O teatro como prática comunicativa na aula ELE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6652 |
Resumo: | Com o presente trabalho pretendo demonstrar que as atividades de interação social são fundamentais no momento de preparar e apresentar uma atividade para a aula ELE. Assim, penso que o teatro na sala de aula é um meio ideal, onde encontramos dois aspetos. Em primeiro lugar, o teatro é essencialmente interação; a língua não é só um instrumento funcional, mas também uma forma de comportamento social e através das atividades teatrais o aluno desenvolve as suas habilidades comunicativas, aproximando-se mais das situações comunicativas que se produzem fora da sala de aula. Em segundo lugar, podemos considerar as atividades teatrais como atividade, o que supõe recrear na sala de aula qualquer situação real que requer o uso da língua. Os jogos teatrais favorecem o desenvolvimento e a ativação de estratégias de comunicação; possibilita o trabalho em grupo mediante a cooperação e interação dos alunos favorecendo a aprendizagem e aquisição da língua meta experimentando, comunicando, cooperando, negociando, participando e analisando as situações que se propõem, as personagens que intervêm. Deste modo, o aluno sente-se mais motivado e mais ativo na aprendizagem e nas atividades da sala de aula. A oralidade na aprendizagem de uma língua é muito importante. Apesar dos esforços dos professores de ELE para melhorar a expressão oral dos alunos, as dificuldades continuam. Muitos dos nossos alunos não conseguem expressar-se corretamente em espanhol língua estrangeira. O principal objetivo deste trabalho é tentar mostrar as causas dessas dificuldades. |
id |
RCAP_cf716ad134888624fad3f876fb1d06ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/6652 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O teatro como prática comunicativa na aula ELELíngua espanholaEnsino/aprendizagemTeatroComunicaçãoCom o presente trabalho pretendo demonstrar que as atividades de interação social são fundamentais no momento de preparar e apresentar uma atividade para a aula ELE. Assim, penso que o teatro na sala de aula é um meio ideal, onde encontramos dois aspetos. Em primeiro lugar, o teatro é essencialmente interação; a língua não é só um instrumento funcional, mas também uma forma de comportamento social e através das atividades teatrais o aluno desenvolve as suas habilidades comunicativas, aproximando-se mais das situações comunicativas que se produzem fora da sala de aula. Em segundo lugar, podemos considerar as atividades teatrais como atividade, o que supõe recrear na sala de aula qualquer situação real que requer o uso da língua. Os jogos teatrais favorecem o desenvolvimento e a ativação de estratégias de comunicação; possibilita o trabalho em grupo mediante a cooperação e interação dos alunos favorecendo a aprendizagem e aquisição da língua meta experimentando, comunicando, cooperando, negociando, participando e analisando as situações que se propõem, as personagens que intervêm. Deste modo, o aluno sente-se mais motivado e mais ativo na aprendizagem e nas atividades da sala de aula. A oralidade na aprendizagem de uma língua é muito importante. Apesar dos esforços dos professores de ELE para melhorar a expressão oral dos alunos, as dificuldades continuam. Muitos dos nossos alunos não conseguem expressar-se corretamente em espanhol língua estrangeira. O principal objetivo deste trabalho é tentar mostrar as causas dessas dificuldades.With this paper I pretend to show that social interaction activities and are fundamental when it comes to prepare and present an activity for a SFL (Spanish Foreign Language) class. So I think theater in the classroom is an ideal medium, where we find these two aspects. First, theater is mainly interaction; language isn’t just a functional instrument, but also a form of social behavior and through theatrical activities the students develop their communication skills, getting closer to communicative situations that occur outside the classroom. Second, we can consider the theatrical activities as activity, which presumes recreating in the classroom any real situation that requires the use of language. Theatrical games favor the development and activation of communication strategies; enable teamwork through cooperation and interaction of students favoring learning and acquisition of the target language experimenting, communicating, cooperating, negotiating, sharing and analyzing situations that are proposed, the characters involved. Thus, students feel more motivated and more active in learning and in classroom. Oral language in learning a language is very important. Despite the efforts of SFL teachers to improve students' oral expression, difficulties remain. Many of our students cannot express themselves properly in Spanish as a foreign language. Therefore, the main objective of this paper is to try showing the causes of these difficulties.2016-10-19T09:45:07Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6652pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Sara Cristina Oliveirareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:49:40Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6652Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:54.920Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O teatro como prática comunicativa na aula ELE |
title |
O teatro como prática comunicativa na aula ELE |
spellingShingle |
O teatro como prática comunicativa na aula ELE Martins, Sara Cristina Oliveira Língua espanhola Ensino/aprendizagem Teatro Comunicação |
title_short |
O teatro como prática comunicativa na aula ELE |
title_full |
O teatro como prática comunicativa na aula ELE |
title_fullStr |
O teatro como prática comunicativa na aula ELE |
title_full_unstemmed |
O teatro como prática comunicativa na aula ELE |
title_sort |
O teatro como prática comunicativa na aula ELE |
author |
Martins, Sara Cristina Oliveira |
author_facet |
Martins, Sara Cristina Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Sara Cristina Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua espanhola Ensino/aprendizagem Teatro Comunicação |
topic |
Língua espanhola Ensino/aprendizagem Teatro Comunicação |
description |
Com o presente trabalho pretendo demonstrar que as atividades de interação social são fundamentais no momento de preparar e apresentar uma atividade para a aula ELE. Assim, penso que o teatro na sala de aula é um meio ideal, onde encontramos dois aspetos. Em primeiro lugar, o teatro é essencialmente interação; a língua não é só um instrumento funcional, mas também uma forma de comportamento social e através das atividades teatrais o aluno desenvolve as suas habilidades comunicativas, aproximando-se mais das situações comunicativas que se produzem fora da sala de aula. Em segundo lugar, podemos considerar as atividades teatrais como atividade, o que supõe recrear na sala de aula qualquer situação real que requer o uso da língua. Os jogos teatrais favorecem o desenvolvimento e a ativação de estratégias de comunicação; possibilita o trabalho em grupo mediante a cooperação e interação dos alunos favorecendo a aprendizagem e aquisição da língua meta experimentando, comunicando, cooperando, negociando, participando e analisando as situações que se propõem, as personagens que intervêm. Deste modo, o aluno sente-se mais motivado e mais ativo na aprendizagem e nas atividades da sala de aula. A oralidade na aprendizagem de uma língua é muito importante. Apesar dos esforços dos professores de ELE para melhorar a expressão oral dos alunos, as dificuldades continuam. Muitos dos nossos alunos não conseguem expressar-se corretamente em espanhol língua estrangeira. O principal objetivo deste trabalho é tentar mostrar as causas dessas dificuldades. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2016-10-19T09:45:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/6652 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/6652 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137135980183552 |