Prática de ensino supervisionada e a importância do contacto com os clássicos da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Sofia dos Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2377
Resumo: O presente relatório final de estágio, realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada III, tem como finalidade a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte é constituída por reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido e sobre as aprendizagens realizadas nos dois últimos semestres do curso, na unidade curricular acima referida. A segunda parte integra uma investigação, de caráter qualitativo, efetuada no contexto da educação pré-escolar. Esta aborda, tal como é sugerido no título, a importância do contacto com os clássicos da literatura, com o objetivo de perceber, primeiramente, de que forma a criança se relaciona com obras literárias e, de seguida, como é que estas obras influenciam a criança. Neste sentido, começou por se elaborar um enquadramento teórico sobre a temática e, paralelamente, foram realizadas algumas leituras de histórias a quatro crianças, a frequentar o Jardim de Infância sucedendo-se entrevistas semiestruturadas como elemento de recolha de dados. Após a análise dos dados foi possível retirar algumas conclusões deste estudo, nomeadamente que as crianças têm contacto recorrente com obras literárias (não apenas os clássicos da literatura) e que as mesmas conduzem ao desenvolvimento de várias competências e aprendizagens. A leitura de histórias pelas ou para as crianças é uma atividade fundamental que deve ser praticada desde os primeiros tempos de vida.
id RCAP_cbb1c1b0a030b6cd11b0468d221c3617
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2377
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada e a importância do contacto com os clássicos da literaturaCânoneClássicosLiteraturaEmergência da Leitura e Educação Pré-EscolarCanon, ClassicsPreschool EducationLiteratureReadingO presente relatório final de estágio, realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada III, tem como finalidade a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte é constituída por reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido e sobre as aprendizagens realizadas nos dois últimos semestres do curso, na unidade curricular acima referida. A segunda parte integra uma investigação, de caráter qualitativo, efetuada no contexto da educação pré-escolar. Esta aborda, tal como é sugerido no título, a importância do contacto com os clássicos da literatura, com o objetivo de perceber, primeiramente, de que forma a criança se relaciona com obras literárias e, de seguida, como é que estas obras influenciam a criança. Neste sentido, começou por se elaborar um enquadramento teórico sobre a temática e, paralelamente, foram realizadas algumas leituras de histórias a quatro crianças, a frequentar o Jardim de Infância sucedendo-se entrevistas semiestruturadas como elemento de recolha de dados. Após a análise dos dados foi possível retirar algumas conclusões deste estudo, nomeadamente que as crianças têm contacto recorrente com obras literárias (não apenas os clássicos da literatura) e que as mesmas conduzem ao desenvolvimento de várias competências e aprendizagens. A leitura de histórias pelas ou para as crianças é uma atividade fundamental que deve ser praticada desde os primeiros tempos de vida.This final report internship, conducted within the curriculum unit Supervised Teaching Practice, aims to obtain a master's degree in Preschool and Primary Education. The same is divided into two parts. The first part is about a critical reflection on the developed work and knowledge acquired in the last two semesters of this course, in the aforementioned curriculum unit. The second part it is about an investigation, of qualitative nature, performed in the context of preschool education. This addresses, as suggested in the title, the "importance of contact with the classics of literature", aiming to perceive, at first, how the child relates with literary works, and then how these works influence the child. In this regard, we began by crafting up a theoretical framework on the subject and continuously conducted some storytelling to four children attending preschool, succeeding semi-structured interviews as part of data collection. After analyzing these it was possible to draw some conclusions from this study, namely, that children have recurrent contact with literary works (not only classical literature), and that they lead to the development of various competencies and meaningful learning. Reading stories by or for children is a fundamental activity that must be practiced from the earliest times of life.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuMatos, Isabel Aires deLopes, Fernando AlexandreRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuRocha, Sofia dos Santos2014-11-26T09:58:52Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2377TID:201212889porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:38Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2377Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:34.097354Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada e a importância do contacto com os clássicos da literatura
title Prática de ensino supervisionada e a importância do contacto com os clássicos da literatura
spellingShingle Prática de ensino supervisionada e a importância do contacto com os clássicos da literatura
Rocha, Sofia dos Santos
Cânone
Clássicos
Literatura
Emergência da Leitura e Educação Pré-Escolar
Canon, Classics
Preschool Education
Literature
Reading
title_short Prática de ensino supervisionada e a importância do contacto com os clássicos da literatura
title_full Prática de ensino supervisionada e a importância do contacto com os clássicos da literatura
title_fullStr Prática de ensino supervisionada e a importância do contacto com os clássicos da literatura
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada e a importância do contacto com os clássicos da literatura
title_sort Prática de ensino supervisionada e a importância do contacto com os clássicos da literatura
author Rocha, Sofia dos Santos
author_facet Rocha, Sofia dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Isabel Aires de
Lopes, Fernando Alexandre
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Sofia dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Cânone
Clássicos
Literatura
Emergência da Leitura e Educação Pré-Escolar
Canon, Classics
Preschool Education
Literature
Reading
topic Cânone
Clássicos
Literatura
Emergência da Leitura e Educação Pré-Escolar
Canon, Classics
Preschool Education
Literature
Reading
description O presente relatório final de estágio, realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada III, tem como finalidade a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte é constituída por reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido e sobre as aprendizagens realizadas nos dois últimos semestres do curso, na unidade curricular acima referida. A segunda parte integra uma investigação, de caráter qualitativo, efetuada no contexto da educação pré-escolar. Esta aborda, tal como é sugerido no título, a importância do contacto com os clássicos da literatura, com o objetivo de perceber, primeiramente, de que forma a criança se relaciona com obras literárias e, de seguida, como é que estas obras influenciam a criança. Neste sentido, começou por se elaborar um enquadramento teórico sobre a temática e, paralelamente, foram realizadas algumas leituras de histórias a quatro crianças, a frequentar o Jardim de Infância sucedendo-se entrevistas semiestruturadas como elemento de recolha de dados. Após a análise dos dados foi possível retirar algumas conclusões deste estudo, nomeadamente que as crianças têm contacto recorrente com obras literárias (não apenas os clássicos da literatura) e que as mesmas conduzem ao desenvolvimento de várias competências e aprendizagens. A leitura de histórias pelas ou para as crianças é uma atividade fundamental que deve ser praticada desde os primeiros tempos de vida.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-26T09:58:52Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/2377
TID:201212889
url http://hdl.handle.net/10400.19/2377
identifier_str_mv TID:201212889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130881694105600