A importância da expressão plástica no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Catarina Pereira de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2282
Resumo: O presente relatório de estágio surge no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. O percurso investigativo foi realizado a partir da temática “Educação Artística”, tendo como foco a Expressão Plástica, sob orientação da Professora Doutora Sandra Mónica Oliveira. A presente investigação pretende perceber qual a importância atribuída à Expressão Plástica no processo de ensino-aprendizagem pelos professores do 1.º CEB, compreender como é operacionalizada a Expressão Plástica em contexto sala de aula; perceber quais as competências específicas que podem ser trabalhadas na área da Expressão Plástica. Espelhando, deste modo, algumas perspetivas teóricas que comprovam a sua importância e as diversas competências inerentes, abordaremos desde o conceito de arte até às competências promotoras de um desenvolvimento integral do aluno. Neste âmbito utilizou-se uma metodologia qualitativa, recorrendo a entrevistas realizadas a docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico e, posterior análise de conteúdo das mesmas. Com esta investigação foi possível perceber que há uma consciencialização, por parte dos docentes, acerca da reduzida importância da Expressão Plástica concedida pelo Ministério da Educação. Contudo, estes docentes não se demonstram à vontade em evidenciar qual o processo de planificação, intervenção e avaliação. Além disso, os mesmos não são capazes de elencar, concretamente, as competências associadas à Expressão Plástica e ao desenvolvimento integral do aluno. A par desta análise, pretende-se enaltecer a importância da Expressão Plástica no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_cf00faf36ecb3705eb41b970b2388d7d
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2282
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da expressão plástica no 1º Ciclo do Ensino BásicoExpressão Plástica - 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio surge no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. O percurso investigativo foi realizado a partir da temática “Educação Artística”, tendo como foco a Expressão Plástica, sob orientação da Professora Doutora Sandra Mónica Oliveira. A presente investigação pretende perceber qual a importância atribuída à Expressão Plástica no processo de ensino-aprendizagem pelos professores do 1.º CEB, compreender como é operacionalizada a Expressão Plástica em contexto sala de aula; perceber quais as competências específicas que podem ser trabalhadas na área da Expressão Plástica. Espelhando, deste modo, algumas perspetivas teóricas que comprovam a sua importância e as diversas competências inerentes, abordaremos desde o conceito de arte até às competências promotoras de um desenvolvimento integral do aluno. Neste âmbito utilizou-se uma metodologia qualitativa, recorrendo a entrevistas realizadas a docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico e, posterior análise de conteúdo das mesmas. Com esta investigação foi possível perceber que há uma consciencialização, por parte dos docentes, acerca da reduzida importância da Expressão Plástica concedida pelo Ministério da Educação. Contudo, estes docentes não se demonstram à vontade em evidenciar qual o processo de planificação, intervenção e avaliação. Além disso, os mesmos não são capazes de elencar, concretamente, as competências associadas à Expressão Plástica e ao desenvolvimento integral do aluno. A par desta análise, pretende-se enaltecer a importância da Expressão Plástica no 1.º Ciclo do Ensino Básico.2016-03-23T14:42:11Z2016-03-11T00:00:00Z2016-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2282TID:201080214porSousa, Catarina Pereira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:59Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2282Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:08.052047Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da expressão plástica no 1º Ciclo do Ensino Básico
title A importância da expressão plástica no 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A importância da expressão plástica no 1º Ciclo do Ensino Básico
Sousa, Catarina Pereira de
Expressão Plástica - 1º Ciclo do Ensino Básico
title_short A importância da expressão plástica no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full A importância da expressão plástica no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A importância da expressão plástica no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A importância da expressão plástica no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort A importância da expressão plástica no 1º Ciclo do Ensino Básico
author Sousa, Catarina Pereira de
author_facet Sousa, Catarina Pereira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Catarina Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Expressão Plástica - 1º Ciclo do Ensino Básico
topic Expressão Plástica - 1º Ciclo do Ensino Básico
description O presente relatório de estágio surge no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. O percurso investigativo foi realizado a partir da temática “Educação Artística”, tendo como foco a Expressão Plástica, sob orientação da Professora Doutora Sandra Mónica Oliveira. A presente investigação pretende perceber qual a importância atribuída à Expressão Plástica no processo de ensino-aprendizagem pelos professores do 1.º CEB, compreender como é operacionalizada a Expressão Plástica em contexto sala de aula; perceber quais as competências específicas que podem ser trabalhadas na área da Expressão Plástica. Espelhando, deste modo, algumas perspetivas teóricas que comprovam a sua importância e as diversas competências inerentes, abordaremos desde o conceito de arte até às competências promotoras de um desenvolvimento integral do aluno. Neste âmbito utilizou-se uma metodologia qualitativa, recorrendo a entrevistas realizadas a docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico e, posterior análise de conteúdo das mesmas. Com esta investigação foi possível perceber que há uma consciencialização, por parte dos docentes, acerca da reduzida importância da Expressão Plástica concedida pelo Ministério da Educação. Contudo, estes docentes não se demonstram à vontade em evidenciar qual o processo de planificação, intervenção e avaliação. Além disso, os mesmos não são capazes de elencar, concretamente, as competências associadas à Expressão Plástica e ao desenvolvimento integral do aluno. A par desta análise, pretende-se enaltecer a importância da Expressão Plástica no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-23T14:42:11Z
2016-03-11T00:00:00Z
2016-03-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2282
TID:201080214
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2282
identifier_str_mv TID:201080214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131625234104320