À descoberta da natureza com crianças de 5 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/31152 |
Resumo: | O presente Relatório Final surge no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa I e II, tendo como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar. O relatório tem por base a análise crítico-reflexiva do meu percurso formativo, e apresenta-se dividido em duas partes. A primeira, apresenta a caraterização da Instituição, do grupo e do ambiente educativo e a prática da educadora cooperante. Nela, refiro, ainda, o processo formativo subdividido em quatro fases - observação do contexto educativo, entrada progressiva na atuação prática, desenvolvimento das práticas pedagógicas e, por último, o projeto pedagógico. Todo este processo se completa com a experiência-chave mais significativa, a componente de investigação, que surgiu no âmbito do projeto desenvolvido com as crianças no decorrer deste estágio, e que irei sistematizar na segunda parte. Aí, é apresentado o enquadramento do estudo: revisão da literatura acerca da relação da criança com a natureza/ambiente e a metodologia utilizada no estudo. São ainda apresentados os dados e, por fim, as considerações finais. |
id |
RCAP_cca30ce6a7f6ec76029f0dde6c138352 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31152 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
À descoberta da natureza com crianças de 5 anosEstágioCriançasNaturezaSustentabilidadePhotovoiceO presente Relatório Final surge no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa I e II, tendo como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar. O relatório tem por base a análise crítico-reflexiva do meu percurso formativo, e apresenta-se dividido em duas partes. A primeira, apresenta a caraterização da Instituição, do grupo e do ambiente educativo e a prática da educadora cooperante. Nela, refiro, ainda, o processo formativo subdividido em quatro fases - observação do contexto educativo, entrada progressiva na atuação prática, desenvolvimento das práticas pedagógicas e, por último, o projeto pedagógico. Todo este processo se completa com a experiência-chave mais significativa, a componente de investigação, que surgiu no âmbito do projeto desenvolvido com as crianças no decorrer deste estágio, e que irei sistematizar na segunda parte. Aí, é apresentado o enquadramento do estudo: revisão da literatura acerca da relação da criança com a natureza/ambiente e a metodologia utilizada no estudo. São ainda apresentados os dados e, por fim, as considerações finais.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumNapoleão, Kim Bernardete2020-01-31T11:26:42Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31152202381234porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:53ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
À descoberta da natureza com crianças de 5 anos |
title |
À descoberta da natureza com crianças de 5 anos |
spellingShingle |
À descoberta da natureza com crianças de 5 anos Napoleão, Kim Bernardete Estágio Crianças Natureza Sustentabilidade Photovoice |
title_short |
À descoberta da natureza com crianças de 5 anos |
title_full |
À descoberta da natureza com crianças de 5 anos |
title_fullStr |
À descoberta da natureza com crianças de 5 anos |
title_full_unstemmed |
À descoberta da natureza com crianças de 5 anos |
title_sort |
À descoberta da natureza com crianças de 5 anos |
author |
Napoleão, Kim Bernardete |
author_facet |
Napoleão, Kim Bernardete |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Napoleão, Kim Bernardete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Crianças Natureza Sustentabilidade Photovoice |
topic |
Estágio Crianças Natureza Sustentabilidade Photovoice |
description |
O presente Relatório Final surge no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa I e II, tendo como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar. O relatório tem por base a análise crítico-reflexiva do meu percurso formativo, e apresenta-se dividido em duas partes. A primeira, apresenta a caraterização da Instituição, do grupo e do ambiente educativo e a prática da educadora cooperante. Nela, refiro, ainda, o processo formativo subdividido em quatro fases - observação do contexto educativo, entrada progressiva na atuação prática, desenvolvimento das práticas pedagógicas e, por último, o projeto pedagógico. Todo este processo se completa com a experiência-chave mais significativa, a componente de investigação, que surgiu no âmbito do projeto desenvolvido com as crianças no decorrer deste estágio, e que irei sistematizar na segunda parte. Aí, é apresentado o enquadramento do estudo: revisão da literatura acerca da relação da criança com a natureza/ambiente e a metodologia utilizada no estudo. São ainda apresentados os dados e, por fim, as considerações finais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01T00:00:00Z 2019-01-01T00:00:00Z 2020-01-31T11:26:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/31152 202381234 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/31152 |
identifier_str_mv |
202381234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777301283867197440 |