O desafio e a constante transformação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/24478 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do 2º ano do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Assim, este documento procura explanar o trabalho desenvolvido pela mestranda ao longo da prática pedagógica, tendo por base uma atitude crítica e reflexiva, mobilizando os pressupostos teóricos e legais que orientam a profissão docente, assim como os saberes científicos, pedagógicos e didáticos adquiridos ao longo do seu percurso académico. Durante a PES, a mestranda desenvolveu a sua prática junto de uma turma do Sº ano de escolaridade e uma turma do 6º ano de escolaridade, no contexto do 2º CEB, e, posteriormente, numa turma do 3º ano de escolaridade, em contexto de 1º CEB. O facto de estas três turmas apresentarem características distintas e desafiadoras, implicaram a implementação de estratégias diversificadas e inovadoras, com o objetivo primordial de promover aprendizagens significativas por parte dos alunos. Este documento integra ainda uma componente investigativa, em formato de artigo científico, relativa a um projeto desenvolvido pela mestranda ao longo da PES, onde se procurou averiguar de que forma a construção de mapas conceptuais pelas crianças do 3º ano de escolaridade pode constituir uma boa estratégia para a compreensão de conteúdos de Estudo do Meio. Este processo formativo permitiu adquirir inúmeras aprendizagens para a construção da identidade docente, sendo que tal só foi possível com o auxmo e a experiência das professoras cooperantes, com as orientações dos professores supervisores e, ainda, com o trabalho desenvolvido em par pedagógico. Perante as exigências e os desafios que são colocados aos professores numa sociedade em constante evolução, e partindo do pressuposto de que aquilo que não nos desafia não nos transforma, a mestranda abraça esta profissão, ciente que a prática pedagógica exige uma constante transformação e aprendizagem. |
id |
RCAP_cecf0ab242d085b55785c7cc6add726d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24478 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O desafio e a constante transformaçãoPrática de ensino supervisionadaReflexãoProcesso de ensino e aprendizagemlnvestigação-açãoSupervised teaching practiceReflectionTeaching and learning processAction researchCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do 2º ano do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Assim, este documento procura explanar o trabalho desenvolvido pela mestranda ao longo da prática pedagógica, tendo por base uma atitude crítica e reflexiva, mobilizando os pressupostos teóricos e legais que orientam a profissão docente, assim como os saberes científicos, pedagógicos e didáticos adquiridos ao longo do seu percurso académico. Durante a PES, a mestranda desenvolveu a sua prática junto de uma turma do Sº ano de escolaridade e uma turma do 6º ano de escolaridade, no contexto do 2º CEB, e, posteriormente, numa turma do 3º ano de escolaridade, em contexto de 1º CEB. O facto de estas três turmas apresentarem características distintas e desafiadoras, implicaram a implementação de estratégias diversificadas e inovadoras, com o objetivo primordial de promover aprendizagens significativas por parte dos alunos. Este documento integra ainda uma componente investigativa, em formato de artigo científico, relativa a um projeto desenvolvido pela mestranda ao longo da PES, onde se procurou averiguar de que forma a construção de mapas conceptuais pelas crianças do 3º ano de escolaridade pode constituir uma boa estratégia para a compreensão de conteúdos de Estudo do Meio. Este processo formativo permitiu adquirir inúmeras aprendizagens para a construção da identidade docente, sendo que tal só foi possível com o auxmo e a experiência das professoras cooperantes, com as orientações dos professores supervisores e, ainda, com o trabalho desenvolvido em par pedagógico. Perante as exigências e os desafios que são colocados aos professores numa sociedade em constante evolução, e partindo do pressuposto de que aquilo que não nos desafia não nos transforma, a mestranda abraça esta profissão, ciente que a prática pedagógica exige uma constante transformação e aprendizagem.This lnternship Report is part of the Supervised Teaching Practice Curricular Unit, which is part of the study plan for the 2nd year of the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This document seeks to explain the work carried out by the master's student throughout her teaching practice, based on a criticai and reflective attitude, mobilizing the theoretical and legal assumptions that guide the teaching profession, as well as the scientific, pedagogical and didactic knowledge acquired throughout her academic career. During the Supervised Teaching Practice, the master's student developed her practice with a 5th grade class anda 6th grade class, in the context of the 2nd Cycle of Basic Education, and I ater with a 3rd grade class, in the context of the 1st Cycle of Basic Education. The fact that these three classes have different and challenging characteristics meant that diversified and innovative strategies had to be implemented, with the primary aim of promoting meaningfullearning on the part of the students. This documentais o includes an investigative component, in the form of a scientific article, relating to a project developed by the master's student during the Supervised Teaching Practice, which sought to find out how the construction of concept maps by children in the third year of school can be a good strategy for understanding the contents of Environmental Studies. This training process enabled me to learn a great deal in order to build my teaching identity, and this was only possible with the help and experience of the cooperating teachers, with the guidance of the supervising teachers and ais o with the work carried out in pedagogical pairs. Faced with the demands and challenges placed on teachers in a constantly evolving society, and based on the assumption that what doesn't challenge us doesn't transform us, the master's student embraced this profession, aware that teaching practice requires constant transformation and learning.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoSilva, Sara Aboim daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPinto, Marta Cristina Ferreira2024-01-16T12:57:36Z202323232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24478TID:203471245porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-24T01:49:45Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24478Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:55.750260Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desafio e a constante transformação |
title |
O desafio e a constante transformação |
spellingShingle |
O desafio e a constante transformação Pinto, Marta Cristina Ferreira Prática de ensino supervisionada Reflexão Processo de ensino e aprendizagem lnvestigação-ação Supervised teaching practice Reflection Teaching and learning process Action research Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O desafio e a constante transformação |
title_full |
O desafio e a constante transformação |
title_fullStr |
O desafio e a constante transformação |
title_full_unstemmed |
O desafio e a constante transformação |
title_sort |
O desafio e a constante transformação |
author |
Pinto, Marta Cristina Ferreira |
author_facet |
Pinto, Marta Cristina Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Sara Aboim da Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Marta Cristina Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada Reflexão Processo de ensino e aprendizagem lnvestigação-ação Supervised teaching practice Reflection Teaching and learning process Action research Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática de ensino supervisionada Reflexão Processo de ensino e aprendizagem lnvestigação-ação Supervised teaching practice Reflection Teaching and learning process Action research Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do 2º ano do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Assim, este documento procura explanar o trabalho desenvolvido pela mestranda ao longo da prática pedagógica, tendo por base uma atitude crítica e reflexiva, mobilizando os pressupostos teóricos e legais que orientam a profissão docente, assim como os saberes científicos, pedagógicos e didáticos adquiridos ao longo do seu percurso académico. Durante a PES, a mestranda desenvolveu a sua prática junto de uma turma do Sº ano de escolaridade e uma turma do 6º ano de escolaridade, no contexto do 2º CEB, e, posteriormente, numa turma do 3º ano de escolaridade, em contexto de 1º CEB. O facto de estas três turmas apresentarem características distintas e desafiadoras, implicaram a implementação de estratégias diversificadas e inovadoras, com o objetivo primordial de promover aprendizagens significativas por parte dos alunos. Este documento integra ainda uma componente investigativa, em formato de artigo científico, relativa a um projeto desenvolvido pela mestranda ao longo da PES, onde se procurou averiguar de que forma a construção de mapas conceptuais pelas crianças do 3º ano de escolaridade pode constituir uma boa estratégia para a compreensão de conteúdos de Estudo do Meio. Este processo formativo permitiu adquirir inúmeras aprendizagens para a construção da identidade docente, sendo que tal só foi possível com o auxmo e a experiência das professoras cooperantes, com as orientações dos professores supervisores e, ainda, com o trabalho desenvolvido em par pedagógico. Perante as exigências e os desafios que são colocados aos professores numa sociedade em constante evolução, e partindo do pressuposto de que aquilo que não nos desafia não nos transforma, a mestranda abraça esta profissão, ciente que a prática pedagógica exige uma constante transformação e aprendizagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-01-01T00:00:00Z 2024-01-16T12:57:36Z 2323 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/24478 TID:203471245 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/24478 |
identifier_str_mv |
TID:203471245 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136945030299648 |