O teatro como prática comunicativa na aula ELE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Sara Cristina Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6652
Resumo: Com o presente trabalho pretendo demonstrar que as atividades de interação social são fundamentais no momento de preparar e apresentar uma atividade para a aula ELE. Assim, penso que o teatro na sala de aula é um meio ideal, onde encontramos dois aspetos. Em primeiro lugar, o teatro é essencialmente interação; a língua não é só um instrumento funcional, mas também uma forma de comportamento social e através das atividades teatrais o aluno desenvolve as suas habilidades comunicativas, aproximando-se mais das situações comunicativas que se produzem fora da sala de aula. Em segundo lugar, podemos considerar as atividades teatrais como atividade, o que supõe recrear na sala de aula qualquer situação real que requer o uso da língua. Os jogos teatrais favorecem o desenvolvimento e a ativação de estratégias de comunicação; possibilita o trabalho em grupo mediante a cooperação e interação dos alunos favorecendo a aprendizagem e aquisição da língua meta experimentando, comunicando, cooperando, negociando, participando e analisando as situações que se propõem, as personagens que intervêm. Deste modo, o aluno sente-se mais motivado e mais ativo na aprendizagem e nas atividades da sala de aula. A oralidade na aprendizagem de uma língua é muito importante. Apesar dos esforços dos professores de ELE para melhorar a expressão oral dos alunos, as dificuldades continuam. Muitos dos nossos alunos não conseguem expressar-se corretamente em espanhol língua estrangeira. O principal objetivo deste trabalho é tentar mostrar as causas dessas dificuldades.
id RCAP_cf716ad134888624fad3f876fb1d06ef
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6652
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O teatro como prática comunicativa na aula ELELíngua espanholaEnsino/aprendizagemTeatroComunicaçãoCom o presente trabalho pretendo demonstrar que as atividades de interação social são fundamentais no momento de preparar e apresentar uma atividade para a aula ELE. Assim, penso que o teatro na sala de aula é um meio ideal, onde encontramos dois aspetos. Em primeiro lugar, o teatro é essencialmente interação; a língua não é só um instrumento funcional, mas também uma forma de comportamento social e através das atividades teatrais o aluno desenvolve as suas habilidades comunicativas, aproximando-se mais das situações comunicativas que se produzem fora da sala de aula. Em segundo lugar, podemos considerar as atividades teatrais como atividade, o que supõe recrear na sala de aula qualquer situação real que requer o uso da língua. Os jogos teatrais favorecem o desenvolvimento e a ativação de estratégias de comunicação; possibilita o trabalho em grupo mediante a cooperação e interação dos alunos favorecendo a aprendizagem e aquisição da língua meta experimentando, comunicando, cooperando, negociando, participando e analisando as situações que se propõem, as personagens que intervêm. Deste modo, o aluno sente-se mais motivado e mais ativo na aprendizagem e nas atividades da sala de aula. A oralidade na aprendizagem de uma língua é muito importante. Apesar dos esforços dos professores de ELE para melhorar a expressão oral dos alunos, as dificuldades continuam. Muitos dos nossos alunos não conseguem expressar-se corretamente em espanhol língua estrangeira. O principal objetivo deste trabalho é tentar mostrar as causas dessas dificuldades.With this paper I pretend to show that social interaction activities and are fundamental when it comes to prepare and present an activity for a SFL (Spanish Foreign Language) class. So I think theater in the classroom is an ideal medium, where we find these two aspects. First, theater is mainly interaction; language isn’t just a functional instrument, but also a form of social behavior and through theatrical activities the students develop their communication skills, getting closer to communicative situations that occur outside the classroom. Second, we can consider the theatrical activities as activity, which presumes recreating in the classroom any real situation that requires the use of language. Theatrical games favor the development and activation of communication strategies; enable teamwork through cooperation and interaction of students favoring learning and acquisition of the target language experimenting, communicating, cooperating, negotiating, sharing and analyzing situations that are proposed, the characters involved. Thus, students feel more motivated and more active in learning and in classroom. Oral language in learning a language is very important. Despite the efforts of SFL teachers to improve students' oral expression, difficulties remain. Many of our students cannot express themselves properly in Spanish as a foreign language. Therefore, the main objective of this paper is to try showing the causes of these difficulties.2016-10-19T09:45:07Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6652pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Sara Cristina Oliveirareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:49:40Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6652Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:54.920Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O teatro como prática comunicativa na aula ELE
title O teatro como prática comunicativa na aula ELE
spellingShingle O teatro como prática comunicativa na aula ELE
Martins, Sara Cristina Oliveira
Língua espanhola
Ensino/aprendizagem
Teatro
Comunicação
title_short O teatro como prática comunicativa na aula ELE
title_full O teatro como prática comunicativa na aula ELE
title_fullStr O teatro como prática comunicativa na aula ELE
title_full_unstemmed O teatro como prática comunicativa na aula ELE
title_sort O teatro como prática comunicativa na aula ELE
author Martins, Sara Cristina Oliveira
author_facet Martins, Sara Cristina Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Sara Cristina Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Língua espanhola
Ensino/aprendizagem
Teatro
Comunicação
topic Língua espanhola
Ensino/aprendizagem
Teatro
Comunicação
description Com o presente trabalho pretendo demonstrar que as atividades de interação social são fundamentais no momento de preparar e apresentar uma atividade para a aula ELE. Assim, penso que o teatro na sala de aula é um meio ideal, onde encontramos dois aspetos. Em primeiro lugar, o teatro é essencialmente interação; a língua não é só um instrumento funcional, mas também uma forma de comportamento social e através das atividades teatrais o aluno desenvolve as suas habilidades comunicativas, aproximando-se mais das situações comunicativas que se produzem fora da sala de aula. Em segundo lugar, podemos considerar as atividades teatrais como atividade, o que supõe recrear na sala de aula qualquer situação real que requer o uso da língua. Os jogos teatrais favorecem o desenvolvimento e a ativação de estratégias de comunicação; possibilita o trabalho em grupo mediante a cooperação e interação dos alunos favorecendo a aprendizagem e aquisição da língua meta experimentando, comunicando, cooperando, negociando, participando e analisando as situações que se propõem, as personagens que intervêm. Deste modo, o aluno sente-se mais motivado e mais ativo na aprendizagem e nas atividades da sala de aula. A oralidade na aprendizagem de uma língua é muito importante. Apesar dos esforços dos professores de ELE para melhorar a expressão oral dos alunos, as dificuldades continuam. Muitos dos nossos alunos não conseguem expressar-se corretamente em espanhol língua estrangeira. O principal objetivo deste trabalho é tentar mostrar as causas dessas dificuldades.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2016-10-19T09:45:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6652
url http://hdl.handle.net/10348/6652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137135980183552