Flexibilidade cognitiva na população pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Daniela Cristina Sciaccaluga Lourenço
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/37717
Resumo: Introdução: Existe a necessidade de caracterizar a trajetória de desenvolvimento típico da flexibilidade cognitiva na população pré-escolar portuguesa e, a um nível global, de explorar a sua evolução por semestres. Paralelamente são poucos os estudos que reportam dados acerca do impacto da variável sexo sobre a flexibilidade cognitiva nesta população. Este estudo procura responder a estas questões. Metodologia: Foram recrutadas 90 crianças em idade pré-escolar com desenvolvimento típico e submetidas à tarefa Card Sorting da Early Years Toolbox, a qual se baseia no procedimento prototípico de avaliação da flexibilidade cognitiva na população préescolar. Resultados: Observaram-se diferenças significativas no switch accuracy entre os grupos dos três, quatro e cinco anos de idade, com os mais velhos a superar os mais novos. Quando a amostra é dividida por semestres não se verificaram diferenças significativas entre os grupos com mais de quatro anos e meio e o grupo do primeiro semestre dos quatro anos. Os grupos dos cinco anos evidenciaram um desempenho significativamente superior ao do grupo do segundo semestre dos quatro. Não foi observado qualquer efeito significativo da variável sexo sobre o desempenho na tarefa Card Sorting. Conclusão: O presente estudo oferece suporte à literatura que denota um aumento da flexibilidade cognitiva ao longo do período pré-escolar e exerce um contributo ao sugerir que o ponto de inflexão desta função executiva ocorre na transição entre o segundo semestre dos quatro anos e o primeiro semestre dos cinco. Este estudo representa um primeiro esforço para caracterizar o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva na população pré-escolar portuguesa com recurso ao procedimento prototípico para a avaliação desta função nesta faixa etária. Considerando a possível aplicabilidade da Card Sorting ao contexto clínico e investigativo tornam-se necessárias investigações futuras que averiguem a consistência destes achados na população pré-escolar portuguesa.
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Resultados: Observaram-se diferenças significativas no switch accuracy entre os grupos dos três, quatro e cinco anos de idade, com os mais velhos a superar os mais novos. Quando a amostra é dividida por semestres não se verificaram diferenças significativas entre os grupos com mais de quatro anos e meio e o grupo do primeiro semestre dos quatro anos. Os grupos dos cinco anos evidenciaram um desempenho significativamente superior ao do grupo do segundo semestre dos quatro. Não foi observado qualquer efeito significativo da variável sexo sobre o desempenho na tarefa Card Sorting. Conclusão: O presente estudo oferece suporte à literatura que denota um aumento da flexibilidade cognitiva ao longo do período pré-escolar e exerce um contributo ao sugerir que o ponto de inflexão desta função executiva ocorre na transição entre o segundo semestre dos quatro anos e o primeiro semestre dos cinco. Este estudo representa um primeiro esforço para caracterizar o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva na população pré-escolar portuguesa com recurso ao procedimento prototípico para a avaliação desta função nesta faixa etária. Considerando a possível aplicabilidade da Card Sorting ao contexto clínico e investigativo tornam-se necessárias investigações futuras que averiguem a consistência destes achados na população pré-escolar portuguesa.Introduction: There is a need to characterize the typically developmental trajectory of cognitive flexibility in the Portuguese preschool population and, at a global level, to explore its evolution by semesters. In parallel, there are few studies that report data on the impact of gender on cognitive flexibility in this population. This study seeks to answer these questions. Method: We recruited 90 preschoolers with typical development and submitted them to the Card Sorting task of the Early Years Toolbox, which is based on the prototypical procedure for assessing cognitive flexibility in this population. Results: We observed significant differences in the switch accuracy variable between the groups of three, four and five years old, with older ones overcoming the youngest ones. When we split the sample by semesters, there were no significant differences between children older than four and a half years of age and the younger four-year-olds. All five years old children showed a significantly higher performance than the older four-yearolds. We observed no significant effect of sex on Card Sorting performance. Conclusion: The present study supports the literature showing an increase in cognitive flexibility over the preschool period and contributes by suggesting that the inflection point of this executive function occurs in the transition between the second semester of the four years of age and the first semester of the five. This study represents a first effort to characterize the development of cognitive flexibility in the Portuguese preschool population using to the prototypical procedure for assessing this function in this age group. Considering the applicability of Card Sorting to the clinical and investigative context, further investigations are necessary to investigate the consistency of these findings in the Portuguese preschool population.Ribeiro, Filipa Delgado Neiva CorreiaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFernandes, Daniela Cristina Sciaccaluga Lourenço2022-05-25T10:13:34Z2021-01-2320192021-01-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/37717TID:202943895porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:43:13Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37717Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:43.591629Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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