La literatura como recurso didáctico en la clase de ELE: una propuesta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/56182 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Espanhol Língua Segunda/ Língua Estrangeira |
id |
RCAP_cba22e527e0d880a171ca5224e5ba49e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56182 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
La literatura como recurso didáctico en la clase de ELE: una propuestaHumanidades::Línguas e LiteraturasDissertação de mestrado em Espanhol Língua Segunda/ Língua EstrangeiraEste trabajo de fin de máster tiene como principal objetivo exponer la utilidad de la literatura como recurso didáctico en la enseñanza de lenguas segundas/ lenguas extranjeras. El trabajo está dividido en dos partes, una primera parte que recoge cuál ha sido el papel de la literatura a lo largo de la historia de la enseñanza de lenguas y un análisis de la situación actual de este recurso en los manuales de español que se utilizan en las escuelas portuguesas y que están homologados por la Direção Geral de Educação. La segunda parte incluye una propuesta de explotación didáctica de textos literarios en un contexto de enseñanza secundaria portuguesa. Dentro de la propuesta didáctica encontramos textos literarios españoles, actividades comunicativas que abarcan las cuatro competencias básicas e textos literarios portugueses para establecer comparaciones y paralelismos entre las dos lenguas para, de esta forma, facilitar la comprensión de la lengua nueva e dar una perspectiva intercultural al proceso de enseñanza-aprendizaje.Esta dissertação tem como principal objetivo expor a utilidade da literatura como recurso didático no ensino de línguas segundas/línguas estrangeiras. O trabalho está dividido em duas partes, uma primeira parte que recolhe qual tem sido o papel da literatura ao longo da história do ensino de línguas e uma análise da situação atual deste recurso nos manuais de espanhol que são utilizados nas escolas portuguesas e estão homologados pela Direção Geral de Educação. A segunda parte inclui uma proposta de exploração didática dos textos literários num contexto de ensino secundário português. Dentro da proposta didática encontramos textos literários espanhóis, atividades comunicativas que abrangem as quatro competências básicas e textos literários portugueses para establecer comparações e paralelismos entre as duas línguas para, assim, facilitar a compreensão da nova língua e dar uma perspetiva intercultural ao processo de ensino-aprendizagem.Pazos-Justo, CarlosUniversidade do MinhoGarcía Burgos, María del Rocío20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/56182spa201975580info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:49:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56182Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:17.946766Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
La literatura como recurso didáctico en la clase de ELE: una propuesta |
title |
La literatura como recurso didáctico en la clase de ELE: una propuesta |
spellingShingle |
La literatura como recurso didáctico en la clase de ELE: una propuesta García Burgos, María del Rocío Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
La literatura como recurso didáctico en la clase de ELE: una propuesta |
title_full |
La literatura como recurso didáctico en la clase de ELE: una propuesta |
title_fullStr |
La literatura como recurso didáctico en la clase de ELE: una propuesta |
title_full_unstemmed |
La literatura como recurso didáctico en la clase de ELE: una propuesta |
title_sort |
La literatura como recurso didáctico en la clase de ELE: una propuesta |
author |
García Burgos, María del Rocío |
author_facet |
García Burgos, María del Rocío |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pazos-Justo, Carlos Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
García Burgos, María del Rocío |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
Dissertação de mestrado em Espanhol Língua Segunda/ Língua Estrangeira |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/56182 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/56182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201975580 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133060476698624 |