Estruturação e verbalização no conhecimento social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bergamin, Maria Dulce B.
Data de Publicação: 1986
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/2126
Resumo: Cento e quarenta crianças de seis a doze anos de idade foram individualmente observadas através da técnica de colocação de bonecos. Numa primeira tarefa foram solicitadas a arrumar um conjunto de 15 bonecos sobre uma folha de papel, explicando quem eram e o que faziam os bonecos. Noutra tarefa deviam escolher dois bonecos quaisquer e colocá-los sobre o papel supondo que conversavam e que mantinham entre si diferentes tipos de relação social. Mediu-se a distância que separava os bonecos em cada uma destas relações propostas, e o resultado foi submetido ao Teste de Friedman, não revelando diferenças significativas entre as situações de relação social propostas, nem entre as faixas etárias observadas. A colocação de bonecos na primeira tarefa revelou padrões de organização que variam conforme o grau de desenvolvimento psicológico da criança. A partir de uma organização incipiente aos 6 anos, evolui para a formação de uma «fila» aos 7-8, seguida do «agregado» que predomina aos 9, e dá lugar à formação de pequenos grupos em interacção face a face após os 10 anos. Estes dados foram discutidos nos termos da teoria de Piaget. Os dados verbais fornecidos pelos diálogos atribuídos aos bonecos na segunda tarefa revelaram um aumento progressivo da complexidade e da diferenciação do conhecimento social com a idade. ------ ABSTRACT ------ One hundred forty six-to-twelve-year old children were individualy asked to freely place a set of 15 dolls on a paper sheet, and afterwards to place them two at a time in interaction, as well as to invent a supposed talk they would have at different social relationships. The distances at which dolls were placed were measured, and analysed by the Friedman Test, yielding no generalized significant differences, either between supposed social relationships or between sujects ages. Doll placement in the first task showed several patterns of organization. Beginning with incipient organization at 6 years, doll placement gets increased order at 7-8 in a «queue» line wich gives place to an «agregate» at 9, and finally to «small groups» in a face-to-face interaction. these data were interpreted as showing an increasing structuration of social knowledge, as proposed by Piaget's theory. Analysis of verbal content of the doll's conversations invented by the subjects showed an increasing complexity and differentiation with increased age.
id RCAP_cb89f7ef3a3438656a71370a6b6f9621
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2126
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estruturação e verbalização no conhecimento socialCento e quarenta crianças de seis a doze anos de idade foram individualmente observadas através da técnica de colocação de bonecos. Numa primeira tarefa foram solicitadas a arrumar um conjunto de 15 bonecos sobre uma folha de papel, explicando quem eram e o que faziam os bonecos. Noutra tarefa deviam escolher dois bonecos quaisquer e colocá-los sobre o papel supondo que conversavam e que mantinham entre si diferentes tipos de relação social. Mediu-se a distância que separava os bonecos em cada uma destas relações propostas, e o resultado foi submetido ao Teste de Friedman, não revelando diferenças significativas entre as situações de relação social propostas, nem entre as faixas etárias observadas. A colocação de bonecos na primeira tarefa revelou padrões de organização que variam conforme o grau de desenvolvimento psicológico da criança. A partir de uma organização incipiente aos 6 anos, evolui para a formação de uma «fila» aos 7-8, seguida do «agregado» que predomina aos 9, e dá lugar à formação de pequenos grupos em interacção face a face após os 10 anos. Estes dados foram discutidos nos termos da teoria de Piaget. Os dados verbais fornecidos pelos diálogos atribuídos aos bonecos na segunda tarefa revelaram um aumento progressivo da complexidade e da diferenciação do conhecimento social com a idade. ------ ABSTRACT ------ One hundred forty six-to-twelve-year old children were individualy asked to freely place a set of 15 dolls on a paper sheet, and afterwards to place them two at a time in interaction, as well as to invent a supposed talk they would have at different social relationships. The distances at which dolls were placed were measured, and analysed by the Friedman Test, yielding no generalized significant differences, either between supposed social relationships or between sujects ages. Doll placement in the first task showed several patterns of organization. Beginning with incipient organization at 6 years, doll placement gets increased order at 7-8 in a «queue» line wich gives place to an «agregate» at 9, and finally to «small groups» in a face-to-face interaction. these data were interpreted as showing an increasing structuration of social knowledge, as proposed by Piaget's theory. Analysis of verbal content of the doll's conversations invented by the subjects showed an increasing complexity and differentiation with increased age.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPABergamin, Maria Dulce B.2013-04-13T11:00:54Z1986-01-01T00:00:00Z1986-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2126porAnálise Psicológica, 4 (2), 183-1960870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:04Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2126Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:06.893947Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estruturação e verbalização no conhecimento social
title Estruturação e verbalização no conhecimento social
spellingShingle Estruturação e verbalização no conhecimento social
Bergamin, Maria Dulce B.
title_short Estruturação e verbalização no conhecimento social
title_full Estruturação e verbalização no conhecimento social
title_fullStr Estruturação e verbalização no conhecimento social
title_full_unstemmed Estruturação e verbalização no conhecimento social
title_sort Estruturação e verbalização no conhecimento social
author Bergamin, Maria Dulce B.
author_facet Bergamin, Maria Dulce B.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Bergamin, Maria Dulce B.
description Cento e quarenta crianças de seis a doze anos de idade foram individualmente observadas através da técnica de colocação de bonecos. Numa primeira tarefa foram solicitadas a arrumar um conjunto de 15 bonecos sobre uma folha de papel, explicando quem eram e o que faziam os bonecos. Noutra tarefa deviam escolher dois bonecos quaisquer e colocá-los sobre o papel supondo que conversavam e que mantinham entre si diferentes tipos de relação social. Mediu-se a distância que separava os bonecos em cada uma destas relações propostas, e o resultado foi submetido ao Teste de Friedman, não revelando diferenças significativas entre as situações de relação social propostas, nem entre as faixas etárias observadas. A colocação de bonecos na primeira tarefa revelou padrões de organização que variam conforme o grau de desenvolvimento psicológico da criança. A partir de uma organização incipiente aos 6 anos, evolui para a formação de uma «fila» aos 7-8, seguida do «agregado» que predomina aos 9, e dá lugar à formação de pequenos grupos em interacção face a face após os 10 anos. Estes dados foram discutidos nos termos da teoria de Piaget. Os dados verbais fornecidos pelos diálogos atribuídos aos bonecos na segunda tarefa revelaram um aumento progressivo da complexidade e da diferenciação do conhecimento social com a idade. ------ ABSTRACT ------ One hundred forty six-to-twelve-year old children were individualy asked to freely place a set of 15 dolls on a paper sheet, and afterwards to place them two at a time in interaction, as well as to invent a supposed talk they would have at different social relationships. The distances at which dolls were placed were measured, and analysed by the Friedman Test, yielding no generalized significant differences, either between supposed social relationships or between sujects ages. Doll placement in the first task showed several patterns of organization. Beginning with incipient organization at 6 years, doll placement gets increased order at 7-8 in a «queue» line wich gives place to an «agregate» at 9, and finally to «small groups» in a face-to-face interaction. these data were interpreted as showing an increasing structuration of social knowledge, as proposed by Piaget's theory. Analysis of verbal content of the doll's conversations invented by the subjects showed an increasing complexity and differentiation with increased age.
publishDate 1986
dc.date.none.fl_str_mv 1986-01-01T00:00:00Z
1986-01-01T00:00:00Z
2013-04-13T11:00:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/2126
url http://hdl.handle.net/10400.12/2126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Análise Psicológica, 4 (2), 183-196
0870-8231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130062629371904