A competitividade dos territórios e o marketing territorial: um modelo conceptual de análise da construção da proposta de valor do produto território e a intervenção das autoridades locais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belo, Manuel José Gordo Videira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3152
Resumo: O território enquanto espaço de dinâmicas produtivas e em função dessa realidade apresenta um determinado nível de competitividade. Recolhendo diversos contributos é confirmado o impacto da competitividade de um território no aumento da sua produtividade e da qualidade de vida da sua população. Reconhecendo a importância da capacidade competitiva do território na qualidade de vida dos cidadãos, afigura-se essencial aferir se o marketing territorial constitui um instrumento fundamental de planeamento e gestão de um território, fazendo parte de um pacote mais vasto de elementos a considerar na construção de uma visão estratégica para o território, e bem assim, de apoio e suporte à sua capacidade competitiva. A noção de que a implementação de políticas, estratégias e actividades de marketing territorial implicam a construção de uma proposta de valor relativa ao produto território é realçada, bem como o papel decisivo que as autoridades locais têm na construção dessa proposta. Nesse particular, embora informal e resumidamente, é apresentada a análise de um caso concreto no Município de Nisa. Questionando se a proposta de valor do produto território é, efectivamente, resultado de uma consistente política de marketing territorial, avança-se para a proposta de um modelo conceptual de análise a aplicar posteriormente, no âmbito de um case study já identificado. Pretende-se que a aplicação do modelo possa testar a consistência e o sucesso da proposta de valor do produto território, tendo em atenção o seu impacto na capacidade competitiva de dado território e os necessários reflexos na qualidade de vida da população.
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