The Quiet American : um filme, uma leitura da história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Constança Augusta da Silva
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/539
Resumo: Dissertação de Mestrado em Estudos Americanos apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_cf80d4c20f25a6af8dc877b52cdbf703
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/539
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling The Quiet American : um filme, uma leitura da históriaAmerican cultureCultura americanaSociedadeCinemaGuerraAmerican literatureSocietyWarVietnamDissertação de Mestrado em Estudos Americanos apresentada à Universidade AbertaResumo - Hoje em dia, o grande público tem um acesso mais imediato à História através dos filmes do que pela via da leitura e do ensino. Com efeito, o cinema converteu-se em arquivo vivo das formas do passado ou, devido à sua função social, num agudo testemunho do seu tempo e em material imprescindível para o historiador. O século passado revelou-se profícuo em conflitos bélicos, um pouco por toda a parte e os Estados Unidos não foram excepção. No espaço de uma só geração, o país participou na Segunda Guerra Mundial, atravessou meia década de crises no cenário político da Guerra Fria, participando na Guerra da Coreia e envolvendo-se no Vietname. Mas, este pequeno país no sudeste asiático impôs uma derrota intolerável, apesar da colossal desproporção de forças, primeiro face ao colonialismo francês e, posteriormente, ao imperialismo norte-americano, na luta pela sua autodeterminação e soberania. Após um silêncio pesado que se fez sentir a partir de 1973, mais precisamente desde a retirada do Vietname, as experiências traumáticas subjacentes a esta guerra surgiram no cenário cinematográfico, no final da década, com o intuito de auxiliar a sociedade americana a fazer a catarse da guerra e a cicatrizar as feridas. Nos anos de 1980, a realização de representações fílmicas sobre este conflito prosseguiu, ajudando a recuperar a confiança do país e dos seus militares, criando as condições que permitissem uma maior aceitação por parte da opinião pública, das intervenções americanas no exterior. Tendo em mente que o cinema é um testemunho da sociedade que o produziu e, portanto, uma fonte documental para a ciência histórica por excelência, esta dissertação pretende fazer uma análise histórica, política e ideológica do envolvimento americano no sudeste asiático, tendo como referente a obra cinematográfica de Phillip Noyce, The Quiet American, baseada na obra homónima de Graham GreeneRésumé - De nos jours, le public a un plus grand accès à l’Histoire à travers les films qu’a travers la lecture et l’enseignement. En effet, le cinéma s’est transformé dans les archives du passé et dû à sa fonction sociale, un témoin de notre temps et un instrument indispensable pour l’historien. Le vingtième siècle a été fécond en conflits et les Etats-Unis n’ont pas été une exception. Une génération entière du pays a participé dans la Seconde Guerre Mondiale, est passée par les crises de la Guerre Froide, a participé dans la Guerre de Corée et du Vietnam. Mais ce dernier petit pays asiatique a imposé, dans sa lutte pour l’autodétermination et souveraineté, malgré le nombre inférieur d’effectifs, une défaite intolérable, d’abord au colonialisme français et ensuite, face à l’impérialisme américain. Après un lourd silence senti à partir de 1973, surtout après la retrait du Vietnam, les expériences traumatiques de cette guerre ont surgi dans le milieu cinématographique à la fin des années 70, ayant pour but aider la société américaine a faire la catharsis de la guerre et cicatriser ses blessures. Dans les années 1980, la réalisation de films sur ce conflit a continue, aidant à récupérer la confiance du pays et de ses militaires, créant ainsi les conditions qui permettaient à l’opinion publique d’accepter les interventions américaines à l’extérieur du pays. Etant donné que le cinéma est un témoin de la société et, donc, une source de documentation pour la science historique, cette dissertation prétend faire une analyse historique, politique et idéologique sur l’engagement américain dans le sud-est asiatique, ayant comme référence l’oeuvre cinématographique de Phillip Noyce, The Quiet American, à partir de l’oeuvre homonyme de Graham GreeneAbstract - Nowadays the public has a more immediate access to History through films than through reading or teaching. As a matter of fact, cinema has become a living archive of the forms of the past or, owing to its social function, an acute testimony of its time and indispensable material to the historian. The last century has revealed prolific in wars all over the world and the United States was not an exception. Within a generation, the country participated in the Second World War, passed through half a decade of crisis in the political scenery of the Cold War, participating in the Korea War and involving itself in the Vietnam. But this small country in Southeast Asia inflicted an unbearable defeat, despite the huge disproportion of forces, firstly facing the French colonialism and later before the North-American imperialism, in the fight for its self-determination and sovereignty. After a heavy silence that was felt since 1973, more precisely since the withdrawal of the Vietnam, the traumatic experiences underlying this war came out in the filmic scenery, in the end of the decade, with the purpose of helping American society to make the catharsis of the war and to heal its wounds. In the 1980s, the production of films about this conflict went on, helping to recover the confidence of the country and of its soldiers, creating the conditions that might allow a greater acceptance by public opinion of American interventions abroad. Bearing in mind that the cinema is a testimony of society that produced it and therefore a documental source for the historical science, this dissertation intends to make a historical, political and ideological analysis of the American involvement in Southeast Asia having as object the film by Phillip Noyce, The Quiet American, based on the homonym work by Graham GreeneMarques, Maria do CéuRepositório AbertoCoelho, Constança Augusta da Silva2009-01-26T16:10:05Z200620062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1312298 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/539porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:13:08Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/539Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:54.300140Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv The Quiet American : um filme, uma leitura da história
title The Quiet American : um filme, uma leitura da história
spellingShingle The Quiet American : um filme, uma leitura da história
Coelho, Constança Augusta da Silva
American culture
Cultura americana
Sociedade
Cinema
Guerra
American literature
Society
War
Vietnam
title_short The Quiet American : um filme, uma leitura da história
title_full The Quiet American : um filme, uma leitura da história
title_fullStr The Quiet American : um filme, uma leitura da história
title_full_unstemmed The Quiet American : um filme, uma leitura da história
title_sort The Quiet American : um filme, uma leitura da história
author Coelho, Constança Augusta da Silva
author_facet Coelho, Constança Augusta da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Maria do Céu
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Constança Augusta da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv American culture
Cultura americana
Sociedade
Cinema
Guerra
American literature
Society
War
Vietnam
topic American culture
Cultura americana
Sociedade
Cinema
Guerra
American literature
Society
War
Vietnam
description Dissertação de Mestrado em Estudos Americanos apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006
2006-01-01T00:00:00Z
2009-01-26T16:10:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/539
url http://hdl.handle.net/10400.2/539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1312298 bytes
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134995766312960