La literatura como recurso didáctico en la clase de ELE: una propuesta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: García Burgos, María del Rocío
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/56182
Resumo: Dissertação de mestrado em Espanhol Língua Segunda/ Língua Estrangeira
id RCAP_cba22e527e0d880a171ca5224e5ba49e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56182
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling La literatura como recurso didáctico en la clase de ELE: una propuestaHumanidades::Línguas e LiteraturasDissertação de mestrado em Espanhol Língua Segunda/ Língua EstrangeiraEste trabajo de fin de máster tiene como principal objetivo exponer la utilidad de la literatura como recurso didáctico en la enseñanza de lenguas segundas/ lenguas extranjeras. El trabajo está dividido en dos partes, una primera parte que recoge cuál ha sido el papel de la literatura a lo largo de la historia de la enseñanza de lenguas y un análisis de la situación actual de este recurso en los manuales de español que se utilizan en las escuelas portuguesas y que están homologados por la Direção Geral de Educação. La segunda parte incluye una propuesta de explotación didáctica de textos literarios en un contexto de enseñanza secundaria portuguesa. Dentro de la propuesta didáctica encontramos textos literarios españoles, actividades comunicativas que abarcan las cuatro competencias básicas e textos literarios portugueses para establecer comparaciones y paralelismos entre las dos lenguas para, de esta forma, facilitar la comprensión de la lengua nueva e dar una perspectiva intercultural al proceso de enseñanza-aprendizaje.Esta dissertação tem como principal objetivo expor a utilidade da literatura como recurso didático no ensino de línguas segundas/línguas estrangeiras. O trabalho está dividido em duas partes, uma primeira parte que recolhe qual tem sido o papel da literatura ao longo da história do ensino de línguas e uma análise da situação atual deste recurso nos manuais de espanhol que são utilizados nas escolas portuguesas e estão homologados pela Direção Geral de Educação. A segunda parte inclui uma proposta de exploração didática dos textos literários num contexto de ensino secundário português. Dentro da proposta didática encontramos textos literários espanhóis, atividades comunicativas que abrangem as quatro competências básicas e textos literários portugueses para establecer comparações e paralelismos entre as duas línguas para, assim, facilitar a compreensão da nova língua e dar uma perspetiva intercultural ao processo de ensino-aprendizagem.Pazos-Justo, CarlosUniversidade do MinhoGarcía Burgos, María del Rocío20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/56182spa201975580info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:49:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56182Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:17.946766Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv La literatura como recurso didáctico en la clase de ELE: una propuesta
title La literatura como recurso didáctico en la clase de ELE: una propuesta
spellingShingle La literatura como recurso didáctico en la clase de ELE: una propuesta
García Burgos, María del Rocío
Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short La literatura como recurso didáctico en la clase de ELE: una propuesta
title_full La literatura como recurso didáctico en la clase de ELE: una propuesta
title_fullStr La literatura como recurso didáctico en la clase de ELE: una propuesta
title_full_unstemmed La literatura como recurso didáctico en la clase de ELE: una propuesta
title_sort La literatura como recurso didáctico en la clase de ELE: una propuesta
author García Burgos, María del Rocío
author_facet García Burgos, María del Rocío
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pazos-Justo, Carlos
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv García Burgos, María del Rocío
dc.subject.por.fl_str_mv Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Humanidades::Línguas e Literaturas
description Dissertação de mestrado em Espanhol Língua Segunda/ Língua Estrangeira
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/56182
url http://hdl.handle.net/1822/56182
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv 201975580
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133060476698624