Desporto escolar. O coordenador técnico enquanto elemento catalisador das atividades de Nível I do Clube do Desporto Escolar: agrupamento de Escolas Diogo Cão, Vila Real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Joaquim Alcides Morgado
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5749
Resumo: O Desporto Escolar conquistou um espaço importante na Escola e no processo educativo ao representar, para além da prática desportiva de competição ou lazer, um elemento fundamental na educação para a cidadania das crianças e jovens (Santos, 2009). A Escola não pode, portanto, ignorar que o Desporto Escolar como elemento do processo educativo é fundamental já que se pode revelar um fator de grande amplitude na vida social das crianças e jovens. Deve a Escola, desde logo, possibilitar a resposta às motivações e necessidades dos alunos em relação à cultura motora, de forma a facilitar e estimular o acesso às diferentes práticas lúdicas e desportivas. É, pois, este o ambiente em que se desenvolve a ação do Coordenador Técnico do Desporto Escolar. Neste contexto apresentamos o relatório sobre a atividade profissional desenvolvida. Numa primeira parte, e na perspetiva de enquadramento teórico, discorre-se sobre temas como os objetivos/finalidades do Desporto Escolar; o vínculo entre a disciplina de Educação Física e o Desporto Escolar; a importância da integração plena do Projeto do Desporto Escolar no Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas para uma efetiva simbiose e o enquadramento histórico e legislativo tal como a organização geral do Desporto Escolar quer a nível nacional e regional, quer a nível local (Clube Desporto Escolar). Abordam-se também temáticas como “recursos humanos”, “liderança e motivação”, “eficácia da liderança”, “liderança nas organizações educativas”, “motivação no grupo de trabalho” e a forma como se inter-relacionam com a especificidade do cargo e funções de Coordenador Técnico do Desporto Escolar. Numa segunda parte faz-se a caraterização e análise do Projeto de Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas Diogo Cão no que diz respeito às atividades de nível I nos últimos cinco anos letivos. Produzem-se também sugestões para a melhoria do referido projeto. Aí propomos novas perspetivas para o plano de atividades de nível I que permitam fazer melhor o que já se faz bem. Por fim reflete-se sobre a forma como este cargo foi exercido e como o seu desempenho, numa perspetiva colaborativa, nos permitiu crescer como profissional e como ser humano. Relativamente aos instrumentos selecionados para colher informações sobre o Clube de Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas Diogo Cão foram a análise dos documentos oficiais relativos ao Desporto Escolar e à disciplina de Educação Física dos últimos cinco anos letivos, para além da nossa posição de “observador participante”.
id RCAP_ceaae747feff57834554e718d1899d5f
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/5749
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desporto escolar. O coordenador técnico enquanto elemento catalisador das atividades de Nível I do Clube do Desporto Escolar: agrupamento de Escolas Diogo Cão, Vila RealDesporto escolarCoordenador técnicoO Desporto Escolar conquistou um espaço importante na Escola e no processo educativo ao representar, para além da prática desportiva de competição ou lazer, um elemento fundamental na educação para a cidadania das crianças e jovens (Santos, 2009). A Escola não pode, portanto, ignorar que o Desporto Escolar como elemento do processo educativo é fundamental já que se pode revelar um fator de grande amplitude na vida social das crianças e jovens. Deve a Escola, desde logo, possibilitar a resposta às motivações e necessidades dos alunos em relação à cultura motora, de forma a facilitar e estimular o acesso às diferentes práticas lúdicas e desportivas. É, pois, este o ambiente em que se desenvolve a ação do Coordenador Técnico do Desporto Escolar. Neste contexto apresentamos o relatório sobre a atividade profissional desenvolvida. Numa primeira parte, e na perspetiva de enquadramento teórico, discorre-se sobre temas como os objetivos/finalidades do Desporto Escolar; o vínculo entre a disciplina de Educação Física e o Desporto Escolar; a importância da integração plena do Projeto do Desporto Escolar no Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas para uma efetiva simbiose e o enquadramento histórico e legislativo tal como a organização geral do Desporto Escolar quer a nível nacional e regional, quer a nível local (Clube Desporto Escolar). Abordam-se também temáticas como “recursos humanos”, “liderança e motivação”, “eficácia da liderança”, “liderança nas organizações educativas”, “motivação no grupo de trabalho” e a forma como se inter-relacionam com a especificidade do cargo e funções de Coordenador Técnico do Desporto Escolar. Numa segunda parte faz-se a caraterização e análise do Projeto de Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas Diogo Cão no que diz respeito às atividades de nível I nos últimos cinco anos letivos. Produzem-se também sugestões para a melhoria do referido projeto. Aí propomos novas perspetivas para o plano de atividades de nível I que permitam fazer melhor o que já se faz bem. Por fim reflete-se sobre a forma como este cargo foi exercido e como o seu desempenho, numa perspetiva colaborativa, nos permitiu crescer como profissional e como ser humano. Relativamente aos instrumentos selecionados para colher informações sobre o Clube de Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas Diogo Cão foram a análise dos documentos oficiais relativos ao Desporto Escolar e à disciplina de Educação Física dos últimos cinco anos letivos, para além da nossa posição de “observador participante”.School sport has earned great importance at school and in the educational process, meaning not only competition and leisure but also a more and more important element in the citizenship education of children and youth (Santos, 2009). Obviously, school can’t ignore that sport, as an important element of the educational process is essential, since it can reveal a fundamental factor in the life of children and youth. So, School should give answers to the motivations and needs of our students, regarding their motor activity culture, favouring and encouraging the access to the different games and sports. It was therefore in this scene that the action of the Technical Coordinator of School Sports had its development. In this context we present the report about our professional activity. In the first part, we present the theoretical framework and we discuss the issues and the objectives of the School Sport; the link between the discipline of Physical Education and School Sport; the importance of full integration of the Project of School Sport as a part of Educational Project in the “Agrupamento de Escolas” for a true symbiosis as well as the historical and legislative framework both national and regional and local (School Sports Club). We also approach themes like "human resources", "leadership and motivation," "leadership efficiency", "leadership in educational organizations", "motivation of work groups" and how they connect with the specificity of the position and functions of the Technical Coordinator of School Sports. In the second part we do the characterization and analysis of the School Sports Project of “Agrupamento de Escolas Diogo Cão” regarding the level I activities in the past five academic years. We also produce suggestions to improve this project. We propose new perspectives for the Level I plan of activities to do better than it is already being done. Finally we think over the way this role was fulfilled and how our performance in a collaborative perspective, made us grow, both as a professional and as a human being. In what concerns the selected instruments to obtain information about the School Sports Club of “Agrupamento de Escolas Diogo Cão” we analyzed the official documents related to the School Sports and Physical Education of the last five academic years, besides our position as a "participant observer".2016-04-13T10:00:14Z2016-04-13T00:00:00Z2016-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5749porVaz, Joaquim Alcides Morgadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:54:47Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5749Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:01.360682Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desporto escolar. O coordenador técnico enquanto elemento catalisador das atividades de Nível I do Clube do Desporto Escolar: agrupamento de Escolas Diogo Cão, Vila Real
title Desporto escolar. O coordenador técnico enquanto elemento catalisador das atividades de Nível I do Clube do Desporto Escolar: agrupamento de Escolas Diogo Cão, Vila Real
spellingShingle Desporto escolar. O coordenador técnico enquanto elemento catalisador das atividades de Nível I do Clube do Desporto Escolar: agrupamento de Escolas Diogo Cão, Vila Real
Vaz, Joaquim Alcides Morgado
Desporto escolar
Coordenador técnico
title_short Desporto escolar. O coordenador técnico enquanto elemento catalisador das atividades de Nível I do Clube do Desporto Escolar: agrupamento de Escolas Diogo Cão, Vila Real
title_full Desporto escolar. O coordenador técnico enquanto elemento catalisador das atividades de Nível I do Clube do Desporto Escolar: agrupamento de Escolas Diogo Cão, Vila Real
title_fullStr Desporto escolar. O coordenador técnico enquanto elemento catalisador das atividades de Nível I do Clube do Desporto Escolar: agrupamento de Escolas Diogo Cão, Vila Real
title_full_unstemmed Desporto escolar. O coordenador técnico enquanto elemento catalisador das atividades de Nível I do Clube do Desporto Escolar: agrupamento de Escolas Diogo Cão, Vila Real
title_sort Desporto escolar. O coordenador técnico enquanto elemento catalisador das atividades de Nível I do Clube do Desporto Escolar: agrupamento de Escolas Diogo Cão, Vila Real
author Vaz, Joaquim Alcides Morgado
author_facet Vaz, Joaquim Alcides Morgado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Joaquim Alcides Morgado
dc.subject.por.fl_str_mv Desporto escolar
Coordenador técnico
topic Desporto escolar
Coordenador técnico
description O Desporto Escolar conquistou um espaço importante na Escola e no processo educativo ao representar, para além da prática desportiva de competição ou lazer, um elemento fundamental na educação para a cidadania das crianças e jovens (Santos, 2009). A Escola não pode, portanto, ignorar que o Desporto Escolar como elemento do processo educativo é fundamental já que se pode revelar um fator de grande amplitude na vida social das crianças e jovens. Deve a Escola, desde logo, possibilitar a resposta às motivações e necessidades dos alunos em relação à cultura motora, de forma a facilitar e estimular o acesso às diferentes práticas lúdicas e desportivas. É, pois, este o ambiente em que se desenvolve a ação do Coordenador Técnico do Desporto Escolar. Neste contexto apresentamos o relatório sobre a atividade profissional desenvolvida. Numa primeira parte, e na perspetiva de enquadramento teórico, discorre-se sobre temas como os objetivos/finalidades do Desporto Escolar; o vínculo entre a disciplina de Educação Física e o Desporto Escolar; a importância da integração plena do Projeto do Desporto Escolar no Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas para uma efetiva simbiose e o enquadramento histórico e legislativo tal como a organização geral do Desporto Escolar quer a nível nacional e regional, quer a nível local (Clube Desporto Escolar). Abordam-se também temáticas como “recursos humanos”, “liderança e motivação”, “eficácia da liderança”, “liderança nas organizações educativas”, “motivação no grupo de trabalho” e a forma como se inter-relacionam com a especificidade do cargo e funções de Coordenador Técnico do Desporto Escolar. Numa segunda parte faz-se a caraterização e análise do Projeto de Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas Diogo Cão no que diz respeito às atividades de nível I nos últimos cinco anos letivos. Produzem-se também sugestões para a melhoria do referido projeto. Aí propomos novas perspetivas para o plano de atividades de nível I que permitam fazer melhor o que já se faz bem. Por fim reflete-se sobre a forma como este cargo foi exercido e como o seu desempenho, numa perspetiva colaborativa, nos permitiu crescer como profissional e como ser humano. Relativamente aos instrumentos selecionados para colher informações sobre o Clube de Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas Diogo Cão foram a análise dos documentos oficiais relativos ao Desporto Escolar e à disciplina de Educação Física dos últimos cinco anos letivos, para além da nossa posição de “observador participante”.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-13T10:00:14Z
2016-04-13T00:00:00Z
2016-04-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/5749
url http://hdl.handle.net/10348/5749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137147768274944