Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Sofia Alexandra Santos Marquês
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14613
Resumo: Este relatório foi escrito no âmbito do estágio de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Este relatório, está dividido em três partes. Na primeira parte encontra-se uma reflexão sobre as aulas observadas em quatro escolas do ensino básico; a segunda parte engloba a reflexão e fundamentação das opções realizadas nas aulas que lecionei enquanto estagiária, que resultaram da articulação entre os ideais, os programas e as competências, anseios e expetativas das crianças envolvidos. Encontra-se também presente uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada, um instrumento fundamental para a formação dos professores, que me permitiu analisar e avaliar o meu desempenho e introduzir uma consciência reflexiva da minha ação, com vista a melhorá-la continuamente e futuramente e a torná-la pertinente, num mundo em constante mudança; a terceira parte é dedicada ao projeto de investigação que teve como objetivo conhecer as práticas dos docentes do 2º Ciclo do Ensino Básico. A metodologia consistiu na realização de um questionário on-line a 65 professores. Muitos destes professores utilizam o manual como base para a lecionação, as suas atividades musicais são pouco variadas e muitos deles sentem-se desmotivados pela falta de recursos.
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spelling Relatório de EstágioPráticas dos professores nas aulas de Educação MusicalPráticasEducação MusicalDocentesPracticesMusic EducationTeachersDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório foi escrito no âmbito do estágio de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Este relatório, está dividido em três partes. Na primeira parte encontra-se uma reflexão sobre as aulas observadas em quatro escolas do ensino básico; a segunda parte engloba a reflexão e fundamentação das opções realizadas nas aulas que lecionei enquanto estagiária, que resultaram da articulação entre os ideais, os programas e as competências, anseios e expetativas das crianças envolvidos. Encontra-se também presente uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada, um instrumento fundamental para a formação dos professores, que me permitiu analisar e avaliar o meu desempenho e introduzir uma consciência reflexiva da minha ação, com vista a melhorá-la continuamente e futuramente e a torná-la pertinente, num mundo em constante mudança; a terceira parte é dedicada ao projeto de investigação que teve como objetivo conhecer as práticas dos docentes do 2º Ciclo do Ensino Básico. A metodologia consistiu na realização de um questionário on-line a 65 professores. Muitos destes professores utilizam o manual como base para a lecionação, as suas atividades musicais são pouco variadas e muitos deles sentem-se desmotivados pela falta de recursos.This report was written as part of the Supervised Teaching Practice Internship of the Master's Degree in Teaching Music Education in Basic Education at the Instituto Politécnico do Porto. This report is divided into three parts. In the first part we find a reflection on the music lessons that were observed in four basic schools; the second part includes the reflection and rationale of the choices made in the classes I taught as a trainee, which resulted from the articulation between the preferences, programs and skills, desires and expectations of the children involved. There is also a reflection on the Supervised Teaching Practice, a fundamental tool for teacher training, which has allowed me to analyze and evaluate my performance and to introduce a reflective awareness of my action, with a view to improving it continuously and in the future and to make it relevant, in a changing world; the third part is dedicated to the research project that had as objective to know the practices of the music teachers in the 2nd Cycle of Basic Education. The methodology consisted of an online questionnaire that was carried out with 65 music teachers. Most of these teachers use music handbooks to teach, the musical activities in their lessons are not varied, and many of them feel less motivated than before because of the current lack of resources.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoBoal-Palheiros, GraçaOliveira, Ana DanielaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCardoso, Sofia Alexandra Santos Marquês2019-09-16T13:32:43Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14613TID:202570312porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:58:14Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14613Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:26.473618Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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