Moda, sustentabilidade e economia circular: um plano de ação no âmbito do “Blue Circular Post branding Project”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Athie, Sofia do Amaral
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/40474
Resumo: O presente trabalho de pesquisa tem como propósito, o desenvolvimento de um projeto de comunicação visual, visando a criação de etiquetas rastreáveis para a indústria da moda, que ofereçam ao consumidor informações como, composição do produto e sua percentagem de incorporação de plásticos retirados do oceano, origem geográfica desse material e ainda, a data de retirada do ambiente marítimo, para além do mapeamento dos processos pelos quais o artigo foi sujeito. Este trabalho, pressupõe contribuir para um outro projeto de I&D em curso na UNIDCOM/IADE – Unidade de Investigação em Design e Comunicação, denominado por “Blue Circular Post Branding Project”, que visa a partir da recolha de lixo marinho (plásticos e redes de pesca), reincorporar esses materiais na indústria transformadora e poder produzir novos artigos com impacto ambiental, social, visual e de consumo consciente. O trabalho enquadra teorias da economia circular relacionada ao design, explora questões da sustentabilidade ambiental, social e econômica, também com intenção de, a partir desses conceitos, identificar cenários de greenwashing que sejam mais transparentes, através da sua rastreabilidade.
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