Explorando os geradores da confiança nas compras interorganizacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tacconi,Marli de Fátima
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Lopes,Fernando, Alloufa,Jomária, Leite,Ana Patrícia, Tacconi,Marli de Fátima Ferraz da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642011000200005
Resumo: As compras interorganizacionais cada vez mais apresentam os relacionamentos cooperativos com os fornecedores como o ponto-chave para uma gestão eficaz na cadeia de suprimentos. Nesse sentido, a investigação tem o objetivo de explorar os geradores da confiança nas relações de compra interorganizacional. A metodologia utilizada foi exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa e análise de conteúdo. Os resultados indicaram que na percepção dos compradores, independente do ramo de atividade, existe a confiança entre comprador e fornecedor. A definição de confiança emergiu da análise como um sinônimo de vantagem competitiva, referindo-se a capacidade do fornecedor em contribuir para o sucesso organizacional da empresa compradora. Concluiu-se que os geradores da confiança interorganizacional surgem de uma combinação de três aspectos: o bom desempenho operacional, um relacionamento especial e a ética empresarial.
id RCAP_cde54452d56ef15d135e640c9adc365f
oai_identifier_str oai:scielo:S1645-44642011000200005
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Explorando os geradores da confiança nas compras interorganizacionaisConfiançaCompra InterorganizacionalRelações Comprador FornecedorAs compras interorganizacionais cada vez mais apresentam os relacionamentos cooperativos com os fornecedores como o ponto-chave para uma gestão eficaz na cadeia de suprimentos. Nesse sentido, a investigação tem o objetivo de explorar os geradores da confiança nas relações de compra interorganizacional. A metodologia utilizada foi exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa e análise de conteúdo. Os resultados indicaram que na percepção dos compradores, independente do ramo de atividade, existe a confiança entre comprador e fornecedor. A definição de confiança emergiu da análise como um sinônimo de vantagem competitiva, referindo-se a capacidade do fornecedor em contribuir para o sucesso organizacional da empresa compradora. Concluiu-se que os geradores da confiança interorganizacional surgem de uma combinação de três aspectos: o bom desempenho operacional, um relacionamento especial e a ética empresarial.INDEG-IUL - ISCTE Executive Education2011-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642011000200005Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa v.10 n.3 2011reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642011000200005Tacconi,Marli de FátimaLopes,FernandoAlloufa,JomáriaLeite,Ana PatríciaTacconi,Marli de Fátima Ferraz da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:17:13Zoai:scielo:S1645-44642011000200005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:25:53.556600Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Explorando os geradores da confiança nas compras interorganizacionais
title Explorando os geradores da confiança nas compras interorganizacionais
spellingShingle Explorando os geradores da confiança nas compras interorganizacionais
Tacconi,Marli de Fátima
Confiança
Compra Interorganizacional
Relações Comprador Fornecedor
title_short Explorando os geradores da confiança nas compras interorganizacionais
title_full Explorando os geradores da confiança nas compras interorganizacionais
title_fullStr Explorando os geradores da confiança nas compras interorganizacionais
title_full_unstemmed Explorando os geradores da confiança nas compras interorganizacionais
title_sort Explorando os geradores da confiança nas compras interorganizacionais
author Tacconi,Marli de Fátima
author_facet Tacconi,Marli de Fátima
Lopes,Fernando
Alloufa,Jomária
Leite,Ana Patrícia
Tacconi,Marli de Fátima Ferraz da Silva
author_role author
author2 Lopes,Fernando
Alloufa,Jomária
Leite,Ana Patrícia
Tacconi,Marli de Fátima Ferraz da Silva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tacconi,Marli de Fátima
Lopes,Fernando
Alloufa,Jomária
Leite,Ana Patrícia
Tacconi,Marli de Fátima Ferraz da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Confiança
Compra Interorganizacional
Relações Comprador Fornecedor
topic Confiança
Compra Interorganizacional
Relações Comprador Fornecedor
description As compras interorganizacionais cada vez mais apresentam os relacionamentos cooperativos com os fornecedores como o ponto-chave para uma gestão eficaz na cadeia de suprimentos. Nesse sentido, a investigação tem o objetivo de explorar os geradores da confiança nas relações de compra interorganizacional. A metodologia utilizada foi exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa e análise de conteúdo. Os resultados indicaram que na percepção dos compradores, independente do ramo de atividade, existe a confiança entre comprador e fornecedor. A definição de confiança emergiu da análise como um sinônimo de vantagem competitiva, referindo-se a capacidade do fornecedor em contribuir para o sucesso organizacional da empresa compradora. Concluiu-se que os geradores da confiança interorganizacional surgem de uma combinação de três aspectos: o bom desempenho operacional, um relacionamento especial e a ética empresarial.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642011000200005
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642011000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642011000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv INDEG-IUL - ISCTE Executive Education
publisher.none.fl_str_mv INDEG-IUL - ISCTE Executive Education
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa v.10 n.3 2011
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137334058287104