Escala de Avaliação das Estratégias Sociais : um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Margarida
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Aguiar, Cecília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/9298
Resumo: Resumo: A Escala de Avaliação das Estratégias Sociais (EAES; Aguiar, 2007) destina-se a avaliar as estratégias sociais específicas que as crianças em idade pré-escolar utilizam nas tarefas sociais de entrada no grupo de pares, manutenção do jogo e resolução de conflitos. Neste estudo, avaliamos as características psicométricas dos dados obtidos com a EAES e com o Sistema de Avaliação das Competências Sociais (SACS; Aguiar, 2007) em 349 crianças Portuguesas em idade pré-escolar. Internamente consistentes, correlacionadas com uma medida estabelecida de competência social, e com algumas variações em função do sexo e idade das crianças, as estratégias sociais de Manutenção do jogo, Iniciação harmoniosa, Iniciação ativa e Resolução de conflitos poderão relevar-se úteis para a investigação sobre relações entre pares.
id RCAP_cc6f5a513356f7a04e7b838b7c831a7c
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9298
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escala de Avaliação das Estratégias Sociais : um estudo de validação com crianças em idade pré-escolarCompetência socialEstratégias sociaisProblemas de comportamentoPré-escolarSocial competenceSocial strategiesBehavior problemsPreschoolResumo: A Escala de Avaliação das Estratégias Sociais (EAES; Aguiar, 2007) destina-se a avaliar as estratégias sociais específicas que as crianças em idade pré-escolar utilizam nas tarefas sociais de entrada no grupo de pares, manutenção do jogo e resolução de conflitos. Neste estudo, avaliamos as características psicométricas dos dados obtidos com a EAES e com o Sistema de Avaliação das Competências Sociais (SACS; Aguiar, 2007) em 349 crianças Portuguesas em idade pré-escolar. Internamente consistentes, correlacionadas com uma medida estabelecida de competência social, e com algumas variações em função do sexo e idade das crianças, as estratégias sociais de Manutenção do jogo, Iniciação harmoniosa, Iniciação ativa e Resolução de conflitos poderão relevar-se úteis para a investigação sobre relações entre pares.Abstract: The Social Strategies Rating Scale (Aguiar, 2007) was designed to measure the specific social strategies that preschool-aged children use in the social tasks of peer group entry, maintaining play, and resolving conflicts. In this study, we investigate the psychometric characteristics of the scores obtained with Social Strategies Rating Scale and Social Skills Rating System (SSRS; Gresham & Elliott, 1990) in 349 Portuguese preschoolers. Internally consistent, correlated with a widespread measure of social competence, and with some variations as a function of children’s sex and age, the social strategies of Maintaining play, Harmonious initiation, Active initiation, and Conflict resolution may prove useful in future research on peer relations.Edições ISPARepositório do ISPAFialho, MargaridaAguiar, Cecília2023-09-15T12:06:43Z2017-032017-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/9298porFialho, M., & Aguiar, C. (2017). Escala de Avaliação das Estratégias Sociais: Um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar. Análise Psicológica, 35(1), 101-115. https://doi.org/10.14417/ap.11980870-823110.14417/ap.1198info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-17T02:17:46Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9298Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:29:28.858147Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escala de Avaliação das Estratégias Sociais : um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar
title Escala de Avaliação das Estratégias Sociais : um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar
spellingShingle Escala de Avaliação das Estratégias Sociais : um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar
Fialho, Margarida
Competência social
Estratégias sociais
Problemas de comportamento
Pré-escolar
Social competence
Social strategies
Behavior problems
Preschool
title_short Escala de Avaliação das Estratégias Sociais : um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar
title_full Escala de Avaliação das Estratégias Sociais : um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar
title_fullStr Escala de Avaliação das Estratégias Sociais : um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar
title_full_unstemmed Escala de Avaliação das Estratégias Sociais : um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar
title_sort Escala de Avaliação das Estratégias Sociais : um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar
author Fialho, Margarida
author_facet Fialho, Margarida
Aguiar, Cecília
author_role author
author2 Aguiar, Cecília
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, Margarida
Aguiar, Cecília
dc.subject.por.fl_str_mv Competência social
Estratégias sociais
Problemas de comportamento
Pré-escolar
Social competence
Social strategies
Behavior problems
Preschool
topic Competência social
Estratégias sociais
Problemas de comportamento
Pré-escolar
Social competence
Social strategies
Behavior problems
Preschool
description Resumo: A Escala de Avaliação das Estratégias Sociais (EAES; Aguiar, 2007) destina-se a avaliar as estratégias sociais específicas que as crianças em idade pré-escolar utilizam nas tarefas sociais de entrada no grupo de pares, manutenção do jogo e resolução de conflitos. Neste estudo, avaliamos as características psicométricas dos dados obtidos com a EAES e com o Sistema de Avaliação das Competências Sociais (SACS; Aguiar, 2007) em 349 crianças Portuguesas em idade pré-escolar. Internamente consistentes, correlacionadas com uma medida estabelecida de competência social, e com algumas variações em função do sexo e idade das crianças, as estratégias sociais de Manutenção do jogo, Iniciação harmoniosa, Iniciação ativa e Resolução de conflitos poderão relevar-se úteis para a investigação sobre relações entre pares.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03
2017-03-01T00:00:00Z
2023-09-15T12:06:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/9298
url http://hdl.handle.net/10400.12/9298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fialho, M., & Aguiar, C. (2017). Escala de Avaliação das Estratégias Sociais: Um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar. Análise Psicológica, 35(1), 101-115. https://doi.org/10.14417/ap.1198
0870-8231
10.14417/ap.1198
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições ISPA
publisher.none.fl_str_mv Edições ISPA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133562550616064