O solo na escola: guia para educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hernandez Hernandez, Zulimar (Ed.)
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Fachada, Ivone (Ed.), Rodrigues, Sara (Ed.), Lima, Arthur A.J. (Ed.)
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/26577
Resumo: O solo, um recurso natural não renovável, é a base da produção de alimentos e de numerosos bens e serviços dos ecossistemas que são indispensáveis para a vida humana. É o grande armazém de carbono das terras emergidas do planeta Terra, pelo que o seu papel, é decisivo na regulação de gases com efeito de estufa, contribuindo assim para a mitigação e adaptação às alterações climáticas. É também o grande filtrador do ar, da água e dos resíduos, atuando como um autêntico biorreator, pois praticamente todos os resíduos terminam de se decompor no solo. O ciclo da água e dos nutrientes que têm lugar no solo são o melhor exemplo de economia circular. No entanto, nada disto seria possível se não existisse uma enorme biodiversidade, ainda que desconhecida (sendo apenas conhecida 1%), que habita no solo e que contribui para todas estas funções dos ecossistemas. A gestão sustentável dos solos é essencial para prover de água, alimentos, fibras e combustíveis aos cidadãos, sem pôr em risco os outros serviços dos ecossistemas, nomeadamente a regulação climática, a filtração e a depuração das águas, o controlo da erosão, a polinização e a conservação da biodiversidade. Assim, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030, destacam a necessidade de recuperar os solos degradados e de melhorar a sua saúde para o benefício de toda a sociedade, ao reconhecer o papel do solo nos objetivos do Millennium: ODS2 - Produtividade sustentável, ODS6 - Disponibilidade de água no solo, ODS11 - Poluição do solo, ODS 12 - Uso sustentável de fatores de produção agrícola, ODS13 - Captura de Carbono no solo e ODS15 - Degradação do solo. Nesse sentido, esta Guia para educadores “O SOLO NA ESCOLA” elaborado por jovens investigadores de diferentes países no contexto do Dia Mundial do Solo em Portugal tem por objetivo aproximar o conhecimento e a importância do solo para famílias, crianças e escolas de uma forma educativa, participativa e divertida. A guia estrutura-se em 10 atividades que podem ser desenvolvidas pelos educadores nas escolas. Damos-lhe as boas-vindas à primeira atividade Vem pintar com o solo!, onde apresentamos o solo com as suas diferentes cores, minerais e texturas. A seguir, na atividade Água limpa, comida boa! podem observar-se como alguns contaminantes ficam retidos nas diferentes camadas do solo e como a água é limpa no processo de infiltração através da coluna do solo; a seguir, na atividade Cuidado solo, com a erosão!, pode observar- se o que acontece quando o solo não está protegido pela vegetação e sofre processos erosivos: perdemos solo e qualidade da água. As atividades a seguir foram pensadas de acordo com o lema do Dia Mundial do Solo de 2022 “Solos: onde a alimentação começa”. Inicia-se uma viagem pelo processo de decomposição dos restos orgânicos, os biorresíduos, desde o nosso compostor doméstico em casa ao solo; na atividade Compostagem: quando a comida se transforma em solo! participamos na construção de um compostor doméstico e aprendemos como fazer a compostagem em casa. De seguida, na atividade O solo: nasce e cresce!, observamos como as plantas crescem nos vasos que contêm o composto orgânico e como os compostos respiram. E os solos, têm vida? Para responder a esta pergunta, na atividade O solo também respira!, pode comprovar-se como nós respiramos e como respiram os solos. Estão vivos!. Na atividade a seguir, Bichos: os amigos do solo! observamos de perto os organismos que vivem no solo e tornam possível que os nutrientes dos biorresíduos, uma vez compostados, possam ser absorvidos pelas plantas, permitindo obter alimentos seguros e de qualidade! No âmbito do Dia Mundial do Solo, cujo tema principal para este ano de 2023 é destacar a importância da relação entre os solos e a água, apresentam-se as atividades a seguir. A atividade Argila, limo ou areia: quem “bebe” água mais rápido? observamos que as partículas que formam os solos influenciam na sua capacidade de retenção de água. Enquanto na atividade Em qual solo cabe mais água? destacam-se os poros onde a água pode ser armazenada. Para finalizar, esta Guia para educadores finaliza com um jogo para as crianças e escolas participantes: o jogo do Solo onde, de forma interativa e divertida, reforçamos os conhecimentos adquiridos nas oficinas desenvolvidas para comemorar o Dia Mundial do Solo.
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A gestão sustentável dos solos é essencial para prover de água, alimentos, fibras e combustíveis aos cidadãos, sem pôr em risco os outros serviços dos ecossistemas, nomeadamente a regulação climática, a filtração e a depuração das águas, o controlo da erosão, a polinização e a conservação da biodiversidade. Assim, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030, destacam a necessidade de recuperar os solos degradados e de melhorar a sua saúde para o benefício de toda a sociedade, ao reconhecer o papel do solo nos objetivos do Millennium: ODS2 - Produtividade sustentável, ODS6 - Disponibilidade de água no solo, ODS11 - Poluição do solo, ODS 12 - Uso sustentável de fatores de produção agrícola, ODS13 - Captura de Carbono no solo e ODS15 - Degradação do solo. Nesse sentido, esta Guia para educadores “O SOLO NA ESCOLA” elaborado por jovens investigadores de diferentes países no contexto do Dia Mundial do Solo em Portugal tem por objetivo aproximar o conhecimento e a importância do solo para famílias, crianças e escolas de uma forma educativa, participativa e divertida. A guia estrutura-se em 10 atividades que podem ser desenvolvidas pelos educadores nas escolas. Damos-lhe as boas-vindas à primeira atividade Vem pintar com o solo!, onde apresentamos o solo com as suas diferentes cores, minerais e texturas. A seguir, na atividade Água limpa, comida boa! podem observar-se como alguns contaminantes ficam retidos nas diferentes camadas do solo e como a água é limpa no processo de infiltração através da coluna do solo; a seguir, na atividade Cuidado solo, com a erosão!, pode observar- se o que acontece quando o solo não está protegido pela vegetação e sofre processos erosivos: perdemos solo e qualidade da água. As atividades a seguir foram pensadas de acordo com o lema do Dia Mundial do Solo de 2022 “Solos: onde a alimentação começa”. Inicia-se uma viagem pelo processo de decomposição dos restos orgânicos, os biorresíduos, desde o nosso compostor doméstico em casa ao solo; na atividade Compostagem: quando a comida se transforma em solo! participamos na construção de um compostor doméstico e aprendemos como fazer a compostagem em casa. De seguida, na atividade O solo: nasce e cresce!, observamos como as plantas crescem nos vasos que contêm o composto orgânico e como os compostos respiram. E os solos, têm vida? Para responder a esta pergunta, na atividade O solo também respira!, pode comprovar-se como nós respiramos e como respiram os solos. Estão vivos!. Na atividade a seguir, Bichos: os amigos do solo! observamos de perto os organismos que vivem no solo e tornam possível que os nutrientes dos biorresíduos, uma vez compostados, possam ser absorvidos pelas plantas, permitindo obter alimentos seguros e de qualidade! No âmbito do Dia Mundial do Solo, cujo tema principal para este ano de 2023 é destacar a importância da relação entre os solos e a água, apresentam-se as atividades a seguir. A atividade Argila, limo ou areia: quem “bebe” água mais rápido? observamos que as partículas que formam os solos influenciam na sua capacidade de retenção de água. Enquanto na atividade Em qual solo cabe mais água? destacam-se os poros onde a água pode ser armazenada. Para finalizar, esta Guia para educadores finaliza com um jogo para as crianças e escolas participantes: o jogo do Solo onde, de forma interativa e divertida, reforçamos os conhecimentos adquiridos nas oficinas desenvolvidas para comemorar o Dia Mundial do Solo.Biblioteca Digital do IPBHernandez Hernandez, Zulimar (Ed.)Fachada, Ivone (Ed.)Rodrigues, Sara (Ed.)Lima, Arthur A.J. (Ed.)2023-01-17T13:59:44Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/26577porHernandez Hernandez, Zulimar; Fachada, Ivone; Rodrigues, Sara; Lima, Arthur A.J. (2023). O solo na escola: guia para educadores. Bragança: Centro Ciência Viva de Bragança. 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