim-de-infância- família bem como as relações com a equipa educativa.
id RCAP_cb588ff5a5bf7fa904d37e510ef05c38
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8278
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de qualificação profissionalReflexãoMetodologia de projetoRelação família-jardimReflectionMethodology’s projectRelation kinder gardenfamilyEducação pré-escolarEnsino do 1ºciclo do ensino básicoDesenvolvimento profissionalInvestigação-açãoPreschool educationFirst basic cycle of education teachingProfessional developmentResearch-actionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório de estágio de qualificação profissional tem como objetivo relatar as dificuldades e conquistas pelas quais a mestranda passou durante a prática pedagógica supervisionada no pré-escolar, no decorrer do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Porto. Este relatório descreve algumas das atividades desenvolvidas, as estratégias de formação e desenvolvimento profissional às quais a mestranda fez recurso, bem como os diversos modelos curriculares onde se apoiou para criar o seu próprio modelo. A mestranda desenvolveu ainda as relações jardim-de-infância- família bem como as relações com a equipa educativa.Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: This report stage of qualification aims to report the difficulties and achievements for which the graduate student spent during supervised teaching practice in pre-school, during the Masters in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education in Escola Superior de Educação do Porto. This report describes some of the activities, strategies for training and professional development to which the graduate student did feature as well as the various curricular models which relied to create her own template. The graduate student also developed relations kindergarden-family as well as relations with the educational team.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Na sequência da realização da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada no 1ºCiclo do Ensino Básico, inserida no ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, surge este relatório que apresenta o desenvolvimento da prática pedagógica em duas valências: em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo Ensino Básico. Este relatório explana as bases que sustentaram as ações da mestranda nos dois estágios de qualificação profissional. Sendo essas conduzidas pelo princípio metodológico investigação-ação tornando-se relevante no desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda. Neste sentido, a observação, planificação, ação e reflexão foram etapas que sustentaram o crescimento formativo da mestranda nos contextos de estágio. A mobilização e a articulação de saberes científicos, pedagógicos, didáticos e culturais, promoveram a construção de um perfil docente hábil na prática e na reflexão crítica. Deste modo, este percurso formativo permitiu a compreensão dos processos de ensino e de aprendizagem, pela prática refletida, estimulando a construção do conhecimento. Nesta compreensão, a mestranda desenvolveu conhecimentos na utilização de instrumentos que empreendem e mobilizam estratégias capazes de motivar os alunos e de responder com eficácia à missão da escola e às exigências sociais. Porém, além desta preparação para os desafios dos contextos, o professor deve ter sempre presente a necessidade da formação ao longo da vida, no sentido de acompanhar a evolução social e geracional.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Following the completion of the courses of Teaching Practice Supervised the First Basic Cycle of Education, inserted into de cycle in the Masters in Preschool Education and First Basic Cycle of Education Teaching, comes this report that presents the development of teaching practice in two valences: in Preschool Education and the First Basic Cycle of Education Teaching. This report explains the basis on which the graduate student expounded her actions during the two traineeships of qualification. Those were conducted by the methodological principle research-action, present during the whole process, being relevant to the graduate student’s personal and professional developments. In this sense, observation, planning, action and reflection or evaluation were steps that supported the graduate student training’s growth in the contexts of traineeship. The mobilization and articulation of scientific, pedagogical, didactic and cultural knowledge, promoted the construction of a skilled teacher profile in practical action and critical reflection. Thus, this formation process allowed the understanding of the process of teaching and learning practice reflected by stimulating the construction of knowledge. This way, the graduate student has developed expertise in the use of instruments that undertake and mobilized strategies to move worlds, as this is the world that she will have to face. Beyond preparation for the challenges of contexts, the teacher must have in mind the need for lifelong training, in order to keep up with social and generational evolutionInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCraveiro, Ana Rita Moita2016-06-01T14:33:04Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8278TID:201173220porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-07T01:46:25Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8278Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:07.952992Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de qualificação profissional
title Relatório de estágio de qualificação profissional
spellingShingle Relatório de estágio de qualificação profissional
Craveiro, Ana Rita Moita
Reflexão
Metodologia de projeto
Relação família-jardim
Reflection
Methodology’s project
Relation kinder gardenfamily
Educação pré-escolar
Ensino do 1ºciclo do ensino básico
Desenvolvimento profissional
Investigação-ação
Preschool education
First basic cycle of education teaching
Professional development
Research-action
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio de qualificação profissional
title_full Relatório de estágio de qualificação profissional
title_fullStr Relatório de estágio de qualificação profissional
title_full_unstemmed Relatório de estágio de qualificação profissional
title_sort Relatório de estágio de qualificação profissional
author Craveiro, Ana Rita Moita
author_facet Craveiro, Ana Rita Moita
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Craveiro, Ana Rita Moita
dc.subject.por.fl_str_mv Reflexão
Metodologia de projeto
Relação família-jardim
Reflection
Methodology’s project
Relation kinder gardenfamily
Educação pré-escolar
Ensino do 1ºciclo do ensino básico
Desenvolvimento profissional
Investigação-ação
Preschool education
First basic cycle of education teaching
Professional development
Research-action
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Reflexão
Metodologia de projeto
Relação família-jardim
Reflection
Methodology’s project
Relation kinder gardenfamily
Educação pré-escolar
Ensino do 1ºciclo do ensino básico
Desenvolvimento profissional
Investigação-ação
Preschool education
First basic cycle of education teaching
Professional development
Research-action
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório de estágio de qualificação profissional tem como objetivo relatar as dificuldades e conquistas pelas quais a mestranda passou durante a prática pedagógica supervisionada no pré-escolar, no decorrer do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Porto. Este relatório descreve algumas das atividades desenvolvidas, as estratégias de formação e desenvolvimento profissional às quais a mestranda fez recurso, bem como os diversos modelos curriculares onde se apoiou para criar o seu próprio modelo. A mestranda desenvolveu ainda as relações jardim-de-infância- família bem como as relações com a equipa educativa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-06-01T14:33:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8278
TID:201173220
url http://hdl.handle.net/10400.22/8278
identifier_str_mv TID:201173220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131388009512960