Desporto escolar. O coordenador técnico enquanto elemento catalisador das atividades de Nível I do Clube do Desporto Escolar: agrupamento de Escolas Diogo Cão, Vila Real
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/5749 |
Resumo: | O Desporto Escolar conquistou um espaço importante na Escola e no processo educativo ao representar, para além da prática desportiva de competição ou lazer, um elemento fundamental na educação para a cidadania das crianças e jovens (Santos, 2009). A Escola não pode, portanto, ignorar que o Desporto Escolar como elemento do processo educativo é fundamental já que se pode revelar um fator de grande amplitude na vida social das crianças e jovens. Deve a Escola, desde logo, possibilitar a resposta às motivações e necessidades dos alunos em relação à cultura motora, de forma a facilitar e estimular o acesso às diferentes práticas lúdicas e desportivas. É, pois, este o ambiente em que se desenvolve a ação do Coordenador Técnico do Desporto Escolar. Neste contexto apresentamos o relatório sobre a atividade profissional desenvolvida. Numa primeira parte, e na perspetiva de enquadramento teórico, discorre-se sobre temas como os objetivos/finalidades do Desporto Escolar; o vínculo entre a disciplina de Educação Física e o Desporto Escolar; a importância da integração plena do Projeto do Desporto Escolar no Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas para uma efetiva simbiose e o enquadramento histórico e legislativo tal como a organização geral do Desporto Escolar quer a nível nacional e regional, quer a nível local (Clube Desporto Escolar). Abordam-se também temáticas como “recursos humanos”, “liderança e motivação”, “eficácia da liderança”, “liderança nas organizações educativas”, “motivação no grupo de trabalho” e a forma como se inter-relacionam com a especificidade do cargo e funções de Coordenador Técnico do Desporto Escolar. Numa segunda parte faz-se a caraterização e análise do Projeto de Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas Diogo Cão no que diz respeito às atividades de nível I nos últimos cinco anos letivos. Produzem-se também sugestões para a melhoria do referido projeto. Aí propomos novas perspetivas para o plano de atividades de nível I que permitam fazer melhor o que já se faz bem. Por fim reflete-se sobre a forma como este cargo foi exercido e como o seu desempenho, numa perspetiva colaborativa, nos permitiu crescer como profissional e como ser humano. Relativamente aos instrumentos selecionados para colher informações sobre o Clube de Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas Diogo Cão foram a análise dos documentos oficiais relativos ao Desporto Escolar e à disciplina de Educação Física dos últimos cinco anos letivos, para além da nossa posição de “observador participante”. |
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Neste contexto apresentamos o relatório sobre a atividade profissional desenvolvida. Numa primeira parte, e na perspetiva de enquadramento teórico, discorre-se sobre temas como os objetivos/finalidades do Desporto Escolar; o vínculo entre a disciplina de Educação Física e o Desporto Escolar; a importância da integração plena do Projeto do Desporto Escolar no Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas para uma efetiva simbiose e o enquadramento histórico e legislativo tal como a organização geral do Desporto Escolar quer a nível nacional e regional, quer a nível local (Clube Desporto Escolar). Abordam-se também temáticas como “recursos humanos”, “liderança e motivação”, “eficácia da liderança”, “liderança nas organizações educativas”, “motivação no grupo de trabalho” e a forma como se inter-relacionam com a especificidade do cargo e funções de Coordenador Técnico do Desporto Escolar. Numa segunda parte faz-se a caraterização e análise do Projeto de Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas Diogo Cão no que diz respeito às atividades de nível I nos últimos cinco anos letivos. Produzem-se também sugestões para a melhoria do referido projeto. Aí propomos novas perspetivas para o plano de atividades de nível I que permitam fazer melhor o que já se faz bem. Por fim reflete-se sobre a forma como este cargo foi exercido e como o seu desempenho, numa perspetiva colaborativa, nos permitiu crescer como profissional e como ser humano. Relativamente aos instrumentos selecionados para colher informações sobre o Clube de Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas Diogo Cão foram a análise dos documentos oficiais relativos ao Desporto Escolar e à disciplina de Educação Física dos últimos cinco anos letivos, para além da nossa posição de “observador participante”.School sport has earned great importance at school and in the educational process, meaning not only competition and leisure but also a more and more important element in the citizenship education of children and youth (Santos, 2009). Obviously, school can’t ignore that sport, as an important element of the educational process is essential, since it can reveal a fundamental factor in the life of children and youth. So, School should give answers to the motivations and needs of our students, regarding their motor activity culture, favouring and encouraging the access to the different games and sports. It was therefore in this scene that the action of the Technical Coordinator of School Sports had its development. In this context we present the report about our professional activity. In the first part, we present the theoretical framework and we discuss the issues and the objectives of the School Sport; the link between the discipline of Physical Education and School Sport; the importance of full integration of the Project of School Sport as a part of Educational Project in the “Agrupamento de Escolas” for a true symbiosis as well as the historical and legislative framework both national and regional and local (School Sports Club). We also approach themes like "human resources", "leadership and motivation," "leadership efficiency", "leadership in educational organizations", "motivation of work groups" and how they connect with the specificity of the position and functions of the Technical Coordinator of School Sports. In the second part we do the characterization and analysis of the School Sports Project of “Agrupamento de Escolas Diogo Cão” regarding the level I activities in the past five academic years. We also produce suggestions to improve this project. We propose new perspectives for the Level I plan of activities to do better than it is already being done. Finally we think over the way this role was fulfilled and how our performance in a collaborative perspective, made us grow, both as a professional and as a human being. In what concerns the selected instruments to obtain information about the School Sports Club of “Agrupamento de Escolas Diogo Cão” we analyzed the official documents related to the School Sports and Physical Education of the last five academic years, besides our position as a "participant observer".2016-04-13T10:00:14Z2016-04-13T00:00:00Z2016-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5749porVaz, Joaquim Alcides Morgadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:54:47Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5749Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:01.360682Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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